Página Inicial Biossegurança Scrubs ou pijama cirúrgico: por que usar?
Biossegurança

Scrubs ou pijama cirúrgico: por que usar?

O scrubs – também conhecido como pijama cirúrgico, praticamente mudou a história da Odontologia e de outras áreas da saúde. E vem ganhando crescente popularidade nos consultórios.

Essa vestimenta é muito simples, composta por uma calça com elástico e/ou cordão na cintura e uma camisa. Além de confortável, é muito prática para uso no dia a dia dos consultórios e estabelecimentos de saúde.

Se você ainda não tem um, hoje vamos te explicar porque eles estão sendo os queridinhos e porque usá-los!

Ainda não tenho um scrubs. Por que devo comprar um?

Se você ainda não fez a pergunta “Por que devo comprar um scrubs?”, provavelmente nunca usou um. Isso porque quem usa um pijama cirúrgico pela primeira vez, na certa acaba se perguntando: “Por que não descobri essa maravilha antes?”

Conheça todas as opções de pijamas cirúrgicos para procedimentos odontológicos no site da Dental Speed
Conheça todas as opções de pijamas cirúrgicos para procedimentos odontológicos no site da Dental Speed

Quem já usa pijamas/scrubs, sabe que não há nada mais confortável, prático e seguro para quem atua na saúde. Veja abaixo que as vantagens de ter scrubs e pijamas são várias e, ao fim deste artigo, se você não tem um, com certeza vai querer ter.

As vantagens de usar o Scrubs no seu consultório

Quem começa a usar os scrubs simplesmente não os abandona mais. Eles tem uma lista enorme de benefícios, veja só:

  • maior mobilidade para trabalhar;
  • funcionalidade sem perder o estilo;
  • melhor biossegurança – para você e para seus pacientes;
  • conforto e praticidade; 
  • padronização da equipe de trabalho;
  • ampla gama de cores e estilos;
  • tem bolsos para guardar os itens de uso cotidiano;
  • o tecido é muito macio, seca rápido e não amassa;
  • mantém a temperatura corporal regulada;
  • oferece maior transpiração corporal.
     

Além de todas essas vantagens, ele ainda passa para o seu paciente uma ideia de cuidado especial, higiene, segurança e profissionalismo, dando um “QUÊ” a mais nos atendimentos, sem contar que ajuda a poupar os looks do seu guarda-roupa da rotina puxada do consultório.

Mas, se você é do tipo fashionista que não renuncia o estilo, mesmo usando uniforme, saiba que os scrubs podem ser personalizados de várias formas, vamos falar sobre isso agora.

Scrubs também podem ser fashion! 

Os scrubs podem ser personalizados de muitas formas, agradando tanto quem prefere apostar em detalhes mais ousados, quanto quem prefere maior discrição no dress code.

Ele também deve ser pensado de acordo com a especialidade da Odontologia que se atua, avaliando as características da função de trabalho, ou seja:

  • para dias com atendimentos com menos contato com sangue, podem ser utilizados detalhes no traje;
  • quando houver intervenções cirúrgicas, devido o contato com sangue, é recomendado que o modelo não tenha detalhes;
  • para ambiente hospitalar, devido aos riscos de microrganismos e bactérias, também não é recomendado o uso de detalhes.

Os detalhes nos pijamas cirúrgicos vão desde estampas temáticas nos bolsos (adequadas à função exercida) ou até variação de cores, tecidos e modelos que podem deixar o uniforme mais divertido e também chamar a atenção dos pacientes, o que oferece um diferencial para seu consultório.
 

Apostar na praticidade para trabalhar não impede que o “fashionismo” esteja na sua rotina, pois os scrubs deixaram de ser meros uniformes e passaram a garantir looks lindos para a rotina de trabalho.

Existem no mercado inclusive marcas muito famosas de scrubs:

Duvido você não se apaixonar pelo scrubs de vez!

Scrubs ou pijama cirúrgico e sua popularização na área da saúde 

Conhecidos na medicina como “pijamas hospitalares”, esse EPI (equipamento de proteção individual) tem conquistado cada vez mais a classe odontológica.

Isso porque ele não substitui os aventais ou jalecos, mas sim a roupa pessoal usada por baixo do jaleco

Como os scrubs possuem um design pensado para ser simples, fácil de lavar, com secagem rápida e mais barato do que uma roupa convencional para substituir se danificado ou manchado, ele também tem um mínimo de lugares que possam abrigar contaminantes ocultos.

Por esses motivos ele foi ampliando sua gama de atuação e abrangendo as mais várias áreas que atuam em consultórios, hospitais ou clínicas, sendo inclusive exigido como material obrigatório nas faculdades de Odontologia.

O scrubs e as suas variações de cores

Originalmente, o vestuário das salas de cirurgias eram brancos com o objetivo de enfatizar a limpeza. Porém, a combinação das luzes operacionais muito brilhantes com um ambiente totalmente branco ocasionavam certa tensão ocular para o cirurgião e a equipe de apoio.

Devido a isso, na década de 1950 e 1960, a maioria dos profissionais da saúde abandonaram quase que definitivamente o vestuário de cores brancas da sala de procedimentos, trocando-o por diferentes tons de verde, que proporciona um ambiente de alto contraste e reduzia de forma significativa a fadiga ocular.


Cirurgião dentista usando scrubs coloridos da dental speed

O scrubs como o conhecemos hoje vem desde a década de 1970 – uma camisa de manga curta com gola V e calças de cordão e com um avental de pano amarrado na parte de trás.


Junto com isso, todo um aparato de segurança: gaze ou máscara, pano ou vestido cirúrgico sintético, luvas de látex e sapatos fechados. Este uniforme era originalmente conhecido como “surgical greens” = verde cirúrgico. 

Saiba mais sobre O poder das cores no consultório odontológico

Hoje as cores de scrubs, possuem diferenciações para determinados tipos de uso:
 

  • Os usados em cirurgia são quase sempre de cores sólidas como cinza claro, verde claro, azul claro ou um mesclado de verde-azul. Estes não saem dos hospitais, indo direto para a lavanderia a fim de evitar contaminação;
  • Os de cores diferentes, são direcionados para outros usos nos hospitais ou clínicas, visando diferenciar a equipe de trabalho (radiologista, cirurgiões, emergência, etc);
  • Para quem não atua realizando cirurgias, é possível optar pelo scrub branco, mas lembre-se que essa cor deixa muito mais visível as sujidades, por menores que sejam. É mais difícil de cuidar e isso também deve ser levado em consideração na hora da escolha.

Saiba também sobre A importância das cores na vida pessoal e profissional

Como você viu ele pode abranger muitas funções relacionadas ao meio da saúde, o que aumentou a sua popularidade ao longo das décadas. 

Diferença entre Scrubs e Jaleco

É válido ressaltar que mesmo com a aparência semelhante, os scrubs não substituem o jaleco.

Tanto o jaleco quanto o pijama cirúrgico são peças amplamente utilizadas por profissionais do ramo da saúde, porém cada uma dessas vestimentas tem suas indicações específicas e características próprias. Entenda:

Scrubs

O Scrubs é uma roupa criada inicialmente para uso em salas de cirurgia, mas ganhou espaço e agora é amplamente utilizada até mesmo fora dos centros cirúrgicos. 

Porém vale ressaltar aqui que eles não substituem os jalecos e tampouco os aventais.

Mas, ao contrário do pijama, o jaleco não é indicado para utilização em ambientes cirúrgicos, apenas em atendimentos e na realização de exames não-invasivos.

Saiba mais sobre Jalecos na odontologia: EPI que passou a ser item de moda

Os scrubs vem se tornando praticamente obrigatórios nos consultórios odontológicos, sendo um EPI recomendado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). 

Ao serem realizadas cirurgias odontológicas, esse órgão salienta a importância dos dentistas utilizarem os pijamas cirúrgicos (scrubs), para uma melhor manutenção da higiene e facilitando a movimentação do profissional durante o procedimento. 

Biossegurança no atendimento odontológico 

Biossegurança sempre esteve presente no cotidiano de quem atua com odontologia. Mas após a Pandemia de COVID-19 esses procedimentos de biossegurança precisaram ser revistos e reforçados com medidas adicionais de forma a reduzir ao máximo a transmissão e disseminação de microrganismos durante as atividades dos dentistas.

0806 Banner Consultorios Biosseguros

No quesito higiene e biossegurança, os scrubs são excelentes aliados dos dentistas, devido a facilidade de incorporá-los na rotina de limpeza e higienização do consultório,

Scrubs proporciona higiene dentro e fora do consultório odontológico 

A importância da higiene é algo óbvio em qualquer área, especialmente na saúde bucal. E, além de ser higiênico no seu consultório odontológico, você necessita demonstrar esse cuidado para quem frequenta seu estabelecimento.

O ideal é que seu scrubs fique com o uso restrito ao ambiente de trabalho e no horário do seu expediente, assim você minimiza os riscos de contaminação para si e para os pacientes.

O ideal é que além dos dentistas atuantes na clínica, todos os demais colaboradores da equipe devem seguir as mesmas orientações de uso do scrubs que os cirurgiões-dentistas, já que eles também entram em contato com os pacientes, mesmo que de forma indireta.

Abaixo, selecionamos algumas dicas para promover a higiene com auxílio dos scrubs!

Cuidados ao preparar a sala para o atendimento

Em primeiro lugar, faz-se necessário retirar do consultório tudo o que não for necessário para a realização do atendimento.

Como terá que ser feita a limpeza e desinfecção do consultório antes dos atendimento e entre um paciente e outro, quanto menos objetos mais fácil será esta higienização.

Usar barreiras mecânicas nos equipamentos –  filme de PVC ou sacos plásticos em:

Procure separar antes tudo o que será utilizado no atendimento, para evitar a abertura de gavetas e armários.

Cuidados na preparação do dentista e sua paramentação

Ao chegar na clínica, realize desinfecções dos sapatos (seus e de todos os colaboradores). Para isso opte pela instalação de um tapete desinfetante e bactericida na porta de entrada. Desinfetar também seus pertences, e guardá-los em um local separado, evitando levá-los para a sala de atendimento.

Prenda os cabelos e remova acessórios. Prefira usar roupas leves por baixo dos EPIs, e use e abuse dos scrubs ou pijamas cirúrgicos aqui, já que eles são práticos e facilitam a mobilidade, além de possuírem mangas curtas,  que facilitam a higienização dos punhos.

Antes de começar a atender e entre cada paciente, lave suas mãos e o rosto com água e sabão por no mínimo vinte segundos e evite tocar nos olhos, boca ou nariz sem haver higienizado suas mãos.

Para uma segurança eficaz, conforme orientações do CFO, é necessária a utilização dos seguintes EPIs:

Cuidados ao remover os EPIs

A desparamentação é um momento crítico para o dentista, pois o risco de contaminação é alto então, de preferência, ela deve ser feita fora da área de atendimento e seguindo os passos abaixo:

Saiba mais sobre: Microrganismos como fontes de contaminação no consultório odontológico

  1. retirar a luva de maneira asséptica;
  2. fazer a primeira higienização das mãos com água e sabão;
  3. remover o face shield e óculos de proteção, de trás para frente;
  4. tirar o jaleco ou avental, de trás para frente, puxando pelos ombros;
  5. remover a máscara e o gorro descartável em um único movimento – também de trás para frente;
  6. fazer uma segunda rodada de higiene das mãos, lavando o rosto com água e sabão, observando que seja no mínimo por  vinte segundos.

As máscaras N95 ou PFF2, podem ser usadas de forma estendida, no entanto, o ideal é que também sejam descartadas a cada novo paciente. Já os óculos e face shield precisam ser desinfetados depois da finalização de cada atendimento. 


Faça a troca das luvas para realizar qualquer tipo limpeza e opte por um desinfetante de nível intermediário, como hipoclorito de sódio ou álcool 70º INPM.

Higienização dos Scrubs após os atendimentos

A higienização dos scrubspijamas cirúrgicos, após os atendimentos odontológicos deve ser feita da seguinte forma: 

  • colocar as peças sob imersão com uma solução de hipoclorito de sódio – caso sejam brancos – ou Lysoform® – se forem coloridos
  • após o tempo do molho, faça a lavagem separadamente das outras roupas, utilizando água e sabão. 

Saiba mais sobre Biossegurança: limpeza e desinfecção do ambiente odontológico

Essas precauções devem ser tomadas tanto pela equipe odontológica que trabalha diretamente com o paciente e inclusive pelos pacientes nos casos de procedimentos invasivos.

Agora é o momento de ter um scrubs só seu!

Mas antes, vale consultar as regras da clínica ou consultório onde você trabalha para não ter nenhum tipo de surpresa quanto ao padrão de uniformização.

Tirando isso, os scrubs estão 100% liberados, já que são lindos, duráveis, práticos e confortáveis para trabalhar no consultório odontológico. Com certeza, ao comprar o primeiro, você irá querer investir em vários modelos diferentes para cada dia da semana!

Gostou da dica? Então corre lá no site para garantir seus scrubs clicando aqui.

Para ver mais dicas de moda, clique aqui. 

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Biossegurança

Saiba mais sobre o protocolo de paramentação odontológica e o uso adequado de EPIs

Saiba tudo sobre o protocolo de paramentação odontológica e o uso adequado...

Biossegurança

Saiba mais sobre segurança do trabalho na Odontologia

Os profissionais de saúde, incluindo os Cirurgiões-Dentistas, estão expostos diariamente à riscos...

Biossegurança

A importância do uso de enxaguatórios bucais no dia a dia clínico

Clique e saiba mais sobre a importância do uso de enxaguantes bucais...