Página Inicial Gestão e Marketing O Carimbo do Dentista e sua Importância
Gestão e MarketingOdontologia

O Carimbo do Dentista e sua Importância

Saiba qual é o símbolo da odontologia e seu significado min
2906 Capa Blog Saiba qual é o símbolo da odontologia e seu significado min

Muitos são os relatos de pacientes sobre a negativa de laboratórios, farmácias e RH de empresas de documentos assinados e carimbados por Dentistas. E eu, como profissional, me sinto extremamente constrangida por essa situação ainda acontecer.

Acredito que seja uma questão de “conveniência” de quem não aceita essa documentação, mas nosso carimbo tem importância e nossas prescrições, solicitações de exames e atestados tem respaldo jurídico, não podendo ser rejeitados. Obviamente que questionamentos podem ser feitos caso haja suspeita de fraudes ou outras irregularidades.

No que diz respeito à PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS, a Lei Federal n° 5081/66 assegura nosso direito de receitar medicamentos aos nossos pacientes, inclusive medicação de urgência no caso de acidentes graves ou situações que comprometam a vida/saúde do paciente. As receitas só podem ser recusadas caso haja rasuras ou preenchimento incompleto/errado e, também, quando não são legíveis! Devem ser carimbadas e datadas, as orientações ao paciente precisam ser claras e feitas de forma que ele entenda como tomar a medicação. Eu, por exemplo, costumo anotar os horários que a medicação precisa ser tomada em vez de utilizar o termo “de X em X horas”.

Para ATESTADOS/DECLARAÇÕES, está previsto no Artigo 6° parágrafo III da Lei n° 5081/66, que o Dentista pode “Atestar, no setor de sua atividade profissional, estados mórbidos e outros, inclusive para justificação de faltas ao emprego”. Devem constar no documento o nome completo, numero de documento de identificação do paciente, endereço, fim a que se destina, tempo de permanência durante o tratamento, data, carimbo e assinatura. No caso de atestados, o CID (Classificação Internacional de Doenças) só deve ser informado SE SOLICITADO PELO PACIENTE, pois é nossa obrigação zelar pela privacidade e sigilo profissional. Caso o RH de uma empresa negue o documento emitido pelo CD, o trabalhador pode procurar seus direitos junto à Delegacia Regional do Trabalho ou Sindicato.

Para PEDIDOS DE EXAMES a Lei Federal n° 5081/66, lei 9656/98 e as normativas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) asseguram nosso direito de solicitar exames complementares, sejam imagens (radiografias, ressonâncias, tomografias) ou laboratoriais, incluindo Risco Cirúrgico e Internações. A Súmula Normativa n° 11 da ANS é bem clara quanto a isso!

Tem sido muito comum a reclamação de beneficiários de planos de saúde a negativa por parte de laboratórios e clínicas especializadas de realizar os procedimentos solicitados por Dentistas. Em casos assim, caso o documento não tenha rasuras ou erros de preenchimento, o paciente precisa se certificar de que o plano que ele possui oferece a cobertura para o exame pedido. Se houver a cobertura e ele não puder ser realizado por ter sido emitido por um Dentista, o paciente deve fazer a denúncia em órgãos competentes, como PROCON, CRO e ANS.

*Juliana Lemes é graduada pela UNESP-SJC, atua em clínica geral e estética dental. Dentista 10h por dia, “escritora” nas horas vagas e “maquiadora” de vez em quando – das resinas, dos clareamentos, dos sorrisos e dos pincéis!

Publicado por
Dra. Juliana Lemes

Graduada pela UNESP-SJC e atua em clínica geral e estética dental.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...