Saúde Bucal

Campanha “Sorrir Muda Tudo”

Sorrir muda tudo: A importância de campanhas de conscientização

A Saúde Coletiva tem se mostrado como um movimento aglutinador da área da Saúde, tanto durante quanto após a Reforma Sanitária Brasileira (RSB) e após o surgimento do SUS. Trata-se de um campo de conhecimento de natureza interdisciplinar cujas disciplinas básicas são a epidemiologia, o planejamento/administração de saúde e as ciências sociais em saúde.

O objetivo é investigar os determinantes na prevenção de doenças, promoção de saúde e aplicação dos conceitos e técnicas de epidemiologia na consecução desses objetivos.

Nessa análise, é válido ressaltar a importância da realização de campanhas de conscientização, as quais representam ferramentas de cunho social, nas estratégias para a promoção de saúde.

Campanhas de Conscientização

No final de 2019, por exemplo, durante a comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, promovida pela APCD, houve o lançamento da campanha nacional “Sorrir Muda Tudo”, a qual visa conscientizar a população brasileira sobre a importância da saúde bucal e incentivar a visita regular ao Cirurgião-Dentista.

Partindo do princípio de que a boca é a principal porta de entrada para as diversas doenças, como já está cientificamente comprovado. Por exemplo doenças cardíacas, transmissão de vírus, como o Coronavírus (COVID-19), bem como as associadas à arteriosclerose, tumores, entre outras.

É válido lembrar que grande parte da população não tem conhecimento disso, desta forma, o objetivo da campanha é disseminar informações sobre a importância da saúde bucal e da ida frequente ao dentista. A campanha também visa a valorização do profissional, da ciência, do empenho das entidades, das empresas, das indústrias e do setor que faz a roda da Odontologia nacional girar com eficiência para a população ter uma vida realmente saudável.

“Percebemos que era necessário levar a informação da importância da saúde bucal à toda a população, enfatizando que frequentar o cirurgião-dentista periodicamente para manter em dia a saúde da boca e dos dentes traz reflexos diretos na saúde do corpo”, comenta Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO.

Pilares da campanha “Sorrir Muda Tudo”

A campanha está dividida em três pilares principais: engajamento, histórias reais e saúde bucal e sistêmica. A ideia é trazer informações, principalmente pelo Instagram, para a população em geral. Na página @sorrirmudatudo você consegue acompanhar todos os assuntos que estão sendo tratados, como por exemplo, a relação da saúde bucal com o resto do corpo, importância da higiene bucal, dicas de profissionais da saúde e depoimentos de pessoas que apoiam a campanha.

Além disso, devido à pandemia do Covid-19, diversos profissionais estão criando conteúdos de conscientização relacionados a saúde bucal no período de quarentena.  Como exemplos: a importância que os idosos, principal grupo de risco do Covid-19, devem ter relação a saúde bucal neste período. Conteúdos também relacionados ao uso de escovas de dentes e compartilhamento de recipientes para bochecho neste período, entre outros.

A Dental Speed é Patrocinadora Oficial da Campanha “Sorrir Muda Tudo” e apoia tornar a ida ao Dentista uma cultura de prevenção. Para maiores informações acesse o site oficial da campanha.

Publicado por
Erick Queiroz

Graduando em Odontologia pela UFRN, produz conteúdos voltados para acadêmicos e profissionais da Odontologia no perfil @estudantiario.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...

Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

A Saúde Bucal é fundamental para a saúde de todo o corpo...

Saúde Bucal

Profilaxia dentária: a eficácia no controle da placa bacteriana

Saiba como o Clinpro Prophy Paste 3M pode otimizar a profilaxia dentária,...