Registro Oclusal

O registro oclusal é uma forma de transferir para os modelos de estudo e trabalho as relações maxilo-mandibulares dos pacientes, objetivando a reprodução do que ocorre em boca.

Trata-se de um dispositivo que pode ser confeccionado em diversos materiais para que se transfira as relações inter-oclusais da boca para o laboratório.

Para qualquer reabilitação é importante o conhecimento das posições dentais, tendo o profissional uma visão clara da oclusão. A confecção do registro oclusal facilita a instalação de peças protéticas e resulta em menos ajustes para que o trabalho se adapte em boca.

Os registros podem ser feitos em cera, resina acrílica e silicones.

De maneira geral, os materiais devem possuir as seguintes características:

  • Não movimentar dentes ou tecidos moles;
  • Adaptação intra-oral e em modelos;
  • Copiar fielmente as relações dentais;

O mais usado é a cera rosa, porque possui um baixo custo, porém é o que menos confere fidelidade ao registro.

Mas o que avaliamos através de um registro de mordida?

Num primeiro momento, a posição de máxima Intercuspidação Habitual (MIH) que é aquele registro feito quando pedimos para o paciente morder! Então, avaliamos a falta ou não de dentes e a classe de má oclusão que o paciente está inserido. Porém, somente esses registros não bastam para a reabilitação do paciente.

É necessário, conhecer a dinâmica dos movimentos mandibulares para saber as interferências dentais que podem afetar na estabilidade da peça protética bem como agravar a saúde muscular.

Deve-se observar a Guia Anterior com a finalidade de verificar se os dentes anteriores entram em contato uns com os outros durante o movimento. Caso não exista toque anterior, significa que o movimento está sendo guiado por dentes posteriores, o que não deve ocorrer em dentes naturais.

O objetivo desse movimento é desocluir os dentes de trás.

Outro movimento importante a ser avaliado é o de Lateralidade Esquerda e Direta, onde avaliamos o lado de trabalho (para onde a mandíbula se desloca) e o lado de balanceio (lado oposto ao movimento mandibular).

Durante a movimentação, os dentes do lado de balanceio não devem tocar isoladamente, pois isso causa um desvio do padrão de movimento lateral.

Em relação ao lado de trabalho (para onde a mandíbula se desloca), avaliamos dois tipos de guia de superior (Guia do Dente Canino) e a que ocorre quando um grupo de dentes entra em contato simultaneamente, desocluindo os dentes do lado de balanceio (Desoclusão em Grupo).

Outro aspecto avaliado é se ocorre alguma interferência oclusal durante a MIH, que é quando há um contato prematuro, impedindo o movimento suave da mandíbula.

Após a moldagem e realização do registro oclusal e avaliação dos movimentos mandibulares, estamos prontos para a moldagem em articulador e planejamento do caso, de maneira correta, ajustando a mordida e oferecendo um bom prognóstico do tratamento do paciente.

O material ideal para um bom registro!

O silicone de adição Occlufast Rock é  específico para registros oclusais. Sua consistência é imperceptível para o paciente. Outra característica é sua dureza elevada após o tempo de presa! O que permite fresagem, além de evitar a compressão e o reposicionamento incorreto.

Características:

  • Consistência imperceptível;
  • Permanência mínima na boca;
  • Tixotropia: permite um controle fácil do posicionamento no plano oclusal;
  • Elevada dureza final (95 Shore A);
  • Fluidez ideal;
  • Elevada tixotropia;
  • Excelente estabilidade dimensional de até 30 dias;
  • Adaptação perfeita à superfície oclusal;
  • Rápido: Curta permanência na boca (1 minuto);
  • Não deforma com as variações de temperatura.

Requisitos fundamentais de uma material de registro oclusal

Ser fluido: O material deve apresentar consistência fluida para que o paciente feche a boca e não realize micromovimentos incorretos! Como por exemplo: projetar a mandíbula para frente (protrusão) ou para trás (retrusão).

Ser rápido: Se a tomada de presa do material for demorada, o paciente também tentará executar os mesmos movimentos incorretos já citados.

Ser rígido: Material muito flexível (ex. cera), pode se deformar no transporte ao laboratório ou quando posicionado nos modelos.

Ser estável dimensionalmente: O registro precisa permanecer intacto, para que o laboratório de prótese possa com ele.

Artigos Relacionados

A relevância da biografia no perfil do Instagram

A relevância da biografia no perfil do Instagram

Conteúdo Especial
A bio do Instagram é o primeiro conteúdo que o seu paciente vai ler assim que entrar no seu perfil. Antes de qualquer post do feed, dos stories e antes de decidir por seguir o perfil, é a sua bio que está em evidência. Se a primeira impressão é a que fica e convida para acompanhar, como fazer esse texto tão curto ser o mais atrativo possível?
Simples Dental – As vantagens de usar uma agenda online

Simples Dental – As vantagens de usar uma agenda online

Conteúdo Especial
Organizar o tempo é fundamental para darmos conta de todos os compromissos e, principalmente, não perdermos as oportunidades de captação de novos clientes. Por isso, vamos falar sobre o Simples Dental, um software pensado para ser prático, eficaz, intuitivo, leve e simples, como o próprio nome diz.