Página Inicial Gestão e Marketing 5 razões para acompanhar mais de perto o financeiro da sua clínica odontológica
Gestão e Marketing

5 razões para acompanhar mais de perto o financeiro da sua clínica odontológica

Administrar uma clínica odontológica pode ser complicado quando não se tem o conhecimento técnico correto, não é mesmo? Especialmente quando estamos falando de gestão financeira, uma das principais dores dos dentistas que, muitas vezes, precisam deixar de atender seus pacientes para lidar com questões administrativas.

Acredite, isso é mais comum do que você imagina! 

Mas você já parou para pensar em como ter o acompanhamento mais de perto de toda a gestão da sua clínica odontológica pode te ajudar a resolver diversos problemas de uma só vez? 

Além de obter mais lucro, melhorar a gestão e manter a qualidade nos serviços oferecidos, você, dentista, ou o seu administrador, podem respirar com mais tranquilidade se tudo estiver em ordem e até se planejar para melhorar diversos aspectos da clínica!

Pensando nisso, hoje vamos te apresentar 5 razões do porquê administrar o financeiro da sua clínica odontológica pode trazer inúmeros benefícios! Continue acompanhando para entender melhor.

Controle a movimentação financeira da sua clínica odontológica para ganhar mais!

Ter noção de tudo que entra e saí, do fluxo de caixa e da margem de lucro e despesa da sua clínica odontológica é indispensável para ter domínio sobre o negócio. Neste outro conteúdo do nosso blog, preparamos dicas para sua organização financeira ser infalível! 

A seguir, confira 5 razões para não perder esse controle e expandir sua clínica de forma saudável:

Novos investimentos a longo prazo

Com um controle financeiro verdadeiro e eficiente, é possível planejar a curto, médio e longo prazo, já pensando em novos investimentos para sua clínica. Isso porque ter uma boa gestão financeira vai te dar a oportunidade de pensar com clareza nos pontos fracos e fortes do seu negócio. 

Existe alguma especialidade que gostaria de oferecer a mais? Sua clínica odontológica está precisando de novos equipamentos? Ou quem sabe mais cadeiras para atendimentos?

Um erro comum — e grave — que a maioria dos dentistas comete é misturar as contas pessoais e do consultório! Evite fazer essa confusão: a distinção certa deixa tudo separado, organizado e em seu devido lugar. A solução aqui é fazer um pró-labore, com um valor para retirada uma vez por mês.

Com uma gestão financeira bem feita e um planejamento eficiente e estratégico, a sua clínica pode evoluir para o próximo nível!

Maior fluxo de pacientes

Assim como pensar em implementar novos serviços e especialidades é essencial na etapa anterior, aqui, o ideal é atrair novos pacientes para essas demandas. Ou seja, ter uma boa administração do financeiro da sua clínica, aliado a um planejamento de novas ações, também vai trazer novos pacientes a longo prazo. 

Além disso, também é possível pensar em ações de marketing que vão atrair pacientes ou impactar e reimpactar contatos.

Mas lembre-se que isso só será possível se, após realizar toda a gestão financeira, você separar uma parte do dinheiro para ser direcionada a campanhas e atração de público sem prejudicar seus gastos fixos ou flexíveis!

Saber cobrar os inadimplentes também deve constar no seu planejamento. E, apesar de essa ser uma das maiores dores dos dentistas nas clínicas e consultórios, é fácil de identificar quem não pagou e resolver a situação através de uma organização financeira eficiente.

Maior produtividade para sua clínica odontológica

Alinhado a um bom planejamento financeiro, investimentos futuros e novos pacientes, a produtividade da sua clínica odontológica também vai crescer! Afinal, com um controle efetivo, há mais tempo para gerenciar outras partes administrativas da clínica, atender melhor os pacientes e organizar a agenda do dia com mais tranquilidade.

A produtividade está atrelada a otimização de tempo e, com o acompanhamento seguro de uma gestão financeira eficiente, você pode se dedicar mais em outras prioridades na hora de gerir o seu negócio.

Software de gestão para otimizar seu tempo

Você sabia que, aliado a otimização de tempo, ter um software de gestão pode ser muito eficiente para gerir sua clínica odontológica como um todo?

Ao descomplicar a gestão financeira com a ajuda de novas tecnologias, como o Simples Dental, um software de gestão completo que ajuda clínicas e consultórios a crescer, o seu negócio pode ter:

Você sabia que apenas uma parcela dos profissionais utilizam algum tipo de ferramentas online para ajudar na gestão financeira?Além de todos os benefícios e visão de negócio citados acima, com um software de gestão eficiente, você pode sair na frente dos seus concorrentes, tomando melhores decisões — com base na realidade dos dados.

Chega de perder tempo passando horas para calcular a comissão dos funcionários, por exemplo. Com um software de gestão odontológico, você tem as ferramentas necessárias para otimizar seu tempo e oferecer soluções mais simples para a sua clínica na palma da mão.

Construa maior autoridade para seu negócio

Para se destacar no mercado, é preciso ter autoridade. E isso só é possível com organização, planejamento e muita dedicação!

Construir um nome de peso para a clínica odontológica requer qualidade de gestão e posicionamento de mercado. É muito comum que consultórios percam receita por falta de organização e direcionamento. Por isso, saber como administrar traz autoridade e mais reconhecimento e profissionalismo para o negócio!

Um ponto de atenção importante para destacar ainda na construção de autoridade é o relacionamento e a experiência dos pacientes.

Olha só que interessante: boa parte das clínicas odontológicas perdem a oportunidade de crescer e ter uma vida financeira sustentável por não conseguirem fechar orçamentos.

Assim, com um planejamento e uma gestão eficiente, você atinge maior autoridade, faz o seu negócio girar e ainda obtém mais lucro e oferece um serviço de qualidade para os seus pacientes e a sua equipe.

Feito para o seu negócio crescer: conheça o Simples Dental

O Simples Dental é o maior software odontológico da América Latina e possui todas as ferramentas que a sua clínica necessita para crescer. São mais de 60 mil profissionais que já são usuários do software de gestão e utilizam as ferramentas de controle financeiro para gerir melhor a clínica ou consultório.

Conheça mais sobre o Simples Dental, suas funções e descubra o melhor plano para suas necessidades!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...