Septodont, TDV Dental e DLA Pharma: conheça as marcas

Odontologia

A Septodont possui 90 anos de experiência no desenvolvimento e fabricação de produtos odontológicos.

Tendo qualidade e inovação como parte de seu legado, o grupo oferece soluções de alto desempenho, com eficácia comprovada, capazes de superar as expectativas e transformar a experiência clínica dos profissionais de Odontologia

Seu portfólio contempla produtos que atendem inúmeras especialidades odontológicas, incluindo soluções para controle da dor (anestésicos), endodontia, dentística restauradora e mais.

Alto padrão de qualidade

Em virtude do alto padrão estabelecido em suas operações, que atendem as mais rigorosas normas de qualidade nacionais e internacionais, a Septodont comercializa seus produtos em mais de 150 países, nos cinco continentes.

Sendo assim, ao adquirir um produto Septodont, o cirurgião-dentista possui garantia de que ele cumpre requisitos mundiais no que se refere à saúde e segurança.

Principais soluções odontológicas

Além de unidades produtivas na França, América do Norte e Índia, a Septodont possui duas unidades brasileiras: TDV Dental e DLA Pharma.

De anestésicos e agulhas, à materiais obturadores e soluções inovadoras em materiais Biocerâmicos, sua ampla gama de produtos atende diferentes perfis de profissionais e especialidades clínicas.

A seguir confira as principais soluções odontológicas, além de cases que comprovam a alta qualidade, eficácia e tecnologia.

Endodontia

O sucesso do tratamento endodôntico depende de inúmeros fatores, um deles é a qualidade do material obturador.

Pensando nisso, a Septodont desenvolveu um produto que oferece recursos inovadores em Endodontia: o BioRoot™ RCS.

BioRoot™ RCS

A obturação dos canais radiculares é uma etapa muito importante e crítica do tratamento endodôntico.

Desse modo, o BioRoot™ RCS é uma quebra de paradigmas para aqueles profissionais que desejam maior eficiência em seus casos.

Trata-se de um cimento endodôntico bioativo de última geração, desenvolvido com Active Biosilicate Technology, uma tecnologia exclusiva patenteada pela Septodont que tem como resultado um silicato tricálcico de alta pureza.

Dentre as principais características e diferenciais do BioRoot™ RCS estão:

  • Excelente selamento, ao tomar presa se infiltra nos túbulos dentinários vedando completamente o sistema de canais radiculares;
  • Obturação bioativa que estimula regeneração óssea e recuperação periapical;
  • Alto valor de PH (>11) torna o ambiente alcalino, prevenindo o crescimento bacteriano;
  • Fácil manipulação;
  • Alta radiopacidade;

Com BioRoot™ RCS o Endodontista pode realizar tratamentos simples e rápidos, usando a técnica de obturação a frio com cone único.

Fonte imagem: Folheto BioRoot™ RCS disponível em: 
https://www.septodont.com.br/produtos/bioroot-rcs

Caso clínico com BioRoot™ RCS

A eficiência do cimento BioRoot™ RCS pode ser comprovada em diversos casos clínicos, um deles é o caso clínico publicado na Case Studies, revista de casos clínicos da empresa, de autoria do Dr Rocco Zaccone e Dr Patrizio Galeano (Universidade de Roma – Itália).

Relato do caso

Homem de 39 anos foi encaminhado por um colega que não conseguiu remover completamente um pino de fibra de vidro do canal distal e com indicação de retratamento endodôntico nesse dente. (Figura 1)

O pino foi removido, os canais foram desobturados e devidamente preparados e irrigados com hipoclorito e EDTA com agitação ultrassônica. Na obturação dos canais foi realizada técnica a frio com cones de guta percha escolhidos de acordo com o sistema de preparo utilizado e BioRoot RCS. (Figura 2).

Os acompanhamentos foram realizados em 3 meses (Figura 3) e 5 meses (Figura 4) após o término do tratamento evidenciando uma excelente regeneração óssea em pouquíssimo tempo.

Caso clínico disponibilizado por Septodont – TDV – DLA

Biodentine

O Biodentine™ é uma inovação que veio para revolucionar a prática odontológica. Após 10 anos de pesquisa, a Septodont desenvolveu a primeira e única dentina em cápsula do mercado.

Feito à base de Silicato Tricálcico de alta pureza, o material oferece características compatíveis com a dentina humana. Logo, consegue substituir completamente a dentina, tanto na coroa quanto na raiz do dente.

Por ser bioativo e biocompatível, promove a manutenção da vitalidade pulpar em casos de cavidades profundas ou exposição da polpa, evitando assim tratamento endodônticos desnecessários.

Atua, ainda, na Endodontia para selamento de perfurações, tratamento de reabsorções, dentes com rizogênese incompleta, cirurgias apicais, substituindo materiais à base de MTA mas com muito mais resistência, curto tempo de presa (apenas 12 minutos) e fácil manipulação.

Caso clínico com Biodentine™

No caso clínico Biodentine™ Apexogenesis[GW2] , realizado pelo Departamento de Odontopediatria do Hospital Universitário de Gante na Bélgica, um paciente de 10 anos apresentou necrose incipiente no elemento 12, seis meses após trauma e acompanhamento.

Ao realizar abertura endodôntica e irrigação do dente 12 foi detectada a necrose no terço coronal. Optou-se por tratar o caso de forma conservadora, dando máxima oportunidade para Apicigênese (complementação radicular fisiológica).

Sendo assim, Biodentine™ foi colocado em contato com o tecido pulpar vital residual.

Na primeira imagem, é possível observar a radiografia do elemento 12 após inserção de Biodentine™ no terço coronal do canal. O ápice incompleto é claramente perceptível.

Após 9 meses de acompanhamento, por meio de exame radiográfico (imagem 2) é possível identificar a Apicigênese contínua. E a partir de visão clínica vestibular e palatal (imagem a/b), nota-se que o elemento 12 não apresentou nenhuma alteração estética, sendo um material adequado para uso nessa região, por não provocar alteração cromática.

Após 1 ano de tratamento com Biodentine™ o teste de vitalidade do dente 12 permanece positivo.

Cimpat

Cimpat é um restaurador provisório com alta aderência à dentina, dilatando no interior da cavidade e proporcionado excelente vedação hermética.

Pronto para uso e de alta resistência e durabilidade, podendo permanecer por até 3 semanas. 

O produto possui apresentação em duas cores: branco e rosa.

Impressão

A Septodont possui soluções para moldagem, procedimento comum no dia a dia do consultório. Seu alginato Plastalgin, além de impressões precisas, entrega conforto ao paciente. Confira!

Alginato Plastalgin

É um alginato de fácil manipulação e alta resistência à rasgamentos. Em 45 segundos é possível realizar uma mistura sem bolhas de ar, que não vaza na moldeira e proporciona uma excelente umidificação dos tecidos orais.

Plastalgin realiza moldagens de precisão com ótima reprodução em detalhes marginais, podendo ser usado para confecção de:

  • Restaurações provisórias;
  • Modelos de transferência;
  • Estruturas de prótese parcial;
  • Moldes de alta precisão para estudos clínicos;
  • Modelos de ortodontia;
  • Modelos para protetores bucais;
  • Modelos para placas de clareamento e bruxismo.

É um produto altamente versátil, pois se adapta a situações clínicas diversas e pode ser vazado até duas vezes. Além disso, sua consistência e suave sabor de maça verde promovem um procedimento confortável para os pacientes.

Controle da Dor

Sempre aprimorando seus produtos e investindo em soluções que possibilitam redução e controle da dor, a Septodont tornou-se líder mundial em anestésicos locais.

No Brasil, é representada pela DLA Pharma, mantendo o mesmo padrão de qualidade de produção da linha, produzindo anestésicos modernos e seguros amplamente utilizados no Brasil.

Agulha Septoject XL

A Septoject XL é uma agulha descartável inovadora capaz de minimizar o desconforto do paciente durante a administração da solução anestésica.

O produto foi desenvolvido com tubos de aço inoxidável de alto grau cirúrgico, reduzindo o risco de quebra e ruptura durante o processo.

Seu diâmetro interno é 43% maior do que o de uma agulha convencional e sua cânula é siliconizada.

Neste caso, além de tornar a penetração mais suave, reduz a pressão durante a aplicação proporcionando mais conforto ao paciente

Fonte imagem: Folheto Septoject XL disponível em https://www.septodont.com.br/produtos/septoject-xl

A agulha gengival Septoject XL está disponível em diferentes comprimentos e calibres:

  • 30G extra curta: 12mm;
  • 30G curta: 23mm;
  • 27G longa: 30mm;
  • 27G extralonga: 35mm.

Conta ainda com um indicador de bisel, que auxilia o profissional na orientação da agulha.

Prótese

A TDV Dental possui uma ampla linha de resinas acrílicas para confecção de peças e reembasamento. Em seu portfólio é possível encontrar uma ampla variedade de modelos que atendem diferentes necessidade em prótese.

Resina Auto

Auto é uma resina acrílica autopolimerizável para confecção de diversas peças protéticas, como próteses provisórias, estruturas de guias, moldeiras individuais entre outros. Também pode ser usada em consertos e reembasamento.

Disponível nas versões rosa e incolor – e líquida, é um produto de qualidade elevada que atende todas as exigências da ISO 20795-1.

Resina Orto

Orto é uma resina acrílica autopolimerizável indicada para trabalhos de Ortodontia, como aparelhos ortodônticos, placas de mordida e ortopédicos removíveis.

Usando a técnica pó/líquido é possível aplicar a resina sem necessidade de deslocar grampos e expansores.

Possui uma grande variedade de cores, que se misturadas criam novas matizes para personalização de trabalhos.

Resina Termo

Termo é uma resina acrílica termopolimerizável usada na composição de próteses totais ou parciais.

Está disponível em diversas cores. Conta ainda com opções com veias para uma prótese de aparência mais natural. Pode-se ainda optar pela versão do líquido com ou sem aditivo Crosslink, que garante uma maior resistência à peça.

Resinlay Speed

Resinlay Speed é uma resina acrílica para confecção de coroas provisórias. De polimerização rápida (apenas 8 minutos) conta com pigmento fluorescente que torna a peça mais estética, similar aos dentes naturais.

Suas partículas ultrafinas também contribuem para um melhor acabamento e lisura das coroas e pontes, proporcionado mais conforto aos pacientes.

Resinlay Speed Pattern

A Resina Resinlay Speed Pattern é usada na confecção de esculturas de padrões de fundição.

Com ela é possível produzir núcleos, copings, coroas telescópicas, conectores e ganchos, pontes, dentre outros.

Devido aos baixos escoamento e contração, o material tem fácil aplicação no laboratório. Seu tempo de polimerização é de 5 minutos, para trabalhos com rapidez e precisão.

Resinlay Pattern Photo

A Resinlay Pattern Photo é uma resina acrílica universal indicada para modelagem universal.

Pronta para uso e, por ser fotopolimerizável, é possível ter controle total sobre o tempo de trabalho. Disponível em consistências gel e pasta.

A versão em gel é tixotrópica (não escorre) ideal para locais de difícil acesso, devido à melhor adesão e impressão. A versão pasta possui aspecto de “massinha de modelar” e é indicada para incrementos maiores, pois facilita a escultura e modelagem.

As duas apresentações são compatíveis, permitindo uso em associação. As principais indicações são: união dos transferentes, registro de mordida, Jig de Lucia, cópia do perfil de emergência sobre implantes, entre outros.

Soft Provisório

A resina Soft Provisório é uma resina autopolimerizável para reembasamentos provisórios com até 03 meses de duração em boca.

Usada em reembasamentos especialmente em casos pós cirúrgicos em mucosas sensíveis.

Soft Rebase

A Resina Soft Rebase promove um reembasamento provisório macio de longa duração, protegendo o paciente em áreas sensíveis por até 09 meses.

O reembasamento pode ser feito direto em boca, em uma única consulta. Seu uso em próteses totais concede ao paciente um tempo maior para adaptação.

Cold Liner Reembase

Reembasador Cold Liner Reembase é uma resina autopolimerizável rígida para reembasamento de próteses totais e parciais, fixas ou removíveis, placas para bruxismo e aparelhos ortodônticos.

Pode ser aplicada diretamente em boca, pois polimeriza em temperatura mais baixa (aprox. 37ºC) e não prejudica a mucosa oral.

Isolamento de resina acrílica Isolar 

Produzido à base de alginato, o Isolar tem como função o isolamento de trabalhos protéticos. Secagem rápida e fácil separação da resina são seus principais atributos.

A Septodont está sempre buscando ir além, para isso conta com a colaboração de profissionais de Odontologia de todo o mundo.

Sua prioridade é comprovar, com base em uso clínico, a segurança, performance e eficácia de suas soluções odontológicas.

É grande o investindo em parcerias, estudos científicos e tecnologias, não se limitando apenas ao desenvolvimento de novas soluções, mas também aprimorando os produtos existentes.

Milhares de profissionais ao redor do mundo já utilizam produtos inovadores da Septodont, TDV e DLA Pharma e você também pode ser um deles.

Acesse agora dentalspeed.com e encontre os melhores produtos, com entrega rápida para todo o Brasil e parcelamento facilitado!

Ofertas Campeãs no mês do cliente na Dental Speed

Referências:

SEPTODONT. [S. l.], 27 jul. 2022. Disponível em: https://www.septodont.com.br/.

TDV | Produtos Odontológicos. [S. l.], 27 jul. 2022. Disponível em: https://tdv.com.br/produtos/.

OTIMIZE sua técnica de obturação: como economizar tempo e ser mais eficiente. [S. l.], 27 jul. 2022. Disponível em: https://www.septodont.com.br/sites/br/files/2022-02/Otimize%20sua%20t%C3%A9cnica%20de%20obtura%C3%A7%C3%A3o_0.pdf

Zavattini A, Knight A, Foschi F, Mannocci F. Outcome of Root Canal Treatments Using a New Calcium Silicate Root Canal Sealer: A Non-Randomized Clinical Trial. J Clin Med. 2020 Mar 13;9(3):782. doi: 10.3390/jcm9030782. PMID: 32183124; PMCID: PMC7141324.

Zaccone R, Galeano P. Periapical healing: BioRoot™ RCS Bioactive potential. Septodont Case Studies Collection, ed 20; jul/2020.

Martens L., Cauwels R. Biodentine Apexogenesis. Septodont Case Studies Collection, ed 11; jun/2015.

Texto escrito por Gabrielli Nery Wandscheer e revisado por Rafaella Ronchi Zinelli (CRO-SC 7277)

Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer
Últimos posts por Gabrielli Nery Wandscheer (exibir todos)

Artigos relacionados

Consultório Digital na Odontologia

Consultório Digital na Odontologia

Odontologia Digital
De alguns anos pra cá, muitos consultórios odontológicos vêm digitalizando suas informações. Hoje esse avanço se tornou imprescindível, e um diferencial para as clínicas e consultórios odontológicos, entenda porque.

Education Template