A 39ª edição do CIOSP já tem data marcada. Entre os dias 29 de Junho a 02 de Julho de 2022, de 10h da manhã até às 20h da noite, vai acontecer o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo e você não pode ficar de fora.

A última edição aconteceu online, o que aumenta ainda mais a ansiedade para um reencontro empolgante e emocionante dos profissionais de Odontologia, dessa vez, de forma presencial. 

As inscrições para o evento já começaram e a expectativa é de que o público seja ainda maior neste ano. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse encontro histórico da área odontológica?

O que é o CIOSP?

Você já deve saber que o CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo) é considerado um dos maiores e mais respeitados eventos odontológicos da América Latina. O encontro é organizado pela APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) e, a cada ano, supera o número de visitantes e expositores, gerando um alcance com visibilidade internacional.

O congresso já faz parte do calendário de eventos odontológicos do estado sendo realizado há mais de 60 anos, sempre no começo do ano, inovando como o primeiro acontecimento de grande porte da área odontológica.

O CIOSP reúne e apresenta aos seus visitantes tudo que há de mais moderno no vasto campo da Odontologia, incluindo medidas de aperfeiçoamento profissional, capacitações e acesso aos produtos inovadores da área.

Em 2022, a feira será realizada no Complexo de Eventos Anhembi, diferente das edições anteriores que sempre aconteceram no Expo Center Norte.

Durante os quatro dias de feira, o profissional e estudante de Odontologia terão à disposição um catálogo recheado de atividades, tais como:

  • fóruns de discussões;
  • palestras com profissionais e cientistas renomados;
  • apresentação de trabalhos, seminários e estudos científicos;
  • exposição e demonstração de produtos de saúde bucal;
  • stands de grandes marcas da área odontológica;
  • cursos, workshops e muito mais.

Grade científica do CIOSP: como funciona

A grade científica do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo é uma das mais aguardadas e se baseia em três princípios básicos:

  1. Apresentar inovações tecnológicas que auxiliem o cirurgião-dentista a desenvolver seu trabalho com qualidade, especialmente, por meio de um diagnóstico preciso;
  2. Pensar e expor estratégias educativas e de conscientização para que o profissional perceba e explore o vasto campo de atuação acessível para ele e para o seu trabalho;
  3. Reproduzir o que foi estudado e produzido em laboratório em ações práticas para a melhoria do trabalho do cirurgião-dentista, impactando também no bem-estar da comunidade em geral.

Entre os temas deste ano, pode-se destacar: estética, dentística, prótese sobre implante, toxina botulínica e preenchimento facial, inovações tecnológicas na Odontologia Digital, Odontologia Intrauterina, diagnóstico bucal, Odontologia Hospitalar, gestão e marketing, terapias integrativas, programação para ASB/TSB e muitos outros conteúdos que estão em alta em cada especialidade.

Odonto em Pauta

As palestras acontecem no auditório e é preciso se antecipar para garantir os ingressos, que sempre acabam muito rápido.

Como participar

O congresso de Odontologia é aberto ao público em geral, entretanto, existem algumas regras específicas em relação ao credenciamento. 

Quem é estudante ou profissional de Odontologia, tem entrada gratuita. Basta apresentar um documento que comprove o vínculo de atuação ou estudo na área para receber o ingresso e o crachá de identificação.

Já para o público em geral, empresários e comerciantes que tenham interesse em fazer parte do encontro, a orientação é fazer a inscrição, pagar o valor da taxa e, no dia do evento, retirar o seu crachá.

Área expositiva do congresso odontológico

Na sua atual edição, a feira odontológica vai contar com mais de 200 empresas nacionais e mais de 100 empresas internacionais para a apresentação de seus produtos relacionados à saúde bucal.

É destas empresas a responsabilidade de apresentar ao público todas as novidades do setor odontológico no que diz respeito às inovações de produtos, equipamentos e objetos de trabalho, além de técnicas e procedimentos recentemente desenvolvidos.

Entre alguns expositores confirmados, estão:

Dental Speed no CIOSP 2022

Em 2022 a Dental Speed estará presente no evento com as marcas Colgate e Septodont, em seus respectivos stands. Aproveite para conhecer os espaços exclusivos, adquirir produtos em oferta e ficar por dentro das novidades e lançamentos da indústria.

Já no site dentalspeed.com, durante os dias de evento, você poderá aproveitar todas as ofertas imperdíveis do CIOSP, brindes exclusivos e entrega rápida em todo o Brasil.

Algumas inovações que já foram apresentadas

O CIOSP já foi palco de grandes encontros e muitas inovações odontológicas. Dentre elas, podemos destacar:

Encontro Nacional dos Coordenadores do Ministério da Saúde e do Projeto Saúde Coletiva, que teve a finalidade de discutir ações de saúde bucal em todo o país. A reunião aconteceu no 37° CIOSP, em 2019.

No 33° CIOSP, também foram apresentadas as pesquisas da USP (Universidade de São Paulo) na área odontológica com a exposição do novo raio-x digital, uma alternativa às radiografias convencionais.

No 36° CIOSP, foram apresentados equipamentos específicos para a realização de um procedimento que tem crescido muito nos consultórios odontológicos: a harmonização orofacial, nome mais conhecido da especialidade estética orofacial.

No 38° congresso, tivemos diversas inovações muito interessantes como o scanner intraoral portátil, uma ferramenta pensada para facilitar a rotina do dentista durante a captura de imagens da cavidade bucal, de forma digital, aumentando a precisão do diagnóstico e orientando o tratamento mais adequado.

Além disso, temos as aulas hands-on, que se destacam no CIOSP e sempre são muito concorridas. São atividades práticas demonstrativas e guiadas por profissionais experientes e renomados em seus campos de atuação.

Sem dúvidas, uma oportunidade única para jovens cirurgiões-dentistas e estudantes que precisam se familiarizar e ver de perto a realização de vários tipos de procedimentos odontológicos.

Cuidados contra COVID-19

O CIOSP seguirá as medidas de segurança informadas pelo Governo de São Paulo, desta forma, não será obrigatório apresentar comprovante de vacinação.

Em todo o evento, estarão distribuídos totens e/ou frascos com álcool em gel 70º. No site, a organização do evento ainda reforça a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados.

Criançódromo não estará disponível

Ainda pensando no bem-estar das crianças, e em decorrência do aumento de casos de gripes diversas, os pequenos não poderão frequentar a feira. O congresso também não disponibilizará, nesta edição, o criançódromo. 

O criançódromo foi um espaço pensado e desenvolvido para receber crianças que acompanham seus pais ou responsáveis durante o evento, onde elas poderiam se divertir em segurança enquanto os congressistas realizavam as suas atividades.

Entretanto, para garantir maior segurança para todos, o espaço voltado para o público infantil não existirá neste ano e os pais ou responsáveis não poderão levar seus filhos como acompanhantes.

Se você é cirurgião-dentista, a sua participação no CIOSP 2022 é de extrema importância para o seu crescimento profissional. 

Uma das razões é a grande carga de conhecimento em diversos segmentos, de forma prática e teórica, à qual você terá acesso. Com isso, você estará atualizado e bem informado sobre todas as novidades que surgiram no seu campo de atuação.

Além disso, você poderá formar excelentes parcerias com outros profissionais e empresários do ramo. O CIOSP é uma excelente maneira de estimular e garantir um bom networking, fundamental para a evolução e viabilização de empreendimentos odontológicos.

Então, prepare-se. Separe uma bolsa para acomodar todos os brindes, distribuídos que, aliás, são muitos. Escolha roupas confortáveis e não se esqueça do casaco. 

Agora é com você. Faça a sua inscrição, garanta a sua gratuidade e prepare-se para essa imersão que, com certeza, só trará benefícios para o seu ofício e, consequentemente, para seus pacientes.

Editora e Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Design Industrial pela UNIVILLE, com especialização pela ESPM. Analista de Produção de Conteúdo, Social Media com foco em conteúdo na área odontológica desde 2015.
Isabelle Buzzi

Education Template