Seladora Odontológica: qual a importância para o consultório

Biossegurança

Existem vários equipamentos e periféricos essenciais para o bom funcionamento de um consultório odontológico. Dentre eles podemos citar a seladora odontológica. 

Embora considerado um equipamento simples, a seladora possui um importante papel nas rotinas de esterilização.  

Sua principal função é selar as embalagens de papel grau cirúrgico, garantindo que a esterilização dos materiais odontológicos seja feita de forma correta. 

Ao longo desta matéria você vai conferir mais informações sobre a seladora odontológica, as opções disponíveis no mercado e como escolher o modelo ideal. Boa leitura! 

Produtos de biossegurança para consultório odontológico na dental speed

Processo de esterilização e o uso de equipamentos 

Quando o assunto é biossegurança, o processo de esterilização é uma das principais atividades realizadas no consultório ou clínica odontológica. 

Ele garante que todos os materiais críticos e semicríticos utilizados durante o atendimento estejam devidamente limpos e esterilizados, livres de microrganismos como vírus, fungos e bactérias. 

Na prática, o processo costuma envolver etapas de limpeza e desinfecção, inspeção visual, embalagem, esterilização e monitoramento de materiais. 

Dessa forma, além da autoclave, aparelho responsável pela etapa de esterilização, também são utilizados outros tipos de equipamentos que facilitam a rotina dos profissionais. 

É o caso de cuba ultrassônica, destilador, mini incubadora e, em especial, a seladora odontológica

Para que serve a seladora na Odontologia?  

Conforme mencionado no tópico anterior, o processo de esterilização envolve diversas etapas, dentre elas está a de embalagem de materiais odontológicos. 

Após serem limpos, desinfectados e inspecionados, os materiais odontológicos devem ser acondicionados em embalagens próprias para esterilização, preferencialmente de papel grau cirúrgico

Na sequência, essas embalagens precisam ser hermeticamente fechadas para serem autoclavadas com segurança. 

No caso de envelopes autosselantes, como o próprio nome sugere, a embalagem é selada sem a necessidade de um equipamento.  

Por outro lado, ao utilizar embalagens tubulares – papel grau cirúrgico em forma de rolo/bobina – a selagem deve ser feita com o auxílio de uma seladora odontológica

Sendo assim, a seladora é um equipamento que realiza a selagem de embalagens de esterilização. 

Você também pode se interessar por:  

Por que usar este equipamento? 

Por atender a todas a recomendações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a seladora odontológica é o equipamento mais indicado para realizar o selamento das embalagens de esterilização. 

O produto, quando utilizado corretamente, garante que os materiais odontológicos permaneçam vedados, íntegros e estéreis dentro da embalagem até a próxima utilização, e assim a cadeia asséptica é mantida. 

Além disso, usar uma seladora odontológica no consultório é uma excelente maneira de otimizar o processo de embalagem, pois ela realiza a selagem de forma rápida, fácil e segura. 

Tipos de seladoras odontológicas 

Existem vários modelos e marcas de seladoras odontológicas disponíveis no mercado. As opções incluem seladoras manuais, automáticas e, ainda, modelos com guilhotina acoplada. 

A seguir, veja as principais diferenças entre esses modelos: 

Seladora Manual 

As seladoras manuais são os modelos mais comuns e também mais utilizados em consultórios odontológicos.  

Por serem compactas, não ocupam tanto espaço na bancada de trabalho e podem ser manuseadas com facilidade.  

Apresentam excelente custo-benefício e são indicadas para consultórios menores, que não possuem uma demanda tão grande de itens para esterilização. 

Algumas das seladoras manuais mais populares entre os dentistas são: 

Seladora Automática 

Para consultórios ou clínicas com alta demanda de materiais para esterilização, as seladoras automáticas são excelentes opções.  

O equipamento facilita e automatiza o processo de embalagem, que precisa ser feito diariamente e em grande escala.  

Alguns modelos oferecem suporte para bobinas de papel grau cirúrgico de diferentes tamanhos, outros possuem controles eletrônicos que permitem ajuste de temperatura. 

Dentre os modelos de seladora automática mais modernos estão: 

eBook de organização e biossegurança no consultório da dental speed

Seladora com Guilhotina 

Outros equipamentos que também merecem destaque pela praticidade que oferecem aos profissionais de Odontologia são as seladoras com guilhotina. 

Esse tipo de seladora apresenta um sistema de corte composto por uma lâmina que fica acoplada ao equipamento. Desse modo, além de selar hermeticamente, ela realiza o corte da embalagem durante o processo, dispensando o uso de tesouras. 

Veja alguns modelos de seladoras manuais com guilhotina que irão otimizar ainda mais as etapas de esterilização de seu consultório ou clínica:  

Como usar a seladora odontológica? 

Usar uma seladora odontológica é uma tarefa simples, mas que exige certa atenção dos profissionais envolvidos.  

O período de aquecimento do equipamento, tempo de selagem e tipos de materiais aceitos, por exemplo, podem variar de acordo com o modelo e marca de seladora.  

Por isso, é fundamental seguir as instruções do fabricante, a fim de evitar erros que prejudiquem o processo de esterilização. 

A selagem de papel grau cirúrgico costuma ser mais rápida. Basicamente, o profissional deve: 

  1. Ligar o equipamento
  1. Aguardar o aquecimento da seladora
  1. Colocar a embalagem sobre a resistência com o lado do plástico voltado para cima; 
  1. Pressionar o braço da seladora e segurar por alguns segundos, sempre respeitando o tempo de selagem indicado pelo fabricante. 

Na selagem de plástico com plástico mais uma etapa é acrescentada ao processo, pois é necessário utilizar fita do tipo Armalon para vedação.  

O passo a passo consiste em: 

  1. Colar a fita Armalon que acompanha o produto na resistência; 
  1. Ligar o equipamento
  1. Aguardar o aquecimento para que a seladora atinja a temperatura ideal; 
  1. Colocar o plástico sobre a resistência e pressionar a seladora durante alguns segundos até concluir a selagem. 

Posso usar outro produto para selar as embalagens? 

Na ausência de uma seladora, é comum a utilização de produtos como chapinha de cabelo, fita zebrada, entre outros, para realizar a selagem de embalagens.  

Contudo, essa prática não é recomendada, pois o risco de falha na vedação da embalagem é alto, permitindo a contaminação dos materiais odontológicos em alguma etapa do processo. 

Usar a seladora odontológica sempre será a melhor opção para garantir a biossegurança durante os atendimentos. 

Como realizar a limpeza da seladora odontológica? 

A limpeza e desinfecção da seladora odontológica devem ser feitas diariamente, com o intuito de manter o equipamento em bom estado de conservação e prolongar sua vida útil. 

Para isso, o primeiro passo é desligar a seladora no botão ON/OFF, desconectar o cabo de alimentação da rede elétrica e aguardar o esfriando total do equipamento

Na sequência, a limpeza pode ser feita com o auxílio de uma esponja tradicional (lava-louças) ou pano úmido e sabão líquido neutro, para remoção da sujidade aparente. 

Para desinfecção, limpe a seladora apenas com um pano umedecido com álcool 70%. Nunca utilize solventes ou desinfetantes corrosivos. 

Além de realizar a limpeza, também é importante verificar periodicamente se há restos de papel preso nas ranhuras das lâminas e removê-los para que não prejudiquem o funcionamento do aparelho. 

Descarte de embalagens de esterilização 

Após o uso, o descarte de embalagens de esterilização é feito em lixo infectante, assim como os demais resíduos odontológicos produzidos no consultório. 

Vale salientar que o reprocessamento de embalagens de papel grau cirúrgico que já foram submetidas a esterilização é contraindicado pela Anvisa. 

E a regra vale até mesmo para embalagens que perderam a validade de esterilização sem que o material tenha sido utilizado. 

Como escolher a seladora odontológica 

Para fazer uma compra assertiva, é importante analisar alguns critérios antes de escolher o modelo ideal de seladora para o seu consultório ou clínica. 

Pra te ajudar, reunimos os principais pontos a serem considerados. Confira: 

Qualidade 

Escolher uma seladora de qualidade é essencial para fazer o seu investimento valer a pena. Por isso, se informe sobre as especificações do produto e priorize equipamentos de marcas já consolidadas no mercado. 

Uma dica é conversar com colegas da área em busca de opiniões sobre modelos de seladora e também buscar o atendimento de especialistas em equipamentos odontológicos. 

Demanda  

O cirurgião-dentista deve escolher o tipo de seladora que mais atende as necessidades de seu consultório, levando em conta a demanda diária de materiais para esterilização. 

Seladoras mais simples são muito úteis em consultórios menores, contudo, para clínicas de grande porte e com alta demanda de embalagem o ideal é investir em um modelo automático que otimize essa tarefa.  

Custo  

O preço de uma seladora odontológica pode variar bastante, principalmente devido às diferentes funcionalidades que cada modelo e marca oferecem. 

Modelos mais simples de seladora podem ser adquiridos por valores a partir de R$299,00.  

Em contrapartida, modelos automáticos mais modernos e com controle de temperatura podem custar até R$2.000,00. 

Garantia e Assistência técnica 

Garantia e assistência técnica também são pontos importantes a serem considerados. 

Antes de comprar a sua seladora, confira se o produto possui garantia de fábrica.  Algumas marcas oferecem até 2 anos de garantia, desde que a instalação seja feita por uma assistência técnica autorizada. 

Verifique também se existe um bom suporte técnico em sua região, para que você não encontre dificuldades caso o equipamento necessite de reparos ao longo do tempo. 

equipamentos para seu consultório odontológico

Já deu para perceber que a seladora é um equipamento que não pode faltar nas rotinas do consultório ou clínica, não é mesmo? 

Em conjunto com outros periféricos, ela desempenha uma função bem importante para a manutenção da biossegurança nos atendimentos odontológicos. 

Agora que você já sabe quais os principais tipos de seladora e o que levar em consideração ao escolher o seu equipamento, aproveite para conferir o portfólio completo de seladoras na Dental Speed. 

Acesse o site, app ou ligue para 0800 701 6870 (ligação gratuita) e adquira seladoras e outros produtos odontológicos com as melhores condições! 

Referências: 

SELADORA ODONTOLÓGICA: QUAL SUA IMPORTÂNCIA NO CONSULTÓRIO? (com Dr. Pedro Albertoni). Youtube: Simpatio Odonto, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zZHeFpjnl4k. Acesso em: 5 out. 2022. 

SELAMENTO das embalagens em esterilização: tome cuidado com isso!. Sispack, [S. l.], p. 1-1, 17 abr. 2020. Disponível em: https://sispack.com.br/selamento-das-embalagens-em-esterilizacao-tome-cuidado-com-isso/. Acesso em: 4 out. 2022. 

CONFIRA aqui a importância da seladora odontológica e os diferentes tipos desse equipamento Simpatio, [S. l.], p. 1-1, 5 maio 2022. Disponível em: https://simpatio.com.br/seladora-odontologica/#tipos-seladora-odontol%C3%B3gica. Acesso em: 5 out. 2022. 

SELADORA odontológica: o que você precisa saber sobre o aparelho. Odonto Equipamentos, [S. l.], p. 1-1, 5 maio 2022. Disponível em: https://blog.odontoequipamentos.com.br/seladora-odontologica-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-aparelho/. Acesso em: 4 out. 2022. 

Revisão técnica: Manoela Kluppel Riekes (CRF-SC 15353) – 18 de outubro de 2022.

Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer
Últimos posts por Gabrielli Nery Wandscheer (exibir todos)

Artigos relacionados

Creme dental: o que o cirurgião-dentista precisa saber

Creme dental: o que o cirurgião-dentista precisa saber

Odontologia
Os cremes dentais, ou pastas de dente, têm desempenhado um papel terapêutico importante na manutenção da saúde bucal dos pacientes. Clique e saiba mais informações sobre o uso de cremes dentais e suas principais indicações. 

Education Template