Dicas reforço positivo por Dra. Alessandra Souza

Mercado

Sabemos que na Odontopediatria, nós não somente nos prendemos no diagnóstico e terapêutica específicos, mas também para o processo de desenvolvimento e conduta na construção das emoções das crianças.

Quantos adultos, em consulta odontológica, revelaram seus temores por dentista? Existem dois tipos de medo: o medo objetivo – quando o paciente já passou por alguma experiência desagradável em outro profissional da área odontológica (medo objetivo direto) ou por alguma experiência negativa em ambientes semelhantes: médicos, vacina etc. (medo objetivo indireto). Existe também o medo subjetivo – quando a pessoa ainda não teve uma experiência concreta, mas por ouvir experiências do pai/mãe, ou de ver na televisão aqueles dentistas assustadores, é criado uma “ilusão”, um “pré-conceito” e o medo é gerado.

Nossa função como Odontopediatra é minimizar esses medos e receitas, utilizando de métodos de adaptação comportamental e de abordagens lúdicas durante o atendimento aos baixinhos.

Uma das técnicas de adaptação de comportamento, é o que chamamos de REFORÇO POSITIVO, que pode ser verbal – lançando palavras de incentivo durante o atendimento (“você está indo bem! ” “Olha quanta coragem! ”) e o reforço positivo em “recompensa”, onde no final do atendimento, a criança ganha um presentinho por ter colaborado e por ter conseguido concluir a etapa do dia!

No site da Dental Speed temos várias opções de mimos de reforço positivo, e separei:

1- Adesivo Animado

Toda criança gosta de adesivos, mas esses são especiais! Eles são fofinhos (em relevo), com ilustrações bem bonitinhas de dentinhos, pasta e escova de dente. Todas as crianças gostam bastante!

2- Caneta Odonto

Quem não ama canetas? Mas essas são mais que especiais! Elas têm o formato e dente, e é sempre um sucesso, até as crianças maiorzinhas gostam muito!!

3- Chaveiro DentFun

Os chaveiros em formato de espelho clínico são uma forma da criança já brincar com os coleguinhas, ou brincando de dentista com sua boneca! Os baixinhos gostam bastante, e não o usam apenas como adorno na mochila, mas como brinquedo!

4- Mini Lápis c/ Top Escova

Esses lápis tiram suspiros das crianças e dos pais! O lápis vem com uma borracha em formato de escova de dente, onde a criança ao “apagar” o papel, faz o movimento de uma escova de dentes! Muito legal!

Especialista Odpediatria, PosGrad Pac. Especiais, Mestranda e Profª Universitária