Página Inicial Artigos mais lidos Odontologia clínica: o que é e como atuar nessa área
Artigos mais lidos

Odontologia clínica: o que é e como atuar nessa área

Após a graduação surgem muitas dúvidas na vida do estudante de Odontologia recém-formado, a principal delas é em relação a que área seguir com o diploma, agora, em mãos.

Diante deste cenário, muitas vezes desesperador, grande parte desses novos profissionais acreditam que a única saída para ter seu espaço dentro da Odontologia é realizando uma especialização ou seguindo a área acadêmica. Porém, decisões precipitadas podem gerar reflexos desnecessários no futuro.

Ao longo do texto, confira o que é Odontologia clínica, quais as principais competências de um Clínico Geral e como atuar a área que é uma excelente escolha para quem está começando a carreira como Cirurgião-Dentista.

O que é Odontologia Clínica?

Quando pensamos no exercício prático da odontologia, temos a figura do Cirurgião-Dentista realizando algum procedimento em área específica, mas o que muitas vezes não nos atentamos é que todo Dentista pode realizar diversos procedimentos sem precisar ter uma especialização.

Tal atuação é denominada Odontologia clínica, que se trata da função do clínico geral realizada pelo Cirurgião-Dentista.

Nesses casos, a área de atuação desse profissional é muito grande e preciosa, é através dela que os problemas bucais corriqueiros são diagnosticados, prevenidos, tratados e/ou encaminhados.

Quais as responsabilidades de um Dentista Clínico-Geral?

No dia a dia encontramos a Odontologia clínica em vários setores, partimos do princípio de que é através dela que o primeiro contato com o paciente é estabelecido.

Sendo assim, é extremamente comum que o Clínico Geral seja responsável não só pelo diagnóstico e tratamento de doenças bucais, mas também da adequação do meio bucal e orientações de higiene.

É esse profissional que realiza todo o atendimento básico, garantindo a saúde da gengiva, língua e dos dentes, a qualidade da oclusão e higiene bucal do paciente.

Dentre os procedimentos mais comuns que o clinico geral trabalha podemos citar:                                                                                                          

  • raspagem de tártaro;
  • restaurações;
  • ajustes e polimentos de restaurações;
  • remoção de cáries;
  • profilaxia;
  • orientações sobre a correta higiene bucal;
  • atendimentos de urgência;
  • aplicação de flúor.

Perfil de um cirurgião-dentista clínico geral

Embora pareça simples, além de dominar os conhecimentos necessários para pratica profissional e se manter atualizado sobre as novidades na área, o dentista clínico geral precisa ter um perfil para executar tal função. 

Dentro desse perfil alguns requisitos são fundamentais, como: 

  • boa coordenação motora;
  • capacidade de concentração;
  • conhecimento técnico;
  • experiência prática;
  • habilidade manual.

Além disso, em virtude de lidar com pessoas, é fundamental que esse profissional tenha boas habilidades interpessoais também, ou seja, saiba conversar com clareza, solucionar problemas e não seja preferencialmente introspectivo.

Sendo assim, partimos do pressuposto que após formado, todo Cirurgião-Dentista esteja apto a atuar dentro da odontologia clínica realizando procedimentos básicos, atendendo urgências e dando orientações técnicas de higiene bucal para todas as idades.

Isso porque os procedimentos realizados pelos clínicos gerais fazem parte da rotina de cuidados com a saúde bucal.

Dessa forma, pode ser mais fácil encontrar vagas para trabalhar nesta área do que em outras especialidades.

Principais materiais odontológicos utilizados pelo Clínico Geral

Como podemos observar, há uma gama de procedimentos que podem ser realizados pelo clínico geral dentro da Odontologia clínica.

Logo, é possível mencionar a utilização de muitos produtos e equipamentos que estão presentes no dia a dia desses profissionais dentro do consultório, abrangendo desde materiais descartáveis até instrumentais e aparelhos.

Sendo assim, alguns itens dessa grande lista são:

  • Aparelho de raios x;
  • Autoclave;
  • Seladora;
  • Fotopolimerizador;
  • Máscara;
  • Gorro;
  • Luva;
  • Propé;
  • Sugador;
  • Agulha descartável;
  • Gaze;
  • Algodão;
  • Lâmina de bisturi;
  • Fio de sutura;
  • Embalagem para esterilizar materiais na autoclave.

Além dos itens citados, existem também materiais de consumo que podem servir não apenas para o clínico geral, mas para diversas outras especialidades.

Assim, para facilitar a vida do profissional nos dias de hoje, cada vez mais temos a compra online como uma aliada.

E o site da Dental Speed é o exemplo mais completo de onde podemos encontrar os melhores produtos para nossas atividades clínicas..

A seguir, vamos conhecer alguns deles:

Ácido fosfórico 37%: utilizado em consistência gel para realizar condicionamento ácido em esmalte e dentina.

Adesivo dental: biomaterial utilizado para promover a união de materiais resinosos a substratos, sendo tecidos dentários ou materiais odontológicos. Porém, para a adesão acontecer é necessário realizar o condicionamento ácido da estrutura dentária.

Resina composta fotopolimerizavel: biomaterial utilizado em restaurações diretas e indiretas, tanto em dentes anteriores como posteriores.

Cimentos odontológicos: biomateriais que possuem uma grande variedade de aplicações e apresentam diferentes composições, agindo por retenção mecânica ou adesão.

Para cada procedimento odontológico é indicado um cimento específico. Sendo assim, podem ser utilizados para:

  • proteção do complexo dentina-polpa;
  • restaurações temporárias;
  • cimentação de peças protéticas provisórias e definitivas;
  • cimentação de dispositivos ortodônticos;
  • proteção após procedimentos cirúrgicos;
  • tratamentos endodônticos.

Material de moldagem: biomaterial responsável pela reprodução de estruturas intraorais para a confecção de modelos de estudo e modelos de trabalho. Sobretudo, os mais utilizados são alginato, silicone de condensação e silicone de adição.

Flúor: utilizados nas formas gel, verniz ou solução para remineralizar o esmalte dental.

Pasta profilática: Indicada para procedimentos profiláticos para remoção de biofilme e manchas superficiais.

Enxaguantes: Indicados para a manutenção da higiene bucal e no tratamento da gengivite, mau hálito e doenças periodontais.

Por fim, pudemos compreender que, apesar de a Odontologia Clínica não necessitar de uma especialização como as demais áreas da Odontologia, ela não deixa de ser fundamental para a manutenção da saúde bucal dos pacientes.

Pelo contrário, é através dela que o paciente tem o primeiro contato com o Cirurgião-Dentista e ciência do seu quadro clínico bucal, diagnóstico, planejamento do tratamento, recebe orientações e pode ou não ser encaminhado a outro profissional.

Em outras palavras, trata-se de uma área muito ampla e importante dentro da Odontologia.

Gostou deste conteúdo? Escreva aqui nos comentários. Vamos adorar falar com você.

Quer ler mais conteúdos que contribuem para sua carreira como Cirurgião-Dentista? Confira algumas matérias especiais publicadas aqui no Eu Amo Odonto:

Odontologia do Esporte – Tudo sobre a especialidade

Kit acadêmico odontológico: veja como manter seu kit sempre novo!

Referências:

4 características da Odontologia Clínica. Blog Centro Universitário Unileão, [S. l.], p. 1-1, 20 ago. 2021. Disponível em: https://unileao.edu.br/blog/odontologia-clinica/. Acesso em: 18 abr. 2023.

O QUE é Odontologia Clínica? Como atuar?. DVI Radiologia, [S. l.], p. 1-1, 8 mar. 2021. Disponível em: https://www.dviradiologia.com.br/2021/03/08/o-que-e-odontologia-clinica-como-atuar/. Acesso em: 18 abr. 2023.

ODONTOLOGIA Clínica: O Quê É E Quais São As Demais Especializações. EMPREENDEDOR DENTISTA, [S. l.], p. 1-1, 25 nov. 2019. Disponível em: https://empreendedordentista.com.br/odontologia-clinica/. Acesso em: 18 abr. 2023.

MATERIAIS odontológicos: conheça quais são e suas funções. Blog Eu Amo Odonto, [S. l.], p. 1-1, 2 jun. 2021. Disponível em: https://blog.dentalspeed.com/materiais-odontologicos-conheca-quais-sao-e-suas-funcoes/. Acesso em: 18 abr. 2023.

Publicado por
Dra. Thainara Assumpção

Cirurgião-dentista (CRO/SP 130509) graduada pela UNESP e com especialização em Odontologia Clínica e Estética

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Artigos mais lidosEndodontia

Conheça as Principais Técnicas de Obturação Endodôntica

A busca pelo sucesso endodôntico inicia-se com um correto diagnóstico e planejamento...

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...

Artigos mais lidos

Lesões benignas x Lesões malignas na cavidade bucal

A cavidade bucal é sede de diversas patologias de etiopatogenias variadas. Dentre...