Outubro chega e as fitinhas cor-de-rosa tomam conta de todos os lugares. As vezes, ações como essa se tornam comuns e repetitivas até pararmos de dar a atenção merecida. Quem é da área da saúde tem uma responsabilidade dupla nesse caso: o autocuidado com a prevenção pessoal e a tarefa de trazer informação aos pacientes. Existem diversas maneiras de lembrar o paciente sobre o câncer e salvar vidas. Então, separamos aqui 7 dicas para promover a prevenção do câncer, confira:

  1. Primeiramente, é importante você estar informado sobre os sintomas e causas do câncer de boca ou de mama:

  2. Ensine os passos do autoexame no fim das consultas ou envie as instruções via Whatsapp.

    Demonstrar preocupação com a saúde do paciente além dos problemas ou doenças que ele trouxe ao consultório, é um diferencial que nem sempre é levado em consideração. Você pode fornecer esse cuidado através do seu trabalho no dia a dia no fim das consultas ou enviar instruções via Whatsapp ou e-mail. Outra dica legal, é você compartilhar o conteúdo que a Dental Speed produz sobre os temas nas suas redes sociais. Tanto os posts no blog citados acima, quanto os vídeos do youtube ou Instagram.

  3. Sinalize o consultório com instruções

    Nós preparamos um material especial para você imprimir e colocar na decoração do seu consultório. Dica: Você pode colocá-lo no tamanho A3 em uma moldura e guardar para usar nos próximos anos também. Aliás, vale ensinar os passos para o paciente acompanhando as dicas do cartaz quando notar que ele está interessado.

  4. Use a fitinha! Parece clichê, mas qualquer passo é um sinal de cuidado e atenção ao próximo.

    Mão de uma mulher segurando a conscientização do câncer de mama fita rosa. Foto Premium

  5. Decore o consultório na cor do tema!

    Um mundinho cor-de-rosa no seu consultório! Você pode entregar uma flor para as pacientes mulheres no fim da consulta, um simples gesto pode mudar tudo e dessa forma com certeza todos notarão a diferença.

    Resultado de imagem para flores rosa consultórioResultado de imagem para flores rosa consultório

    Resultado de imagem para flores rosa consultório

    Resultado de imagem para flores rosa consultório

  6. Seja adepto ao mês da luva rosa!

    Seja nas luvas, instrumentais ou no jaleco, o que não falta na Odontologia é item rosa! Essa atitude acaba sendo menos perceptiva em profissionais do gênero feminino pelo uso frequente durante o ano e causa maior impacto no gênero masculino, porém é sempre valido para todos!

    Close-up, de, um, odontólogo, desgastar, cor-de-rosa, luvas, segurando, scaler ultrasonic Foto gratuita

  7. Dica Extra:

    Renovar o seu estilo pode ser uma forma de ajudar! Ao transformar o seu cabelo, faça ou incentive a doação de cabelo para a produção de perucas, visto que mulheres em quimioterapia precisam delas! Sem dúvida a recuperação da autoestima é importantíssima para a melhora durante o tratamento.

    Resultado de imagem para corte cabelo outubro rosa

Apoiar e promover a prevenção do câncer é uma maneira de ser ativo na comunidade e exercer a empatia ao próximo. Seja um dentista colaborador nesse Outubro Rosa 🙂

Até a próxima.

Outubro Rosa | 7 dicas para promover a prevenção do câncer | Dental Speed