Página Inicial Odontologia Como fortalecer a autoestima e a autoconfiança
Odontologia

Como fortalecer a autoestima e a autoconfiança

capa blog2
capa blog2

Autoestima nada mais é que a soma do valor dedicado a nós mesmas e a nossa capacidade de nos amar. É o ato de “amar a si mesmo”, que requer atitudes como o autorrespeito e a autoaceitação. Só conseguimos atingir esses pilares através do autoconhecimento, que consiste em ter consciência de nossa história e dos aspectos da nossa personalidade. A autoconfiança, de acordo com a psicologia é “acreditar em nossos pensamentos e decisões, tendo coerência em nossas ideias e ações”.

Quando falamos em autoestima, sabemos que ela se fortalece sempre que alimentamos positivamente o nosso “eu interior”, esses sentimentos agem em harmonia na construção de nossa autoimagem e fazem parte do conceito de autoestima.

Agora, que já entendemos o conceito, como manter a autoestima elevada e fortalecida?

Manter a autoestima estável também está relacionado ao nosso senso de autopreservação. Quando nos preservamos, as cargas de ansiedade e stress diminuem, já que conseguimos olhar de forma amável para nós e para os outros.

As dicas a seguir vão te auxiliar nessa caminhada de auto-amor e fortalecimento da sua autoestima e consequentemente, atingindo a autoconfiança.

Desenvolva o seu autoconhecimento

Ninguém consegue lidar com aquilo que não conhece. Como amar a si mesma sem ao menos conhecer a sua própria essência? Impossível! Por isso, busque descobrir quem você é. Reconheça suas qualidades, seus valores, seu propósito e também o que pode melhorar.

Olhe-se como alguém que possui potencial para abrir os horizontes, ampliar as habilidades, compartilhar coisas boas com quem está ao redor. Desenvolver o autoconhecimento é o primeiro passo para ter uma relação de amor duradoura com você mesma.

Respeite seu processo

Embora todos nós já tenhamos vivido momentos que causaram dor, o que pode ter gerado em você uma crença limitante. Uma vez, que não podemos mudar o passado,  podemos dar a ele significados que podem tornar o nosso presente e um futuro melhor. Honrar e respeitar a sua história, é dar a estes momentos de dor vividos no passado um novo significado, extraindo as melhores lições dessas situações e aproveitando também os momentos de alegria, para tornar a vida mais leve,tranquila e produtiva.

Instrumentais para dia a dia do consultório odontológico na Dental Speed

Pratique o autocuidado

Desse modo, tire um tempo para você e se organize para isso acontecer de forma mais leve. Todos nós precisamos de cuidados. A autoestima é composta também de fatores físicos. Por isso, é essencial que você cuide da saúde mental e do corpo, afinal, ele é a máquina que faz tudo funcionar. Pratique uma atividade física que te traga prazer, pense que você está dando um presentão pro seu corpo. Leia livros, desligue-se do trabalho por um momento que seja. Ouça música, cuide da pele e da aparência. Faça o que gosta!  Acredite, tudo isso vai te trazer a alegria de viver e o orgulho de ser quem você é.

Não se compare

No item anterior, falei sobre cuidar da aparência, entretanto, quem decide como fazer isso é você e mais ninguém. Por isso, a minha dica é que você esqueça e deixe de lado todo e qualquer tipo de padrão de beleza que lhe foi imposto ao longo de sua vida, pois eles são praticamente irreais e só servem para mexer com a autoestima de qualquer ser humano, principalmente de nós mulheres. Você é única, perfeita e singular, do jeitinho que é. Afinal, esse é o seu superpoder e o que te difere de qualquer outra pessoa. Se empodere disso e esqueça as comparações. Até porque, a comparação não agrega em nada justamente pelo fato de que cada pessoa tem a sua trajetória, jeito de ser, forma de lidar com as situações e desafios do dia a dia, é isso que torna cada mulher um ser verdadeiramente único e especial.

Alimente boas relações

Igualmente, construir relações saudáveis é outra excelente forma de potencializar ainda mais a sua autoestima. Isso porque as pessoas que nos querem bem geralmente são as que recorremos quando precisamos de apoio. São elas que vão te lembrar a mulher poderosa que você é, mesmo quando estiver com dificuldades de sentir assim. É normal ter esses momentos, por esse motivo a autoestima é uma prática diária.

Além disso, procure ter sempre por perto seus amigos e familiares entre outras pessoas com as quais você sabe que pode contar, não só nos momentos de dificuldades, mas também para celebrar os bons momentos que a vida proporciona.

Empodere outras mulheres

É provável que algo que você já passou, outras mulheres também podem estar enfrentando. Sendo assim, o que pode fazer por você e por estas mulheres é ajudá-las a trabalhar o seu próprio empoderamento.

Mostre a elas, sempre que tiver oportunidade, que as admira, e que o problema vai passar. Ajude no que puder ajudar. Demonstre orgulho da história que construíram com o passar do tempo, da força que tiveram e que têm para lutar por seus sonhos e objetivos, por não terem se deixado abater nos momentos de dificuldade.

Fazendo isso, quando você menos perceber, terá construído uma rede de mulheres que se ajudam e se empenham em empoderar umas às outras em todos os momentos.

Por fim, estes são os pilares da autoestima elevada e fortalecida que trazem consequentemente, o desenvolvimento da autoconfiança. Praticando essas dicas diariamente, vai perceber que a vida se torna mais leve, vai tomar decisões mais seguras e se priorizar sempre que necessário sem medo ou culpa.

Desta forma, confiando em si mesma, você vai potencializar a mulher que tem se tornado, vai sustentar o que defende, o que pensa e até o que veste.

Ninguém para uma mulher que é fiel a si mesma e comprometida com sua própria jornada.

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....