Página Inicial Odontologia Digital Como utilizar tecnologia e inovação no consultório odontológico 
Odontologia Digital

Como utilizar tecnologia e inovação no consultório odontológico 

O que é prontuário digital e para que serve

A Tecnologia está revolucionando a Odontologia. Por meio dos novos recursos tecnológicos, o dentista, além de otimizar os processos de gestão do consultório, pode oferecer tratamentos inovadores à seus pacientes.

Qual a importância da tecnologia na Odontologia?

Para muitos pacientes, o atendimento odontológico é sinônimo de dor e desconforto.

O uso de tecnologia no consultório apresenta os seguintes benefícios:

  • Menor tempo de atendimento clínico;
  • Maior previsibilidade dos resultados;
  • Tratamentos menos invasivos;
  • Conforto durante o tratamento.

Para o dentista, o uso de recursos tecnológicos agilizam a rotina, tornam o atendimento clínico confortável e ergonômico, além de oferecer tratamentos inovadores o com maior previsibilidade.

Neste artigo vamos descrever algumas das tecnologias disponíveis no mercado odontológico e seus benefícios para o profissional e para o paciente.

Prontuários Digitais e o Armazenamento de Informações

A nova geração de programas e softwares odontológicos permitem atualizações rápidas, e o contribui para o avanço no atendimento odontológico, auxiliando no planejamento, execução e organização das informações, atendimentos e serviços prestados.

O prontuário odontológico, é um documento que deve ser estruturado e arquivado, sendo indispensável para a garantia do tratamento, tanto para o profissional quanto para o paciente.

Este prontuário pode ser feito por meio de softwares de gestão de consultório, em uma rotina que começa no cadastro, contendo as seguintes informações:

  • Dados pessoais e endereço;
  • Formas de pagamento;
  • Contrato;
  • Anamnese;
  • Exame clínico;
  • Relatório Clínico;
  • Autorização do tratamento;
  • Solicitação de exames e encaminhamentos;
  • Prescrição de medicamentos;
  • Recomendações;
  • Atestados;
  • Autorização do uso de imagem.

Além da sua importância na clínica odontológica, o prontuário odontológico digital pode ser usado com a finalidade jurídica, pericial e na identificação odontolegal.

Simples Dental software odontológico

Profilaxia moderna com AIRFLOW® Prophylaxis Master

As novas tecnologias também possibilitam a execução de procedimentos clínicos de alta performance, elevando tratamentos comuns da rotina do consultório a outro patamar.  

No caso da profilaxia profissional, o método tradicional consiste no uso de instrumentos e produtos abrasivos que podem tornar o procedimento desagradável para a grande maioria dos pacientes.

Em busca de procedimentos tecnológicos, seguros e minimamente invasivos, a marca europeia EMS – líder em profilaxia dental profissional – traz uma solução inovadora para limpeza e profilaxia odontológica: o Protocolo GBT (Guide Biofilm Therapy) com AIRFLOW® Prophylaxis Master.

Airflow - Tecnologia na odontologia
AIRFLOW® Prophylaxis Master da EMS

O novo método é uma solução sistemática e previsível para o controle do biofilme dental na profilaxia profissional utilizando tecnologias de ponta e comprovação científica, desenvolvido por pesquisadores, atua na remoção de biofilme, manchas e cálculos e na manutenção de  e aparelhos ortodontia . 

Promove uma profilaxia rápida, sem dor e que possibilita um tratamento orientado, contribuindo para a experiência do paciente em consultório e estimulando os cuidados com a higiene oral. 

Assim, o protocolo GBT promove um tratamento mais eficiente e confortável.

Assista ao protocolo de 8 (oito) passos feito com o AIRFLOW® Prophylaxis Master no vídeo:

Diagnóstico por imagem digital

A radiografia digital é uma tecnologia que chegou para facilitar a vida do Dentista.  

O planejamento e diagnóstico, ficaram mais práticos e eficientes, sem contar a qualidade da imagem e a rapidez do diagnóstico. 

Hoje os dentistas podem utilizar o raio x digital odontológico e a tomografia digital odontológica para realizar diagnósticos precisos e compartilhar as imagens digitalizadas com outros profissionais para obterem opiniões e discutirem os casos. 

Conheça alguns equipamentos para raio x

O raio-x panorâmico odontológico é um equipamento altamente tecnológico, compacto, de fácil instalação e uso. Além de entregar diagnósticos rápidos e precisos, oferece uma variedade de exames, como: panorâmico, seios maxilares, junta temporomandibular, mordida, frontal, entre outros.  

O raio-x portátil odontológico é um equipamento que, combinado com o sensor digital, capta a imagem e envia os dados direto para o computador, permitindo a ampliação da radiografia digital, facilitando a visualização do dentista e a comunicação com o paciente. Vale lembrar que o raio-x portátil também pode ser usado com filmes radiográficos.  

O sensor digital é comercializado à parte, pode ser combinado com outros equipamentos de raio-x digitais e é encontrado em dois tamanhos, de acordo com a necessidade do consultório. 

A utilização de equipamentos de imagem digital oferece mais segurança para os pacientes e para os profissionais, devido a diminuição do tempo de exposição e das doses de radiação 

Scanner Intraoral

Por meio de uma leitura óptica combinada a um escaneamento que capta imagens tridimensionais (3D), o scanner intraoral é indicado para uso em diversas especialidades como periodontia, prótese, implantodontia ,ortodontia, odontopediatria, entre outras.

O scanner, por exemplo, pode ser utilizado para reproduzir a imagem da arcada dentária, substituindo o procedimento de moldagem.

O escaneamento é indicado para planejamento de guias cirúrgicos, alinhadores ortodônticos, coroas, facetas, reabilitação oral, planejamento virtual de cirurgias e simulação de movimentação dentária, entre outras indicações clínicas.

Alem disso, é uma excelente ferramenta para auxiliar o dentista no diagnóstico, planejamento e no tratamento odontológico.

O grande diferencial do scanner é a reprodução de imagens em alta resolução em formato tridimensional. A imagem é exibida em uma tela com alta resolução, permitindo que o dentista observe todos os detalhes com precisão.

Tecnologia CAD/CAM

O CAD CAM na Odontologia é um item complementar ao escaneamento intraoral.

O scanner possui um software que cria e organiza as imagens em formato tridimensional, gerando um arquivo que irá possibilitar o planejamento do caso e a impressão 3D.

A tecnologia CAD/CAM viabiliza a criação computadorizada de réplicas 3D, por meio da fresadora ou impressora 3D.

Em inglês, CAD, significa computer-aided design ou desenho assistido por computador e CAM, significa computer-aided manufacturing  ou manufatura assistida por computador. 

A tecnologia é utilizada para criar moldes e impressões em três dimensões, eliminando o uso de gesso para confecção dos modelos. Por meio dos equipamentos, é possível imprimir, por exemplo, alinhadores ortodônticos, placas para bruxismo, protetores bucais e peças protéticas para restaurações indiretas, entre outras.

Em relação ao material odontológico, a impressão 3D pode ser realizada utilizando os seguintes materiais: zircônia, cerâmica feldspática, dissilicato de lítio, PMMA e atualmente fibra de vidro para confecções de núcleos anatômicos e estéticos.

Os benefícios do software CAD na odontologia são o aumento da produtividade, realização de casos complexos e diminuição da possibilidade de falhas na produção das peças

Por que utilizar tecnologia no consultório odontológico’?

Para o dentista, o uso de tecnologia na odontologia visa melhorar e organizar as informações e documentos no consultório e otimizar o atendimento clínico.

Nos sistemas de prontuários digitais, o profissional tem acesso a todos os dados do paciente online, pode realizar o agendamento de forma fácil e, ainda, gerenciar os processos com as operadoras de saúde.

Com o uso de softwares de gestão, fica muito mais fácil administrar o consultório odontológico e acompanhar o histórico do paciente de forma prática e organizada.

O uso de tecnologia proporciona economia de recursos e tempo. 

Além disso, os equipamentos tecnológicos diminuem o tempo de atendimento clínico, oferecem maior ergonomia e biossegurança.

Para o paciente, o uso de tecnologia oferece tratamentos rápidos, confortáveis e menos invasivos, gerando uma experiência positiva para o cliente e auxilia o dentista na captação e fidelização de clientes.

baixe o ebook como aprimorar o seu desempenho na pratica clínica

A Dental Speed também investe em tecnologia e inovação para oferecer os melhores produtos e equipamentos para os profissionais de Odontologia.

Clique aqui e conheça a nossa linha completa de equipamentos para todas as especialidades!


Referências:

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/clinica-clinivile/sorria-para-a-vida/noticia/2023/06/01/tendencias-na-odontologia-uso-de-tecnologias-no-atendimento-odontologico.ghtml

https://fiquepordentro.ensinoeinstein.com/9-novas-tecnologias-a-favor-da-odontologia/

https://blog.angelus.ind.br/tecnologia-e-odontologia/#:~:text=As%20ferramentas%20de%20comunicação%20atuais,que%20já%20frequentam%20seu%20consultório.

https://www.codental.com.br/blog/tecnologia-na-odontologia/#:~:text=Em%20suma%2C%20a%20tecnologia%20está,atrair%20cada%20vez%20mais%20clientes.

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar12
Universitários28

Artigos relacionados

Odontologia Digital

Fluxo digital Chairside: saiba como utilizar no consultório odontológico

Saiba como o fluxo digital Chairside pode otimizar o atendimento odontológico e...

Paciente homem deitado na cadeira odontológica e dentista homem escaneando com um scanner intraoral a arcada dentária deste paciente.
Odontologia Digital

Saiba mais sobre a odontologia digital e como utilizar o fluxo digital no consultório

A tecnologia está cada vez mais presente nos consultórios odontológicos, otimizando o...

desvendando-o-fluxo-digital-na-odontologia
Odontologia Digital

Desvendando o Fluxo Digital na Odontologia

Uma exploração detalhada do Scanner Intraoral: tudo o que você precisa saber...