Página Inicial Especialidades Saúde Bucal Profilaxia dentária: a eficácia no controle da placa bacteriana
Saúde Bucal

Profilaxia dentária: a eficácia no controle da placa bacteriana

A Profilaxia dentária é um procedimento amplamente realizado no consultório odontológico, sendo um grande aliado dos cirurgiões-dentistas para manutenção da saúde bucal.   

Embora de simples complexidade, a técnica é considerada altamente eficaz na prevenção e controle da placa bacteriana, que é responsável pelo desenvolvimento de doenças bucais como cáries, gengivite e periodontite. 

A seguir, confira mais informações sobre a profilaxia dentária, incluindo seus benefícios, cuidados a serem tomados ao realizá-la em consultório e produtos mais indicados para um procedimento de sucesso.

Doenças desencadeadas pela má higienização bucal  

A Organização mundial da saúde (OMS), considera a saúde bucal como um forte indicador da saúde geral, qualidade de vida e bem-estar de um indivíduo. 

Então, negligenciar os cuidados diários com a higiene oral pode acarretar muitos prejuízos à saúde, favorecendo o desenvolvimento de diversas doenças bucais e sistêmicas. 

Entre as doenças bucais mais comuns estão a cárie dental, halitose, doenças periodontais como gengivite e periodontite, aftas, entre outras doenças infecciosas.

Além das doenças bucais citadas, o acúmulo de bactérias no meio bucal pode favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares — como a endocardite bacteriana —, complicações da diabetes e até mesmo a ocorrência de partos prematuros em gestantes.   

Além disso, inúmeros estudos têm investigado a influência da má higienização bucal em patologias como pneumonias, artrite reumática, impotência sexual, hipertensão, Alzheimer e risco de acidente vascular cerebral (AVC).  

Isso evidencia a importância de realizar a profilaxia dentária como forma de prevenir não apenas problemas bucais, mas também doenças sistêmicas que possam acometer o paciente.  

Você também pode se interessar por:  

O que é profilaxia dentária?  

A profilaxia dentária, também conhecida como limpeza profissional, é um procedimento odontológico indicado para remoção mecânica do biofilme ou placa bacteriana. 

Apesar de a escovação e o uso de fio dental também serem métodos mecânicos de remoção da placa, é muito comum que pacientes não realizem os cuidados bucais de maneira adequada. 

Logo, seu objetivo é corrigir as ineficiências da escovação por meio de raspagem e polimento das superfícies dentárias e uso de soluções químicas e abrasivas como bicarbonato de sódio, pastas profiláticas e flúor. 

A técnica é feita em consultório, sempre por um cirurgião-dentista ou profissional de saúde bucal. 

Entre os diversos benefícios da profilaxia dentária podemos destacar: 

  • Remoção da placa bacteriana para manutenção da saúde bucal e, consequentemente, saúde sistêmica do paciente;  
  • Diagnóstico de doenças bucais como cáries, gengivite e periodontite, impedindo seu avanço; 
  • Remoção de manchas, contribuindo para a estética do sorriso;  
  • Oportunidade de realizar o exame clínico, incluindo a sondagem periodontal para medição de bolsas gengivais; 
  • Educação em saúde bucal, mostrando ao paciente as técnicas de escovação, uso correto do fio dental e enxaguante bucal e a importância de uma dieta não cariogênica. 

Como fazer profilaxia passo a passo?  

A profilaxia pode ser realizada de acordo com a técnica de preferência de cada profissional. Mas, de modo geral, o procedimento consiste em 4 etapas principais.  

  1. Tartarectomia 

Raspagem para remoção de tártaro com aparelho de ultrassom.  

O equipamento produz vibrações ultrassônicas que facilitam a remoção do tártaro e manchas superficiais.  

Também pode-se realizar a raspagem com curetas manuais, para remoção de cálculo, detritos e alisamento da superfície dental. 

  1. Jateamento 

Uso de jato de bicarbonato de sódio para remoção do biofilme remanescente e manchas superficiais.  

O jato de bicarbonato deve acompanhar a margem gengival livre em um ângulo de 45º com o plano oclusal. 

O bicarbonato também pode ser substituído por produtos à base de glicina, uma substância de menor poder abrasivo que não agride os tecidos. 

  1. Escovação e polimento 

Polimento realizado com caneta de baixa rotação e escovas ou taças de borracha em associação com abrasivos. 

Em superfícies dentárias lisas correspondentes a faces vestibular e lingual/palatina, o material mais indicado para polimento é a taça de borracha.   

Já em superfícies e fissuras— oclusal dos dentes posteriores—, indica-se a utilização de escovas de Robinson. 

  1. Aplicação de flúor 

Flúor é aplicado para remineralização do esmalte dentário e proteção superior contra cáries. 

Quais materiais são usados para profilaxia? 

Os principais materiais odontológicos utilizados em uma profilaxia dentária são: 

Cuidados no procedimento de profilaxia dentária 

Apesar de ser um procedimento simples, alguns cuidados devem ser tomados pelo cirurgião-dentista durante a consulta de profilaxia. Confira! 

Histórico do paciente 

Faça uma anamnese detalhada, investigando grau de ansiedade do paciente, história pregressa, condição sistêmica, presença de comorbidades, medicamentos de uso contínuo, histórico de alergias à látex, bicarbonato, medicamentos, entre outros. 

Procedimentos após a profilaxia 

Considere os procedimentos que serão realizados após a profilaxia dentária. O uso de jato de bicarbonato de sódio, por exemplo, não deve ser feito antes dos procedimentos restauradores adesivos, pois a técnica deixa resíduos na superfície dental que interferem na adesão. Sugere-se que sejam feitos em sessões distintas. 

Biossegurança 

Para evitar contaminações cruzadas em seu consultório, garanta que todos os materiais e equipamentos para profilaxia estejam devidamente limpos e esterilizados.  

Utilize corretamente todos os equipamentos de proteção individual, como máscara, óculos de proteção, touca, jaleco e luvas.  

Além disso, é importante utilizar óculos de proteção no paciente, durante o atendimento. 

Uma dúvida bem comum é: precisa esterilizar a escova de Robinson? E a resposta é sim!  

A escova de Robinson deve ser esterilizada antes de ser utilizada pela primeira vez e seu reaproveitamento não é recomendado, devendo ser descartada em lixo infectante após o uso. 

Como otimizar o procedimento de profilaxia?  

O mercado oferece uma ampla variedade de produtos odontológicos para prevenção e profilaxia, incluindo equipamentos, materiais abrasivos, instrumentais e muitas novidades para otimizar os seus procedimentos. 

Ciente da importância deste procedimento para manutenção da saúde bucal, a 3M une inovação e tecnologia em sua linha Clinpro™ de produtos para profilaxia   

Soluções criadas para facilitar o dia a dia dos profissionais e trazer conforto ao paciente, promovendo uma experiencia mais agradável em consultório. Veja mais a seguir! 

Clinpro™ Prophy Powder 

Pó para profilaxia à base de glicina, com sabor adocicado e 10 vezes menos abrasivo que o bicarbonato de sódio, oferecendo mais conforto durante a profilaxia. 

Pode ser usado para profilaxia de pacientes em tratamento periodontal, tratamento ortodôntico e em implantes. O pó também pode ser aplicado em resinas compostas e laminados cerâmicos. 

Saiba mais sobre Clinpro™ Prophy Powder! Confira uma aula exclusiva com Dra. Caroline Miyazaki da 3M: 

Clinpro Prophy Powder da 3M – Video Aula (com Dra. Caroline Miyazaki) 

Clinpro™ Prophy Paste 

A Pasta Profilática Clinpro™ Prophy Paste Pasta para profilaxia de baixa abrasividade, com partículas abrasivas de perlita, uma partícula única, que limpa sem agredir os dentes.  

O produto apresenta efetividade para a remoção de biofilme e manchas superficiais. 

Sua abrasividade diminui com o próprio uso, realizando inicialmente a profilaxia, quando as partículas estão maiores e, posteriormente, o polimento, fase em que as partículas se encontram mais finas.  

Clinpro™ White Varnish 

Clinpro™ White Varnish é um verniz fluoretado com 22.600 ppmde flúor em sua compossição. 

Produto de fácil aplicação (unidose), agradável sabor de melão, alto poder de migração e liberação prolongada de até 24h. 

Também possui a tecnologia do componente f TCP= estímulo de remineralização, ideal para uso em pacientes com alto risco de cárie e casos de hipersensibilidade dentinária. 

Por fim, podemos concluir que a profilaxia é um procedimento odontológico essencial para a manutenção da saúde bucal e prevenção de doenças. 

E para oferecer uma experiencia ainda mais marcante para seus pacientes, invista em produtos que contribuam para a segurança, conforto e qualidade da profilaxia dental. 

Na Dental Speed você encontra um portfólio completo de produtos para prevenção e profilaxia com as melhores ofertas da Odontologia. Acesse o site e aproveite todos os nossos benefícios! 

Gostou do conteúdo? Faça a sua avaliação e comente quais assuntos você quer ler aqui no blog Eu Amo Odonto! 

Referências

LIMPEZA nos dentes. C R O – Centro de reabilitação estética, [S. l.], p. 1-1, 16 jan. 2023. Disponível em: https://cro-odontologia.com.br/limpeza-nos-dentes/#:~:text=%E2%9C%85%20Possibilita%20o%20diagn%C3%B3stico%20do,e%20manchas%20provenientes%20de%20alimentos. Acesso em: 16 jan. 2023. 

ESCOVA de Robinson evita proliferação da placa bacteriana. Simpatio, [S. l.], p. 1-1, 16 jan. 2023. Disponível em: https://simpatio.com.br/escova-robinson/. Acesso em: 13 jan. 2023. 

SEU SORRISO Profilaxia dentária: como é feita e quais são os benefícios?. Odonto Clinic, [S. l.], p. 1-1, 30 set. 2020. Disponível em: https://blog.odontoclinic.com.br/seu-sorriso/profilaxia-dentaria/. Acesso em: 13 jan. 2023. 

POP SAÚDE BUCAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA Nº 6. Prefeitura de Goiania, [S. l.], p. 1-1, 5 set. 2017. Disponível em: https://saude.goiania.go.gov.br/wp-uploads/sites/3/2021/01/POP_PROFILAXIA_REMOCAO_DE_PLACA_BACTERIANA.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023. 

LIMA, José Eduardo de Oliveira. Cárie dentária: um novo conceito. Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, v. no/dez. 2007. Disponível em: https://www.revodontolunesp.com.br/article/588017867f8c9d0a098b4790/pdf/rou-27-1-13.pdf. Acesso em 11 jan. 2023. 

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

maximizando-rentabilidade-com-profilaxia
Artigos mais lidosSaúde Bucal

Maximizando eficiência e rentabilidade do consultório através da profilaxia

A profilaxia muitas vezes é subestimada por nós profissionais cirurgiões-dentistas, relegada a...

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...

Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

A Saúde Bucal é fundamental para a saúde de todo o corpo...