Página Inicial Especialidades Saúde Bucal Cuidados na apresentação dos profissionais da saúde
Saúde Bucal

Cuidados na apresentação dos profissionais da saúde

capa blog 2
capa blog 2

O dentista, mais do que cuidar do dente, promove a saúde e a autoestima, manifestada através de um sorriso mais que bonito, branco e saudável, aquele sorriso de gratidão.

Por isso, a apresentação do especialista é fundamental na Odontologia. Na prevenção da contaminação por agentes infecciosos, recomenda-se que os profissionais de saúde adotem medidas de Biossegurança, especificamente aqueles que trabalham em áreas insalubres, com risco variável.

Esses riscos dependem da hierarquização e complexidade dos hospitais, consultórios ou postos de saúde, além do tipo de atendimento realizado e do ambiente de trabalho do profissional (endoscopia, unidade de terapia intensiva, lavanderia, laboratório etc), uma vez que estão mais suscetíveis a contrair doenças advindas de acidentes de trabalho, por meio de procedimentos que apresentam riscos.

Biossegurança

Biossegurança é definida como o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Dentre estes, o risco biológico como um dos principais entre os profissionais de saúde, aumentou, principalmente após o aparecimento da Aids e do crescimento do número de pessoas infectadas pelos vírus da hepatite B e C.

Com o advento da AIDS e a divulgação por parte dos meios de comunicação dos riscos a que estão submetidos durante, por exemplo, a tratamentos odontológicos, a população passou a exigir mais e, principalmente, a valorizar aqueles profissionais que investem em biossegurança.

É importante salientar que os serviços de saúde, especialmente de urgência e emergência, grande parte dos acidentes que envolvem profissionais da área da saúde se deve à falta de observância e adoção das normas de biossegurança.

Prevenção

Contudo, o emprego de práticas seguras, como o uso do jaleco, luvas de látex e máscaras, reduzem significativamente o risco de acidente ocupacional, sendo importante também a conscientização dos profissionais para utilização de técnicas assépticas e o estabelecimento de normas, conduta e procedimentos que garantam ao profissional e ao paciente um tratamento sem risco de contaminação.

Os jalecos exclusivos Dental Speed garantem um visual moderno, seguro e adequado aos diferentes ambientes de trabalho, é o parceiro ideal na padronização, higiene e fortalecimento de sua identidade visual.

Conheça Dental Speed para uma apresentação impecável!

Publicado por
Isabelle Buzzi

Formada em Design Industrial pela UNIVILLE, com especialização pela ESPM. Analista de Produção de Conteúdo, Social Media com foco em conteúdo na área odontológica desde 2015.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...

Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

A Saúde Bucal é fundamental para a saúde de todo o corpo...

Saúde Bucal

Profilaxia dentária: a eficácia no controle da placa bacteriana

Saiba como o Clinpro Prophy Paste 3M pode otimizar a profilaxia dentária,...