O Outubro Rosa é internacionalmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama e tem como principal objetivo conscientizar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância do autoexame como forma de prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Dentistas, como profissionais da saúde, possuem uma responsabilidade dupla neste Outubro Rosa, tanto em relação ao auto cuidado e a prevenção pessoal,  quanto na disseminação de informações para os seus pacientes sobre esse movimento.

Por isso, separamos algumas dicas de como você pode contribuir para essa campanha e ajudar na prevenção do câncer de mama!

Se informe sobre o tema

Primeiramente, é importante você estar informado sobre o tema. Por isso, leia notícias, artigos e blogs que abordam o assunto. Aqui em nosso blog, temos duas matérias que falam sobre os sintomas e causas do câncer de boca ou de mama:

Dissemine informação sobre o Outubro Rosa e formas de prevenção

Demonstrar preocupação com a saúde do paciente além dos problemas ou doenças que ele trouxe ao consultório, é um diferencial que nem sempre é levado em consideração.  Você pode fornecer esse cuidado através do seu trabalho no dia a dia no fim das consultas ou enviar instruções via Whatsapp ou e-mail.

 

Use materiais informativos em seu consultório

Use o nosso cartaz com orientações sobre o autoexame. Aproveite também para ensinar os passos para os pacientes acompanhando as dicas do cartaz quando notar que eles estão interessados!

Outubro Rosa e prevenção

Use a fitinha do Outubro Rosa

Parece clichê, mas qualquer passo é um sinal de cuidado e atenção ao próximo.

Outubro Rosa e prevenção

 

Decore o consultório na cor do tema Outubro Rosa

Um mundinho cor-de-rosa no seu consultório! Você pode entregar uma flor para as pacientes mulheres no fim da consulta, um simples gesto pode mudar tudo e dessa forma com certeza todos notarão a diferença.

Outubro Rosa e prevençãoOutubro Rosa e prevenção

 

Incentive doações de cabelo

Renovar o seu estilo pode ser uma forma de ajudar.  Faça ou incentive a doação de cabelo para a produção de perucas, visto que mulheres em quimioterapia precisam delas. Sem dúvida a recuperação da autoestima é importantíssima para a melhora durante o tratamento.

Outubro Rosa e prevenção

 

Ajude projetos sociais e instituições

Uma outra forma de auxiliar e realizando doações para projetos sociais e instituições filantrópicas. As mais conhecidas são a FEMAMA e o Instituto Oncoguia, promovendo apoio aos portadores de câncer de mama,  o acesso fácil ao tratamento e diversas ações sociais. Ou você também pode buscar algum projeto ou ONG da sua cidade e até mesmo ser tornar um voluntário.

 

Apoiar e promover a prevenção do câncer é uma maneira de ser ativo na comunidade e exercer a empatia ao próximo. Seja um dentista colaborador nesse Outubro Rosa 🙂

Até a próxima.

 

Equipe Dental Speed

 

Outubro Rosa | 7 dicas para promover a prevenção do câncer | Dental Speed