Página Inicial Odontologia Quais os instrumentos odontológicos mais utilizados no consultório?
OdontologiaUniversitários

Quais os instrumentos odontológicos mais utilizados no consultório?

0405 Capa instrumentais odontológicos
0405 Capa instrumentais odontológicos

Antes de mais nada, os instrumentos odontológicos foram desenvolvidos para atender as necessidades do dentista durante o atendimento clínico no exercício das especialidades clínicas.

Contudo, é muito comum Universitários e estudantes de cursos técnicos terem dúvidas sobre a funcionalidade de cada instrumental.

Conhecer os instrumentais odontológicos e suas indicações de uso é muito importante para entender como os materiais são utilizados e o passo a passo dos procedimentos clínicos. 

Neste texto, vamos conversar sobre os instrumentos odontológicos mais utilizados por profissionais e estudantes de odontologia.  

Confira todas as funcionalidades e como organizá-los para otimizar o atendimento clínico. 

Qual a função dos instrumentos odontológicos?

Os instrumentais odontológicos são imateriais e equipamentos utilizados pelo dentista para avaliar o paciente e realizar o tratamento clínico 

São utilizados pelo cirurgião – dentista e equipe de saúde bucal em diversos procedimentos. No entanto, alguns instrumentais são utilizados por todas as especialidades, e outros são específicos de cada especialidade odontológica. 

Como por exemplo: as limas, geralmente usadas por endodontistas, as curetas periodontais por periodontistas e as moldeiras pelos protesistas. 

Os instrumentos são classificados em instrumentos para exame clínico e instrumentos para procedimentos. 

Os instrumentais para exame clínico odontológico são utilizados para avaliar a saúde bucal do paciente e determinar qual é o tratamento necessário. 

Já os instrumentais para procedimentos odontológicos são utilizados para o dentista realizar o tratamento odontológico, após fechar o diagnóstico. 

Os instrumentos odontológicos também são chamados de artigos odontológicos e são classificados em artigos críticos, semicríticos e não críticos. 

Instrumentais para dia a dia do consultório odontológico na Dental Speed

Artigos odontológicos críticos

Quando falamos de artigos odontológicos críticos, nos referimos aos materiais utilizados em procedimentos de alto risco para desenvolvimento de infecções, ou que penetram pela pele ou mucosa.

Instrumentos odontológicos críticos:

Artigos odontológicos semicríticos

Já os artigos odontológicos semicríticos, são materiais que entram em contato com pele e mucosas íntegras e não integras.

Instrumentos odontológicos semicríticos:

  • Espelhos clínicos;
  • Moldeiras;
  • Condensadores;
  • Instrumentais para resina;
  • Etc.

Artigos odontológicos não críticos

Os artigos odontológicos não críticos são materiais utilizados em procedimentos com baixo risco de desenvolvimento de infecção, ou que entram em contato apenas com pele íntegra.

Instrumentos odontológicos não críticos:

  • Superfícies do equipo odontológico;
  • Placas de vidro;
  • Potes Dappen;
  • Arco de Young;
  • Etc.

Complemente sua leitura sobre a escolha de materiais odontológicos 👉 Como acertar na escolha dos materiais cirúrgicos odontológicos? – Dental Speed ou Materiais odontológicos: conheça quais são e suas funções. – Dental Speed

Quais são os principais instrumentos odontológicos?

A lista de instrumentais utilizados no consultório é imensa. Separamos os principais instrumentos odontológicos, que são a base para todas as especialidades, pois cada especialidade odontológica possui sua lista de materiais. 

Conheça os principais instrumentais odontológicos e suas funções: 

Instrumentais para exame clínico odontológico:

Espelho bucal

O espelho é muito utilizado para exames clínicos ou para o dentista melhorar sua visão durante o procedimento. Porém, os espelhos podem ser côncavos ou convexos. Contudo, é importante se considerar que o espelho e o cabo do espelho são vendidos separadamente.

Sonda exploradora

A sonda exploradora é usada para inspeção de tecido cariado ou qualquer outra alteração dental.

Pinça clínica

A pinça clínica é utilizada para pinçar e manusear materiais, levando-os até a boca do paciente.

Bandejas metálicas

As bandejas metálicas são apropriadas para a colocação dos instrumentos que serão utilizados durante uma sessão de atendimento. Nesse sentido, elas são fabricadas em aço inox e podem ser encontradas em diversos tamanhos, podendo ou não apresentar divisórias.

Instrumentais para procedimento clínico odontológico – lista básica 

Seringa carpule

A seringa de carpule é indicada fazer a injeção de anestésicos ou de medicação intracanal.

Escavador / Colher de dentina

O escavador de dentina é utilizado para escavar o tecido cariado, auxiliando o dentista no diagnóstico dos danos causados pela cárie.

Hollemback

A espátula Hollemback é indicada para fazer inserção de material pastoso no preparo cavitário.

Cubas metálicas

As cubas metálicas são feitas em aço inox e estão disponíveis em diversas formas e tamanhos. Contudo, atualmente são utilizadas para a colocação de substâncias como álcool iodado e solução fisiológica.

Cubas de borracha

As cubas de borracha são flexíveis e indicadas para a manipulação de alginato.

Conjunto de fórceps odontológico

O fórceps odontológico é um instrumento cirúrgico utilizado para a extração de dentes e suas raízes.

Brocas odontológicas

As brocas, também chamadas de pontas diamantadas, apresentam diversas funcionalidades. Sendo assim, podem ser usadas na remoção de material cariado, preparo cavitário , preparo endodôntico, corte de tecido ósseo, corte de metal, acabamento e polimento de materiais restauradores diretos e indiretos.

Além disso, elas também podem ser usadas em peça reta, caneta de alta e baixa rotação, motor endodôntico, motor de implantes e equipamento de ultrassom.

biosseguranca-dental-speed

Como organizar e limpar os instrumentos odontológicos?

Após o uso, os instrumentos devem ser limpos, desinfectados e esterilizados em embalagens próprias, seguindo as orientação da vigilância sanitária.

A melhor forma de organizar os instrumentais é separá-los por categorias, ou seja, embalar e armazenar os produtos de acordo com os tipos de procedimentos clínicos.

A categorização dos materiais, além de otimizar o atendimento, facilita o processo de esterilização e o controle da durabilidade dos instrumentais.

Outra dica é criar um registro da lista dos instrumentos do consultório, com nome, quantidade de cada instrumento, data de compra e número de usos/esterilizações. Isso ajuda na avaliação da vida útil do material e na decisão de quando repor cada instrumento.

O registro pode ser feito em planilhas, softwares de gestão ou documentos de texto como um inventário.

É importante também ter um local específico para armazenamento dos instrumentais, para facilitar a organização e evitar quebra e a contaminação das embalagens com os materiais esterilizados.

Os artigos que apresentam cabos podem ser identificados com elásticos autoclaváveis, para facilitar a organização de kits por especialidades.

Você pode autoclavar os instrumentais em kits por especialidade ou em kits de instrumentos odontológicos que serão utilizados em cada procedimento, embalá-los em um envelope de papel para autoclave, e esterilizar os conjuntos de instrumentais.

Além disso, os instrumentais podem ser esterilizados na bandeja metálica ou individualmente nos envelopes, não podendo esquecer de marcar a data da esterilização.

Por fim, após sua esterilização, os envelopes contendo os instrumentos dever ser armazenados com embalagens apropriadas em armários fechados.

Aqui na Dental Speed temos uma linha completa de instrumentais para exame clínico e procedimentos para todas as especialidades. Clique aqui e conheça a linha de instrumentais odontológicos da Dental Speed. 

Dúvidas sobre o assunto? Escreva aqui nos comentários!

Publicado por
Dra. Fernanda Skupien

Cirurgiã-dentista pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em endodontia pelo Hospital Geral do Exército de São Paulo (HGESP) e especialista em marketing pela Universidade Mackenzie.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....