Nesta quinta-feira, dia 20 de março, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Bucal 2014 – World Oral Health Day/Celebrating Healthly Smiles, uma campanha da FDI, que no Brasil conta com o apoio da ABCD.

Como membro regular da entidade internacional, a ABCD, que congrega seções e regionais em todo o Brasil, acompanha a orientação da FDI a seus países membros e orienta jovens e adultos sobre a importância de se manter boca e dentes saudáveis ao longo de toda a vida.

Para Sílvio Cecchetto, presidente da ABCD, o Brasil, que tem 1/4 dos cirurgiões-dentistas do mundo, tem o dever de fazer dessa campanha uma mobilização nacional que vai motivar profissionais e população na direção de obter melhor saúde bucal para o brasileiro (veja dados da saúde bucal no Brasil), pois há, ainda, muito a fazer.

“Como representante do País junto à Federação, a ABCD está empenhada em mobilizar os 254 mil cirurgiões-dentistas brasileiros a trabalharem nesse projeto ao lado de profissionais de mais de 50 países que já encamparam a ideia”, afirma Cecchetto.

DADOS DA FDI SOBRE SAÚDE BUCAL E DOENÇAS BUCAIS NO MUNDO

  • – 90% da população terá doença bucal ao longo de sua vida, que vão desde cáries, doenças periodontais a câncer oral.
  • – Apenas 60% da população mundial têm acesso a cuidados bucais.
  • – 60% a 90% das crianças em idade escolar, no mundo, têm a doença cárie.
  • – Dor de dente é a razão número um para o absentismo nas escolas em muitos países.
  • – O principal cuidado individual com a saúde bucal é a prevenção, com escovação duas vezes ao dia, com creme dental com flúor e visitas regulares ao cirurgião-dentista.
  • – Há mais de um milhão de cirurgiões-dentistas em todo o mundo que, usando tratamentos dentários modernos, podem restaurar quase todas as funções e estética de uma dentição saudável. No entanto, eles não estão distribuídos igualmente ao redor do planeta, deixando muitas das regiões mais pobres e mais carentes com menos de um cirurgião-dentista para uma população de 300 mil pessoas”, aponta a presidente da FDI.

A CÁRIE NO BRASIL

  • – A cárie dentária continua sendo o principal problema de saúde bucal dos brasileiros.
  • – Na idade de 12 anos, o índice de cárie é de 56%.
  • – O número médio de dentes atacados por cárie é de 2,1, com variações por regiões.
  • – As necessidades de próteses dentais em adolescentes são de 52%.
  • – Entre os adultos o destaque cabe a uma importantíssima inversão de tendência: as extrações de dentes vêm cedendo espaço aos tratamentos restauradores. Em adultos, as necessidades de próteses reduziram-se em 70%.

Fonte: Ministério da Saúde, Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB-Brasil.

Artigos Relacionados

Câncer – Um Conjunto de Doenças

Câncer – Um Conjunto de Doenças

Saúde/Bem-estar
Hoje é o dia Mundial de Combate ao Câncer, que é um conjunto de doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células que leva à formação de um tecido anormal: o tumor.
Sobre Cárie – Remoção Total ou Parcial?

Sobre Cárie – Remoção Total ou Parcial?

Saúde/Bem-estar
Há alguns dias atendi uma paciente que precisava trocar uma restauração que, de acordo com ela, havia sido feita há menos de 3 meses e que estava “incomodando”. Quando examinei constatei que havia cárie remanescente por baixo da resina feita.