NPS: ouvindo mais para atender melhor os pacientes

Marketing

Aprendo muito assistindo filmes. Sem perceber, me envolvo profundamente com os protagonistas e acabo até vivenciando seus desafios. Aconteceu algo parecido depois que assisti Doze Homens e Uma Sentença (1957), poucas horas antes de começar a escrever este texto.

 

A história me fez pensar o quanto definimos como verdade, basicamente, uma mistura entre a visão pessoal e impulsos criados por nossos sentimentos. Desse jeito, investimos tempo e energia em escolhas equivocadas, só por não analisar o que está ao redor com calma. 

 

Você deve estar se perguntando: o que a história de Doze Homens e Uma Sentença, que trata do julgamento de um jovem acusado pelo assassinato do seu pai, tem a ver com a gestão do consultório.

 

Explico: o filme mostra claramente como alguém que analisa o contexto toma decisões mais justas e inteligentes. 

 

Inspirado nesse clássico, quero fazer você pensar melhor sobre a avaliação do seu atendimento e a importância da interpretação dessas observações. 

A experiência guia a ação 

 

No filme que citei aqui em cima existe um personagem chamado Davis. Ele é interpretado pelo ator Henry Fonda, e é o jurado número 8, uma das peças centrais do filme. 

 

É assim porque ele reage ao tom exaltado de seus colegas com respostas desconcertantes, sem entrar no jogo de ofensas e declarações duras. 

 

Davis acolhe cada ideia, por mais contrária da sua que ela seja. Ao invés de rebater, ele argumenta e, assim, passa a fazer com que seus colegas revejam suas convicções. 

 

Se você quer ser percebido, escute com atenção.

 

Sem dúvidas, essa é uma grande lição deste filme para dentistas. 

 

Que tal olhar ao redor e me responder: o que mudaria se você usasse as percepções dos seus pacientes para investir no seu consultório? 

 

Acredito que ficaríamos surpresos com o resultado. 

 

Normalmente, ele nos aponta caminhos que não percebemos ou estamos preparados para aceitar. 

 

Se você é reconhecido por ótimos tratamentos em ortodontia, que sentido faz gastar em campanhas para tratamentos estéticos? Ou ainda, se as pessoas percebem que você tem um atendimento diferenciado, o que você pode aprimorar para tornar ele ainda mais incrível? 

 

É o que vamos descobrir aplicando o NPS, uma metodologia que vai ser muito útil para você saber o que há de bom e o que precisa ser melhorado no negócio.

A fonte de oportunidades chamada NPS

 

A metodologia Net Promoter Score (NPS) surgiu em 2003 com o objetivo medir as chances de um cliente indicar o seu produto ou serviço. 

 

Se você quiser ler um artigo completo sobre o tema, sugiro essa leitura sobre NPS no blog do Simples Dental.  Por aqui, meu objetivo é provocar você a refletir como essas informações serão colocadas em produção. 

 

Para isso, dê uma olhada nessas perguntas:

 

    • Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar o nosso consultório para um amigo?
    • Qual é o principal motivo para a sua pontuação?
    • O que faltou em sua última experiência conosco?
    • Como podemos melhorar a sua experiência?
    • O que você mais valoriza quando nos visita?
    • O que você mais gosta e o que menos gosta por aqui? 

 

Da primeira à última pergunta, você recolhe feedbacks que apontam onde melhorar e o que está colocando o seu negócio em risco. Através das respostas você conhece melhor os seus pacientes e sabe claramente o que pode manter ou afastar essas pessoas de você.

 

Com apoio dos feedback não existe arriscar: você prioriza seus investimentos.

Começando do zero

 

O Simples Dental tem uma pesquisa de satisfação automática baseada nessa metodologia. Se você é assinante do Simples Dental, basta logar no seu sistema e ativar a campanha neste link aqui.

 

Ainda não tem uma ferramenta para ajudar a automatizar as pesquisas de satisfação? Não tem problema!

 

Neste artigo aqui ensino como você pode avaliar o atendimento de outras duas formas: com uma caixa de sugestões e com apoio de uma pesquisa de satisfação convencional.

 

Além disso, não importa como você vai começar. O mais importante é aplicar essa pesquisa o mais cedo possível e analisar as resposta com calma e direcionamento. 

 

Se surgir qualquer dúvida sobre o assunto, conta comigo. Sinto um prazer imenso em ajudar meus colegas!

 

Um abraço e fica com Deus.

Pesquisa de satisfação na Odontologia.