Não terceirize o marketing do consultório

Não aprendemos o que é marketing na graduação e entramos no mercado de trabalho acreditando que marketing é algo relacionado à propaganda nas redes sociais.  

Esse equivocado entendimento do que é, de fato, o marketing leva muitos dentistas a entregarem sua comunicação 100% para agências. 

Eu costumo falar que essa atitude muitas vezes está relacionada com a sensação de paz e tranquilidade que o dentista terá em não precisar se preocupar com artes e legendas. 

Acredito que as agências de marketing possuem um papel importante para ajudar as empresas a se posicionarem, se comunicarem e gerarem valor para marca, atraindo e fidelizando novos clientes. 

A questão é que o dentista muitas vezes não tem clareza que o consultório é uma empresa e que o marketing é a alma dela. 

Para falar sobre esse assunto com mais profundidade eu preciso trazer aqui alguns conceitos de marketing que vai clarear a importância e o impacto dele. 

O que é marketing, afinal?

Uma das reflexões sobre marketing que mais me chamou atenção foi o do Peter Drucker que diz: 

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho 

“Como assim? Se vende sozinho?! 

Sim! Quando conhecemos o cliente, suas necessidades, seus desejos e o quanto um problema interfere na sua vida, criamos algo específico e perfeitamente adequado para resolver o problema dele. 

Vou trazer um exemplo para facilitar o entendimento. Quanto uma empresa do ramo de beleza (creme facial por exemplo) investe para entender o público dela?! Muito!  

Quando uma empresa lança um produto, ela pensa no design da embalagem, nas cores, o que estará escrito no rótulo, no valor que colocará no mercado e em outros milhares de pontos!

Ela pensa em todos os detalhes e a decisão de como este produto será comunicado e vendido levará em consideração um estudo aprofundado sobre o cliente. 

Logo, podemos concluir que Marketing é uma ciência que estuda e busca entender as necessidades e o comportamento dos clientes, afim de criar produtos e serviços adequados a eles. 

E agora a pergunta chave: Quem conhece mais o paciente do que o próprio dentista? 

O dentista conhece melhor do que ninguém o paciente! Conhece suas dores, seus traumas, seus desejos e como ele gostaria de ser tratado. 

Então por que delegar a função do marketing para outra pessoa?! 

Bom, marketing não é propaganda e tão pouco estar limitado a redes sociais. 

Vou compartilhar um outro conceito de Marketing para que fique ainda mais claro a imensidão e a importância dessa área em qualquer consultório: 

“Marketing é todo esforço estratégico que uma empresa ou uma pessoa faz para que o cliente seja atraído, veja valor no produto ou serviço, deseje o produto ou serviço, compre e fidelize”. 

Entende agora que o marketing é a alma de todo negócio? 

Marketing é estudar o mercado, estudar o cliente, entender o que ele quer, como ele quer, como ele pode pagar. 

Delegar 100% seu marketing é como se você entregasse a alma da sua empresa.  

E pior, quando você faz isso, corre o risco de estar com uma comunicação desalinhada com seu propósito e isso pode “impactar” negativamente na sua marca. 

Então, não faça isso! Esteja envolvido com seu marketing!  

E como eu já falei, marketing não é algo limitado à redes sociais! Marketing é tudo que você faz dentro e fora do seu consultório e que pode ou não gerar valor para você. 

Como o dentista pode fazer o marketing dar certo?

Bom, agora que você já sabe o que é marketing, vamos entender o impacto disso nas redes sociais e como você pode explorar sua comunicação como uma ferramenta desse marketing! 

Se marketing é conhecer o mercado e mostrar para o cliente que você possui a solução para ele, a função da sua rede social é comunicar isso. 

Você é referência em que? Qual sentimento você desperta em seus pacientes? O que você faz? Como faz? O que dizem sobre você? Quais são as dúvidas dos seus pacientes? 

Será que uma agência de marketing sem sua ajuda terá conhecimento sobre todas essas questões?! Mais uma vez: agência existe para te ajudar e realizar algumas funções, porém você é responsável por tudo que comunica e precisa estar envolvido em tudo que se referente a sua empresa. 

Como uma agência de marketing sozinha vai conseguir mostrar que você é autoridade em uma determinada área se você não produz material sobre o assunto?  Como uma agência vai falar sobre seus valores éticos se nem você tem clareza sobre isso? 

Sua rede social possui a função de gerar valor para você, para seu negócio, de comunicar que você existe, responder o que você faz e porque faz. 

A rede social é um braço do marketing e precisa da sua atenção, do seu cuidado, da sua constância, da sua verdade e principalmente da sua interação! 

Marketing também tem a função de criar laços, melhorar relacionamentos com os clientes! Sua rede social não existe apenas para captar novos pacientes, sua rede social existe para elevar sua percepção de valor, além de ser um local de relacionamento. 

Brindes para investir no relacionamento com seus pacientes

Hoje já podemos afirmar que a rede social é mais um canal de comunicação e deve ser utilizada como com o mesmo grau de importância que damos ao WhatsApp. 

Você precisa estar na rede social e entender que seu marketing acontece dentro e fora dela. 

Bom, para atrair o público desejado e colher frutos nas redes sociais é preciso ter um alinhamento estratégico e comunicar exatamente o que você faz e para qual público seu serviço se destina. 

O que eu sempre digo aos dentistas é o seguinte: cuidar do marketing faz parte do seu trabalho, e, caso queira ajuda de uma agência, não tem problema!

Ela vai orientar em relação ao planejamento de conteúdo, em relação aos pilares da marca e a ideia é que seja um trabalho em conjunto. Fotos, vídeos e textos precisam refletir seu negócio, seu diferencial e comunicar com o público que você pretende atrair!  

Entende agora? Na sua rede social ou no seu consultório, o paciente quer falar com você e entender exatamente qual problema você resolve e de que forma resolve! Posts prontos, legendas feitas sem personalização não trará resultados. 

Ah! E como eu falei que marketing é tudo que você faz dentro e fora do seu negócio, cuide bem da sua reputação e credibilidade, porque isso também é marketing! 

Papel do marketing no consultório

Falando agora especificamente do papel do Marketing dentro do consultório, todos os detalhes são importantes! Lembro de uma palestra que vi da Nísia Teles sobre Marketing Sensorial na Odontologia e a partir daquele dia minha percepção mudou e eu entendi que é possível conquistar o paciente em todos os sentidos! O que o paciente vê, escuta e sente pode sim interferir na decisão dele! 

Será que todos os dentistas se preocupam com a comunicação visual em seus consultórios? A fachada do consultório, o conteúdo que está passando na TV, a organização e limpeza dos ambientes, a papelaria, os recursos visuais para explicar seu problema e a possível solução, entre outros, tudo é importante! 

Uma pergunta que costumo fazer para os dentistas é essa: “O que você faz para deixar seu paciente apaixonado?” Essa pergunta leva muitos a refletirem e atentarem para os detalhes antes negligenciados. 

Quer saber mais? Confira uma playlist completa no Youtube da Dental Speed sobre a Jornada do Marketing Pessoal.

Dicas essenciais para cuidar melhor do seu marketing

Para facilitar, vou listar aqui 5 atitudes que podem ajudar você a cuidar melhor do seu marketing: 

  • Conheça melhor seu paciente, entenda suas dúvidas, seus medos e como ele gostaria de ser atendido;  
  • Use sua rede social para levar informação de valor, para comunicar onde você está localizado, qual problema resolve e qual experiência você promove em seu consultório; 
  • Tire fotos e vídeos autorais para tornar sua comunicação única! 
  • Invista em sua papelaria! Receituário, Fichas clínicas, cartões de visita, recibos etc. precisam carregar sua marca!  
  • Itens como: kit de saúde bucal e mimos carregam muito sobre você e o quanto você conhece seu paciente! Invista nesses itens! 
Destaques em Impressos odontológicos Dental Speed

Tudo comunica! Tudo gera valor! Inclusive a papelaria personalizada é algo que poucos se preocupam. Costumo falar que ter um material personalizado ajuda a aumentar a percepção de valor do paciente e ajuda a fixar a marca na mente dele! 

Outra ação extremamente estratégica é preparar kits de saúde bucal personalizados para os pacientes! Eles amam! Quem não gosta de um brinde? Então, o dentista possui inúmeras oportunidades de impactar seu paciente! 

Estamos na Era da experiência e ganha o jogo quem conquista mais, quem cuida mais e, principalmente, quem se comunica melhor! 

Ficou claro o que é Marketing e a importância de cuidar dele? 

Você precisa atentar para esse assunto! Essa função é essencial para o crescimento e manutenção do seu negócio e para o fortalecimento do seu nome também!  

E foi pensando na importância desse assunto que a Dental Speed publicou esse artigo!  

Além disso, a Dental Speed possui uma área exclusiva para que o dentista possa personalizar seus materiais impressos e encomendar seus kits de saúde bucal de maneira personalizada, então explore todos esses detalhes e ofereça uma experiência única para seus pacientes!

Compra de produtos odontológicos através do aplicativo dental speed
Produtos mostrados:
Por que dentistas não devem terceirizar o marketing do consultório?

Cartão de Visita Dente Color

Dental Speed
Por que dentistas não devem terceirizar o marketing do consultório?

Cartão de Visita Linha Class

Dental Speed
Por que dentistas não devem terceirizar o marketing do consultório?

Cartão de Visita Orto Color

Dental Speed
Por que dentistas não devem terceirizar o marketing do consultório?

Cartão de Visita Sorria

Dental Speed
Por que dentistas não devem terceirizar o marketing do consultório?

Cartões de Visita Dentista Dental Speed

Dental Speed
Por que dentistas não devem terceirizar o marketing do consultório?

Cartão de Visita Pocket Dentecórnio

Dental Speed

Conteúdo relacionado

Eletroterapia na Odontologia

Eletroterapia na Odontologia

Harmonização Orofacial
A eletroterapia está cada vez mais presente nos consultórios odontológicos, principalmente na especialidade de Harmonização Orofacial. Veja as principais características deste recuso terapêutico e os benefícios para a Odontologia.