Profilaxia dentária

Saúde Bucal

Saiba como otimizar o procedimento e ter sucesso na remoção de manchas e biofilme

O controle mecânico do biofilme dental ou placa bacteriana é fundamental para a prevenção de cáries e doenças periodontais.

O biofilme é formado pela aderência das bactérias bucais à película adquirida. A película adquirida é uma camada formada pela adsorção de proteínas específicas da saliva na superfície do esmalte. As bactérias metabolizam os substratos de carboidratos produzindo ácidos orgânicos que são capazes de promover a dissolução da estrutura inorgânica do esmalte, resultando a cárie.

A placa bacteriana também causa a gengivite, cálculo dental e a doença periodontal, sendo fundamental a prevenção e controle da placa para manutenção da saúde da boca,

Para controle de placa é necessário também o controle:

  • Da dieta;
  • Químico do biofilme;
  • Mecânico do biofilme;

O controle químico é realizado através do uso de creme dental e colutórios pelo paciente, além de produtos de uso tópico aplicado pelo Dentista. O controle mecânico ocorre através de hábitos diários de higiene bucal e através da realização da limpeza profissional realizada pelo dentista no consultório odontológico.

O que é profilaxia dentária?

A Profilaxia dentária também é chamada de limpeza profissional. É realizada em consultório pelo Dentista e consiste na remoção total da placa bacteriana, prevenindo doenças periodontais e a formação de cárie.

A escovação e o uso do fio dental são métodos mecânicos de remoção de biofilme, mas para  garantirmos a remoção e controle de placa adequados, é necessário sua remoção mecânica realizada pelo dentista.

Quais os benefícios da profilaxia dentária?

  • Prevenção de cáries;
  • Previne a formação de tártaro e doenças periodontais;
  • Remove manchas superficiais

Com qual frequência a profilaxia dental deve ser realizada?

Por padrão é recomendado que o procedimento seja realizado a cada seis meses, porém o prazo pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente e da avaliação do dentista.

Como é feita a profilaxia dentária

A profilaxia pode ser realizada com taça de borracha ou escova Robinson, acionada por um micromotor e uma substância de certa abrasividade como dentifrícios de uso profissional ou pastas abrasivas preparadas para esta finalidade.

Alguns profissionais utilizam o jato de bicarbonato para remoção de biofilme, mas é importante frisar que o uso jato de bicarbonato de sódio Não deve ser feito antes dos procedimentos restauradores adesivos, por deixar resíduos na superfície dental, além de alterar o pH,  interferindo na ação do ácido fosfórico e consequentemente, na adesão dental.

Caso haja a presença de tártaro, além da limpeza profissional é necessário o uso de ultrassom e/ ou curetas manuais para raspagem e alisamento manual.

Saiba mais sobre os procedimentos realizados em uma consulta de limpeza profissional, que inclui a remoção de biofilme e cálculo dental:

  • Polimento abrasivo

Realizado pela caneta de baixa rotação, escova de robinson e taça de borracha, utiliza abrasivos especialmente desenvolvidos para remoção de biofilme.

Devido ao tamanho das partículas e sabor levemente salgado, pode gerar uma sensação incômoda ao paciente.

  • Jato de bicarbonato

Indicado para eliminar placa e manchas superficiais, pode interferir na adesão de materiais restauradores

  • Ultrassom

Equipamento que produz vibrações ultrassônicas que facilitam a remoção de tártaro e manchas superficiais

  • Raspagem e alisamento manual com curetas

Realizada manualmente,  remove cálculo e promove o alisamento da superfície dental.

kit Clinpro da 3M

Sabendo da  importância da profilaxia na manutenção da saúde bucal, a 3M desenvolveu o kit Clinpro. contendo os seguintes produtos:

  • ClinproMR Prophy Paste: Pasta para Profilaxia de baixa abrasividade
  • ClinproMR White Varnish: Verniz fluoretado
Clinpro 3M

Saiba como usar o kit Clinpro:

A fim de facilitar o uso e prevenir a contaminação cruzada, o Kit Introdução Prevenção Clinpro 3M é composto por 10 cápsulas unidos da clinpro prophy paste e 10 saches unidoses de 0,5 ml do clinpro white varnish. De tal forma que proporciona biossegurança no atendimento odontológico.

O Clinpro Prophy Paste é uma pasta para profilaxia de baixa abrasividade, com partículas abrasivas de perlita, uma partícula única, que limpa sem agredir os dentes. O produto apresenta efetividade para a remoção de biofilme e manchas superficiais.

Sem dúvida, o principal diferencial do Clinpro Prophy Paste 3M é que sua abrasividade diminui com o próprio uso, realizando inicialmente a profilaxia, quando as partículas estão maiores, e, posteriormente o polimento, fase em que as partículas encontram-se mais finas. Além disso, oferece conforto para o paciente, pois apresenta um sabor adocicado e elimina a arenosidade deixada na boca após uma profilaxia dentária.

Em virtude de o Clinpro White Varnish ser um verniz fluoretado (22.600 ppmde flúor), torna-se um produto ideal para uso pacientes com alto risco de cárie e casos de hipersensibilidade dentinária. Também possui a tecnologia do componente f TCP= estímulo de remineralização.

Por fim, é um produto fácil de aplicar e apresenta alto poder de migração e liberação prolongada de até 24h). Apresenta sabor melão, sendo mais agradável ao paciente que os vernizes convencionais e apresenta melhor estética por apresentar coloração branca.

Quer saber mais sobre o kit prevenção clinpro 3M? A Dental Speed oferece soluções completas para que você possa oferecer o melhor para seu paciente.

Em nosso site você encontra mais informações sobre a linha clinpro 3M.