Página Inicial Especialidades Ortodontia Por que utilizar a técnica bidimensional na ortodontia
Ortodontia

Por que utilizar a técnica bidimensional na ortodontia

Há alguns anos a minha ortodontia passou por um daqueles momentos que posso facilmente tratar como um marco de “antes e depois”. Trata-se do momento em que, durante uma aula de especialização, foram nos apresentado casos clínicos tratados pelo prof. João Carlos Martins utilizando a técnica bidimensional, onde num mesmo aparelho se usavam bráquetes com slots de alturas (dimensões) diferentes.

Mas, por que utilizar a técnica bidimensional na ortodontia?

As vantagens da técnica bidimensional

A técnica bidimensional ganhou repercussão mundial por conta do trabalho do Prof. Antony Gianelli, em Boston (USA) e, nacionalmente, vem conquistando muitos adeptos, muitos deles encantados pelas vantagens proporcionadas por ela. Tenho o maior prazer de ter sido aluno e hoje trabalhar com o maior nome dessa filosofia, o Prof. João Carlos Martins.

Naqueles casos lindos que ele nos mostrou em aula ele utilizava bráquetes com prescrição Roth, onde os incisivos (todos) possuíam slots 0,018 e as demais peças, slots 0,022. Isso permitia o melhor dos mundos, possibilitando mais precocemente com a evolução dos arcos, o preenchimento dos slots anteriores (e sua consequente leitura perfeita dos torques e angulações da prescrição) além de manter uma leve folga posterior o que mantém as propriedades de deslize na região que mais precisa dela.

Mais facilidade na utilização da técnica atualmente

Desde 2013 utilizo, e hoje oriento meus alunos no Instituto Marcelo Pedreira a utilizarem a técnica bidimensional, pois ela me ajudou a resolver o grande calcanhar de Aquiles que eu tinha na ortodontia: o posicionamento dos incisivos ao final do tratamento.

Antes torques manuais. Sem padronização. Hoje tudo mudou. Meus tratamentos agora tem previsibilidade nesse quesito. Sei o que esperar, e o melhor, consegui assim maximizar a qualidade da finalização dos casos.

Uma curiosidade: até pouco tempo atrás tínhamos literalmente que “montar” as bocas bidimensionais utilizando peças de reposição (0,018 e 0,022) pois nenhum fabricante disponibilizava o conjunto pronto. Hoje isso mudou.

Qual marca utilizar na técnica bidimensional

Dentre as opções disponíveis no mercado, utilizo nas minhas clínicas o conjunto Advanced Bidimensional da Orthometric pois, além de apresentar um excelente custo benefício, esse bráquete tem um controle de qualidade testado por nós.

Seus slots realmente tem a dimensão exata com que são vendidos, além de vários outras qualidades como por exemplo, um melhor acabamento e acomodação das ligaduras, proporcionando um tratamento muito mais eficiente e confortável.

Finalizo deixando uma frase que sempre digo aos meus alunos: bidimensional é igual canja de galinha e dinheiro no bolso: não tem contra indicação. Se permitam conhecer mais sobre. Experimentem em um caso. Depois que virem os resultados tenho certeza que não farão nada diferente disso.

Autor: Dr. Fabrício Mendes, dentista e fundador do Blog Vida de Dentista e da CEPTO Odontologia.

Porque utilizar a técnica bidimensional na ortodontia
Publicado por
Dr. Fabrício Figueiredo Mendes

Cirurgião-dentista Especialista em Ortodontia pelo Instituto Marcelo Pedreira, Fundador e Diretor da rede ORTHOclínicas e Autor do Blog Vida de Dentista.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ortodontia

Aparelho metálico ou estético, qual indicar?

É cada vez mais comum a procura pela máxima estética e discrição....

Ortodontia

Saiba tudo sobre a relação entre ortodontia e oclusão dentária

A oclusão dental é a relação funcional estabelecida entre os dentes superiores...

Ortodontia

Mitos e verdades da Ortodontia

Conheça os maiores mitos envolvendo a Ortodontia e como você, cirurgião-dentista, pode...

Fios Ortodônticos: diferenças, evolução e uso
Ortodontia

Fios Ortodônticos: diferenças, evolução e uso

Confira tudo que você precisa saber sobre fios ortodônticos para fazer a...