Como iniciar carreira científica em Odontologia?

Universitários

A pesquisa científica na Odontologia é uma ramo de suma importância para a profissão, pois é através das mais diversas pesquisas que os avanços vão acontecendo. Avanços estes tanto para procedimentos e técnicas inovadoras, quanto para produtos e materiais cada vez mais duradouros e biocompatíveis.

Muitos graduandos e profissionais se interessam pela carreira na ciência e docência, no entanto, se sentem perdidos ou simplesmente não sabem como chegar lá. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você!

 

Por onde começar

Logo, se você que está na graduação já se interessa pela área de pesquisa científica, é importante que comece a buscar trabalhos e projetos voltados para isso. Existem alguns meios de iniciar essas atividades, que são através de grupos de pesquisa, iniciação científica ou até mesmo desenvolver trabalhos de pesquisa com seu professor-orientador por conta própria.

Nesse sentido, o importante é que você busque e execute a pesquisa, independente do meio que irá realizar. Tenha em mente que pesquisador não é somente aquele que está num laboratório fazendo experimentos.

Igualmente, existem diversos trabalhos de pesquisa que podem ser executado durante a graduação e que são acessíveis a você, como:

  • Relatos de caso;
  • Estudos in vitro;
  • Revisão de literatura;
  • Estudos clínicos;
  • Revisões sistemáticas;
  • Estudos observacionais;
  • etc.

Defina uma linha de pesquisa

A linha de pesquisa é basicamente a área que você irá pesquisar. Existem diversas áreas/linhas, e é importante identificar qual você se identifica mais. Por exemplo: preste atenção nas disciplinas que mais te despertam interesse e que você mais gosta, e comece a fazer trabalhos voltados para essas disciplinas.

Imagem de amostras

Procure por um professor-orientador

É indispensável ter um professor te auxiliando no trabalho que você deseja fazer. Ele te ajudará a analisar alguns pontos importantes, como: qual será o tipo de pesquisa? Qual será o tema? Esse trabalho é viável de ser realizado? Se for o caso, teremos equipamentos necessários? Temos tempo? Qual será o custo caso seja necessário comprar materiais?

Além disso, ele te dará todo o suporte quando você precisar de ajuda. Preferencialmente, procure um professor-orientador da área na qual você deseja realizar seu trabalho. Por exemplo: se você deseja realizar um trabalho de pesquisa na área de Dentística, procure um professor desta disciplina.

Por fim, é importante ter em mente que você precisa ir atrás destas atividades por conta própria, pois dificilmente um professor irá te oferecer um trabalho de pesquisa. Desta forma é necessário que você demonstre interesse por essa área e questione se existe algum trabalho que você possa realizar.

Não tenha receio! Pergunte, vá atrás do que você quer. Professores gostam e apoiam alunos interessados.

 

Banner falando sobre embaixadores