Como driblar os dias ruins no consultório

Saúde/Bem-estar

O dia a dia do dentista costuma ser bem cheio, são vários atendimentos ao longo do dia e não é sempre que estamos 100% dispostos.

Muitas vezes bate aquele cansaço físico ou mental, porém, como muitos de nós somos profissionais autônomos (e da área da Saúde), devemos criar estratégias para driblar esses inconvenientes para que o “bad day” não influencie nos nossos atendimentos.

De acordo com a OMS, “Saúde é um bem-estar físico, social, psicológico e espiritual” e, sendo assim, esses aspectos da nossa vida precisam estar em dia para que possamos desenvolver nossas atividades com qualidade.

Separamos algumas dicas quer irão te ajudar a driblar esses dias ruins e ter mais disposição para exercer nossa profissão!

Saúde Física

Como estão seus exames e consultas médicas?

Insuficiência de Vitamina D e de outros hormônios de um modo geral, podem resultar em desânimo para trabalhar!

Como ficamos dentro de consultório grande parte do tempo, nossa exposição aos raios solares é pouca e isso reflete na produção de Vitamina D, que ajuda com a saúde dos ossos e que em baixas quantidades podem resultar em quadros até depressivos.

Dosagens hormonais completas (hormônios tireoidianos, sexuais, etc.) também podem ajudar no diagnóstico de outros problemas de saúde que influenciam diretamente no nosso rendimento.

Cuidados físicos

Exercícios Físicos

Está comprovado que a prática regular de exercícios físicos fortalece a musculatura, regula as funções cardiopulmonares, a pressão arterial, fortalece as articulações e libera hormônios importantes para a sensação de bem-estar do organismo.

E você não precisa se limitar a ir à academia, existem diversos tipos de exercícios como esportes e dança. Escolha uma modalidade que agrade e movimente-se!

Exercício Físico

 

Ingestão de Água

A hidratação do nosso corpo é importante para regular nossa temperatura, eliminar toxinas, revitalizar as células e evita alterações de humor! Nosso corpo necessita de cerca de 2L para funções vitais e transpiração, porém essa quantidade pode ser maior dependendo do metabolismo e atividades desenvolvidas ao longo do dia. Hidrate-se!

Mantenha seu copo de água por perto e beba ao longo do dia! E não esqueça do meio ambiente ok? Adote o seu copo e não aumente a produção de lixo.

Ingestão de água

 

Socialização

Conversar e conhecer pessoas é difícil hoje em dia! Falamos mais com os outros por meio de redes sociais, mas o contato pessoal é cada vez menor. A socialização é importante para manter nossos sentidos alertas, capacidade de concentração, memorização e aprendizagem.

Está provado que a interação entre pessoas reduz o risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Além disso é uma ferramenta muito importante de network.

Socialização

 

Espiritualidade

A espiritualidade é algo um tanto complexo e único para cada ser humano, pode ser caracterizada como uma busca por um significado para a vida. Muitas pessoas vinculam isso a um Deus, outras a uma força da natureza ou ao universo.

Independente de crenças, o importante é crer em algo que traga paz e aconchego.

Espiritualidade

 

Qualidade do sono

Nada melhor que uma boa noite de sono, não é mesmo? Segundo estudos o ideal é que adultos durmam de 7 a 9 horas por noite. Dormir bem regula nosso metabolismo, contribui para que estejamos bem-dispostos e, além disso, evita doenças crônicas.

Por isso tente sempre dormir no mesmo horário e respeite as horas de sono, você vai perceber que isso ajudará a aumentar sua disposição.

Qualidade do sono

 

Alimentação

Coma mais produtos naturais e menos produtos industrializados. Prefira alimentos leves e de qualidade e procure diminuir a quantidade de sódio e açúcares.

Essas mudanças na alimentação irão ajudar na regulação do peso e produção de nutrientes para nosso corpo.

Alimentação

Para cuidar da saúde das pessoas precisamos estar em dia com a nossa! Que tal colocar como uma das metas de 2020 o cuidado especial com você mesmo?

 

 

Como driblar os dias ruins no consultório

Banner ofertas do CIOSP