Autor: Dr. Thiago Coleta

Considerações

Os bráquetes cristalinos possuem material muito friável e, por isso, podem fraturar inconvenientemente durante a sua retirada, deixando fragmentos de porcelana ou safira aderidos ao dente.

Diante dos remanescentes, ortodontistas necessitam de brocas que façam esse desgaste do material cristalino e da resina residual aderida ao dente, sem causar danos ao esmalte e atingir um polimento e brilho final ao elemento dentário que recebeu o tratamento ortodôntico.

Tratamento

Caso clínico de uma paciente adulta (30 anos), gênero feminino, na qual foi realizada a remoção dos bráquetes. Durante o processo de remoção, alguns bráquetes fraturaram devido à pressão do alicate.  Para remoção do fragmento, utilizou-se, primeiramente, as pedras de Arkansas FG (granulações grossa e fina) do KIT PARA ORTODONTIA – REMOÇÃO DE COLA DE BRAQUETES ESTÉTICOS – AMERICAN BURRS. A resina resídua aderida ao dente foi removida com a fase 1 dos Polidores de Resina CA (granulação grossa) nos 4 formatos sugeridos pela American Burrs. Por fim, foi realizado o polimento e brilho com a fase 3 – GRANULAÇÃO ULTRA FINA – BRILHO FINAL, utilizando o modelo de polidor inserido no kit.

Conclusão

O Kit para Ortodondia – Remoção de Bráquetes Estéticos American Burrs utilizado no caso clínico permite remoção completa e eficaz dos fragmentos de bráquete cristalinos (mono ou policristalino) e resina, sem causar danos ou aquecimento ao elemento dentário. O refinamento do procedimento foi finalizado com os polidores, obtendo-se brilho e lisura superficial do esmalte. 

Artigos Relacionados