Consultório Digital na odontologia
Os programas odontológicos foram criados para que os usuários comuns e não especialistas em informática pudessem utilizá-los. A facilidade e o aprimoramento dos programas permitem que o profissional da saúde hoje se preocupe mais com a consulta do que com a ferramenta em questão.
De alguns anos pra cá, muitos consultórios odontológicos vêm digitalizando suas informações. Algumas objeções já foram feitas por alguns especialistas, como a questão do custo, o distanciamento do paciente, os problemas técnicos, mas hoje esse avanço se tornou imprescindível, e um diferencial para as clínicas e consultórios odontológicos.
Os computadores já estavam sendo utilizados em grande escala nas clínicas odontológicas desde a década de 90 nos EUA, com a evolução dos programas de prontuários, os mesmos adquiriram uma independência do suporte técnico e hoje disponibilizam de um sistema operacional muito mais prático, autoexplicativo, claro, ilustrado, proporcionando uma melhor performance e expansão nas necessidades do profissional.
A nova geração de programas permite atualizações rápidas, e o aperfeiçoamento do sistema contribui para um avanço no atendimento odontológico que será incorporado pela maioria dos consultórios em pouco tempo. É melhor correr para não ficar para trás.
Prontuários Digitais e o Armazenamento de Informações
A identificação humana habitualmente é realizada por meio das polpas digitais, DNA e comparação dentária. O rápido desenvolvimento tecnológico vem auxiliando todas as profissões no planejamento, execução e organização das informações, atendimentos e serviços prestados.
O prontuário odontológico, adequadamente estruturado e devidamente arquivado, é indispensável para a garantia do tratamento, tanto para o profissional quanto para o paciente. Este prontuário pode ser feito em uma rotina que começa no cadastro, contendo dados pessoais, endereço e responsável, anamnese, exame clínico, a proposição, horários, formas de pagamento, o contrato, acompanhamento clínico e autorização do tratamento.
Componentes eventuais também podem estar presentes como encaminhamentos, solicitação de exames e pareceres, prescrição de medicamentos, recomendações, atestados, relatórios clínicos e autorização, para uso de imagem, assim como a assinatura do paciente ou responsável legal.
O prontuário odontológico pode ser considerado como um conjunto de documentos padronizados, ordenados e concisos, destinados ao registro dos cuidados odontológicos prestados ao paciente. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) propôs um modelo de prontuário, no qual os documentos foram divididos em fundamentais e suplementares. Além da sua importância na clínica odontológica, o prontuário pode ser usado com a finalidade jurídica, pericial e na identificação odontolegal.
Porque digitalizar o seu consultório odontológico?
A tecnologia visa melhorar e organizar as informações e documentos no consultório. Nos sistemas de prontuários digitais, o profissional tem acesso a todos os dados do paciente online, pode realizar o agendamento de forma fácil e, ainda, gerenciar os processos com as operadoras de saúde.
Além disso ter acesso a gráficos de acompanhamento de pacientes e acompanhamento dos resultados de exames também estão no pacote, e o melhor: o sistema é completamente adaptável às necessidades de cada consultório, e conta com recursos específicos para cada especialidade.
Esse tipo de serviço também proporciona economia de recursos e tempo. Com o prontuário eletrônico, fica muito mais fácil acompanhar o histórico do paciente, resultados de exames, de forma organizada e prática.
Já os consultórios que trabalham com planos de saúde também se beneficiam. A ferramenta automatiza o preenchimento das guias TISS (Guia de Troca de Informações na Saúde Suplementar) e faz a emissão e o envio deste documento totalmente online.
Outro benefício é permitir o envio de alertas por mensagem de texto (SMS) e o acesso ao prontuário do paciente e agenda via aplicativo de celular, evitando ligações telefônicas e o esquecimento das consultas por parte dos pacientes, por exemplo.
Recursos digitais para o consultório odontológico
A radiografia digital e a tomografia computadorizada são tecnologias que chegaram para facilitar a vida do Dentista. A radiologia digital não é propriamente uma novidade, foi desenvolvida há 20 anos e chegou ao Brasil na década de 90, mas sua comercialização começou de fato a partir do ano 2000 e só a partir de 2008 é que os dentistas brasileiros começaram a apostar neste recurso tecnológico, otimizando a rotina dos consultórios.
O planejamento e diagnóstico, ficaram mais práticos e eficientes, sem contar a qualidade da imagem e a rapidez do diagnóstico.
Mas muitos profissionais se questionam sobre o custo deste aparato tecnológico. O dentista não precisa ter toda essa tecnologia em seu consultório, não precisará fazer um alto investimento para ter essas vantagens. As clínicas e consultórios de odontologia podem fazer parcerias com os centros radiológicos já equipados e receberem a radiografia do paciente por e-mail.
Produtividade, economia e praticidade são os principais benefícios da tecnologia agregada à odontologia, não só por melhorar o padrão de atendimento, mas também por otimizar a comunicação entre os próprios dentistas.
Hoje os dentistas podem compartilhar as imagens digitalizadas com outros profissionais para obterem opiniões e discutirem os casos. Além da redução do tempo de exposição do paciente à radiação, comparado ao sistema convencional.
Na prática, a imagem da tomografia computadorizada é mais fiel à anatomia do complexo maxilomandibular do paciente, pela tridimensionalidade e pela precisão milimétrica.
Assim, são fornecidos mais detalhes para um diagnóstico mais seguro e para o planejamento do tratamento ou cirurgia a ser realizado.
Com a manipulação das imagens tomográficas é possível identificar e delinear processos patológicos, visualizar dentes retidos, mostrar os componentes ósseos da articulação temporomandibular e os leitos para implantes dentários.
Existe também, a moldagem digital feita através de um scanner intra-oral, substituindo as moldagens convencionais. O dente ou a boca moldada já vai direto para o computador. Esse processo permite que um dente seja feito em poucas horas. A adaptação é de encaixe perfeito e milimétrico, aumentando a longevidade e o sucesso do procedimento.
Para adquirir um prontuário digital e outros recursos digitais disponíveis para consultórios, consulte nosso especialista e faça uma pesquisa das opções disponíveis no mercado, veja qual o programa mais adequado para o seu consultório e verifique a configuração do software, a compatibilidade com o seu computador, o processamento e armazenamento de informações, além do manuseio do programa no dia a dia.
Estes recursos não só facilitam a rotina da clínica, como também a vida do paciente, tornando-se um diferencial para as clínicas e consultórios.
- Venha se preparar para o CIOSP 2022 – Dental Speed - 14 de junho de 2022
- Juntou, Trocou – O programa de selos da Dental Speed - 9 de maio de 2022
- Mitos e verdades da Ortodontia - 5 de maio de 2022