Página Inicial Artigos mais lidos Revelador Odontológico: para que serve e como usar?
Artigos mais lidos

Revelador Odontológico: para que serve e como usar?

O revelador odontológico é um produto de uso contínuo no consultório, utilizado no processo de revelação de radiografias em conjunto com fixador radiográfico e água. 

O procedimento tem como objetivo transformar a imagem latente em imagem real visível, auxiliando o dentista na tomada de decisão clínica e avaliação de resultados. 

Embora seja um produto de fácil manipulação, alguns cuidados devem ser tomados para que as radiografias sejam reveladas de maneira correta, de forma que não prejudiquem o diagnóstico e tratamento odontológicos. 

A seguir, saiba mais informações sobre o uso de reveladores e confira os principais modelos disponíveis no mercado. 

Como usar o revelador odontológico? 

O revelador odontológico é um produto fundamental para o processamento radiográfico, utilizado em uma das principais etapas do procedimento, a de revelação. 

Composto por solventes, agentes reveladores, aceleradores e demais componentes químicos, sua função é destacar a diferença entre as áreas do filme as quais foram expostas à luz e as que não foram. 

Para realizar a revelação do filme radiográfico corretamente, respeitando todas as etapas do procedimento, certifique-se de sempre consultar as recomendações do fabricante, pois elas costumam variar de um produto para o outro. 

Mas, de modo geral, o procedimento consiste em: 

  1. Imergir o filme em solução reveladora que irá atuar sobre os cristais de prata que foram sensibilizados pelos raios x (imagem latente) e irá transformá-los em cristais de prata escurecida (revelando-os).  
  1. Após o filme radiográfico ficar imerso pelo tempo ideal no revelador, é preciso inseri-lo na água (lavagem intermediária), a fim de neutralizar a ação do revelador e remover os excessos. 
  1. Em seguida, a solução de fixador irá atuar sobre os cristais de prata que não foram sensibilizados pelo raio x para removê-los, além de endurecer o gel do filme radiográfico. Nesse caso, o tempo necessário em contato com o fixador é o dobro do tempo em que esteve com o revelador.  
  1. Por fim, a radiografia já está pronta e só deverá passar pela lavagem final para remoção de todo o resquício de solução. 

Dicas para uma boa revelação radiográfica 

A imagem só se torna real após passar pelo processamento radiográfico. Logo, existem alguns fatores a serem considerados para que a revelação radiográfica seja feita de maneira efetiva. 

  • Sala escurecida sem incidência de luz solar ou uso de câmara escura portátil 

Em hipótese alguma devemos abrir o filme fora da câmara de revelação, exceto quando se trata de um ambiente totalmente escurecido. 

  • Recipientes contendo revelador, água e fixador 

É importante respeitar a sequência correta em que a película radiográfica será inserida dentro dos líquidos, sendo ela: 

  1. Revelador 
  1. Água 
  1. Fixador 
  1. Água.  

A sugestão para não esquecer a ordem é lembrar da palavra “RAFA“, em virtude de suas iniciais. 

  • Temperatura da solução reveladora 

A temperatura do revelador também é um ponto a ser analisado, já que ela é inversamente proporcional ao tempo de revelação, ou seja, quanto maior a temperatura menos tempo levara para realizar a revelação. 

Quer saber mais sobre radiografia odontológica? Confira os conteúdos: 

Como conservar o revelador odontológico? 

Sabemos que após o uso de qualquer produto é preciso armazená-lo corretamente para resguardar a vida útil e evitar deteriorações. 

Sendo assim, para conservar o revelador radiográfico, este deve ser armazenado em local seco e limpo, em temperatura ambiente, protegido do sol e calor e com embalagem vedada hermeticamente após o uso. 

Ademais, é de extrema importância atentar-se a necessidade de sempre tampar a solução reveladora quando não estiverem em uso, pois sua composição química pode oxidar em contato com o ar.  

Vale ressaltar também que a troca da água intermediária deve ser feita uma vez ao dia. 

Marcas disponíveis de revelador odontológico 

Além de saber realizar o correto acondicionamento do produto, também é preciso escolher o revelador odontológico ideal para sua rotina clínica.  

A seguir, confira os modelos de revelador odontológico mais populares do mercado:

  • Revelador Select+ ® Kulzer 

O relevador Select+ ® é um produto pronto para uso e sem necessidade de diluição. 

De fácil manipulação, seu tempo de revelação/fixação varia de 1 a 5 minutos. Quanto mais frio, maior é o tempo de contato do filme radiográfico com o revelador. 

Além do revelador odontológico, a Kulzer também oferece o SeleKt+® Fixador. Juntas, as soluções reveladora e fixadora garantem qualidade superior no processamento de filmes radiográficos. 

  • Revelador Carestream  

O revelador Carestream é fabricado à base de hidroquinona, pronto para uso e sem necessidade de mistura. 

Promove um processamento rápido e fácil, com tempo de revelação de 30 segundos em temperatura ambiente. É indicado para todos os filmes intraorais. 

  • Revelador Radiográfico SSWhit

De pronto uso, o revelador Radiográfico da SSWhite oferece excelente custo-benefício aos profissionais.  

O produto apresenta excelente durabilidade e tempo estimado de revelação de 1 a 5 minutos. 

  • Revelador Lysanda 

O revelador radiográfico da Lysanda é uma solução pronta para uso, que garante uma revelação rápida e com maior durabilidade. 

Seu tempo de revelação radiográfica odontológica é estimado em 2 a 4 minutos. Após aberto, deve ser utilizado em um período de até 15 dias. 

Como escolher o melhor revelador odontológico? 

Agora que você já sabe quais são os principais modelos de revelador odontológico disponíveis, priorize produtos de marcas reconhecidas e já estabelecidas no mercado.  

Escolha materiais de qualidade, que sejam armazenados em embalagens adequadas e com bom vedamento (tampa rosqueável). 

E sempre compre em dentais confiáveis, como a Dental Speed que oferece produtos de qualidade em um portfólio com mais de 30 mil itens. 

Projeto Guardiões do Sorriso Dental Speed

Por fim, diante de tantas informações, torna-se clara a importância de saber lidar com reveladores odontológicos e demais produtos indicados para o processamento radiográfico. 

Afinal, o diagnóstico de uma radiografia muitas vezes será o ponto fundamental para um bom planejamento, o que contribuirá para o sucesso clínico. 

Gostou da matéria? Avalie e deixe um comentário, assim você nos ajuda a criar conteúdos cada vez mais úteis para a sua rotina profissional! 

Referências:

PROCESSAMENTO Radiográfico (“Revelação”). Youtube: OdontoChannel, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KmSFDnEPoC0. Acesso em: 9 fev. 2023.

Silva, Elza Cristina Jacobelli Chaves. A odontologia e o meio ambiente: como os Odontólogos tem realizado o descarte dos reveladores e fixadores / Elza Cristina Jacobelli Chaves Silva. São José dos Campos : [s.n.], 2018. 66 f. : il.

Publicado por
Dra. Thainara Assumpção

Cirurgião-dentista (CRO/SP 130509) graduada pela UNESP e com especialização em Odontologia Clínica e Estética

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Artigos mais lidosEndodontia

Conheça as Principais Técnicas de Obturação Endodôntica

A busca pelo sucesso endodôntico inicia-se com um correto diagnóstico e planejamento...

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...

Artigos mais lidos

Lesões benignas x Lesões malignas na cavidade bucal

A cavidade bucal é sede de diversas patologias de etiopatogenias variadas. Dentre...