Conceito diferente em Resinas Compostas

Mercado

Introdução

A evolução das resinas compostas nos dá, atualmente, a oportunidade de trabalhar com materiais capazes de mimetizar quase que perfeitamente as características ópticas do elemento dental.

Por mais avançada que seja a tecnologia aplicada ao produto, este só será eficiente se o cirurgião dentista for capaz de entender o sistema de resinas que trabalha, a fim que seja possível aplicar de forma perfeita.

A Aura SDI é um sistema de resinas que funciona de forma simplificada, no qual as massas foram desenvolvidas simulando os diversos graus de saturação da dentina e de valor do esmalte.

Cor em dentes naturais

A escala Vita Classical é a forma mais difundida de comparação e seleção de cor de dentes naturais. Porém a utilização desta escala tem algumas limitações. As duas principais são:

– A grande maioria dos sistemas de resinas compostas não são fiéis a escala;

– A escala Vita baseia-se em apenas 2 dimensões da cor (matiz e croma), não levando em consideração a 3a dimensão (valor).

Para melhor entendimento, o matiz é a cor propriamente dita (A, B, C ou D). O croma pode ser definido como os níveis de saturação da cor, representado pelos números (ex.: A1, A2, A3, A3,5, A4).

O valor é a dimensão de cor que nos distingue se uma cor é mais luminosa (maior valor) ou menos luminosa (menor valor), dentro de uma escala de cinza. Por exemplo, um corpo mais opaco é mais luminoso (tem maior valor) e um corpo mais translúcido tem menor valor. Esta é a característica mais importante na hora de se observar as características do dente natural. Pensando no elemento dental, a dentina é a estrutura opaca e o esmalte é a estrutura translúcida.

Desta forma, fica mais fácil entender que as resinas com cores de dentina definem a cor do dente, e o esmalte funciona como um modulador do valor, ou seja, deixando os dentes mais claros ou mais acinzentados.

No sistema Aura – SDI, as cores de dentina foram definidas somente em função do croma. A partir da cor básica da dentina, a indústria desenvolveu cores mais saturadas (mais escuras) ou menos saturadas (mais brancas). As cores de dentina são chamadas de Dentin Chroma, representadas pela sigla DC e ordenadas por sua saturação sendo 7 para dentes naturais (DC1, DC2, DC3, DC4, DC5, DC6, DC7) e uma para dentes clareados (Db). As cores de esmalte são representadas pelas cores E1, E2 e E3 de acordo com o valor (de maior valor para menor valor). Uma escala de cor do compósito, fornecida junto ao kit, pode ajudar na seleção das massas de dentina e esmalte.

Estas características desta resina podem ser observadas nas imagens a seguir:

Artigos Relacionados