Como incentivar as indicações de pacientes?

Marketing

As indicações de outros pacientes é o meio mais fácil de conseguir novos clientes para o seu consultório. Isso não quer dizer que você pode abandonar a sua página no Instagram ou parar de investir no Google. 

Muito pelo contrário! O conjunto da obra fará com que você seja ainda mais indicado. 

O boca a boca, que não é novidade para ninguém, ficou ainda mais importante com as facilidades trazidas com as novas mídias e ferramentas de comunicação.

Se você não consegue incentivar seus pacientes a indicarem seu trabalho, leia esse artigo como um convite para testar novas estratégias e mudar isso. Aumentar as indicações significa se afastar ainda mais do risco de investir rios de dinheiro em marketing em vão.

Facilite as indicações dos pacientes

De acordo com os participantes da Pesquisa de Mercado de Gestão Odontológica, produzida pelo Simples Dental e divulgada há poucas semanas, em 2019 cerca de 80% dos novos pacientes chegaram aos consultórios por indicação. 

Isso demonstra que é muito provável que aqueles pacientes que conhecem você há mais tempo, ou mantém um relacionamento próximo a você e à sua secretária, precisam ser incentivados a levar essa relação de confiança mais longe. 

Se você usa algum software, recomendo que crie uma campanha de avaliação de satisfação no seu sistema e inclua um espaço para que seus pacientes indiquem um amigo para fazer uma avaliação com você.

Se você não possui uma tecnologia para automatizar esse processo, pegue uma folha em branco e separe em duas colunas. Inclua essas frases no topo da página:

 

  • Deixe aqui o nome de um amigo ou familiar que gostaria, ou poderia, ter um sorriso mais bonito:
  •  Qual o telefone dele (a)? (_ _) 9  _ _ _ _ _ _ _ _.

 

Se o atendimento prestado está realmente agradando, com certeza você receberá pelo menos uma indicação. É importante que sua secretária esteja alinhada nesse processo e pratique um atendimento convidativo para atrair mais indicações. 

Ela também ficará com a missão de entrar em contato com essas pessoas, apresentar o consultório e convidar o indicado a fazer uma avaliação gratuita.

Se você perceber que as indicações recebidas estão abaixo do esperado, essas ações vão estimular as pessoas a recomendarem você.

 

Banner Simples Dental

 

Invista em redes sociais e Google para indicações de pacientes

Para muitas pessoas, qualquer dúvida vira uma razão para desbloquear o smartphone e buscar respostas nas redes sociais e no Google. Se você é um dentista que usa minimamente bem esses recursos, inúmeros pacientes chegarão ao seu consultório por conta desse hábito. 

Além disso, a maioria das pessoas que foram indicadas por seus pacientes procurarão por você e seu consultório nas redes. Como eles ainda não são seus clientes, é natural que tenham curiosidade para conhecer o seu rosto, ler avaliações e comentários de outros pacientes, enfim, ter certeza que confiam em você para fazer o tratamento. 

Sugiro que você comece com conteúdos simples, respondendo as dúvidas mais comuns sobre as especialidades que você trata. Faça uma lista com as 5 dúvidas mais comuns que você escuta no consultório e crie textos pequenos e vídeos respondendo isso.

Se as indicações não vierem no início, não desanime: a credibilidade é uma construção lenta, que pode demorar um pouco para engrenar, mas depois que você assume a posição de referência só alguém mais qualificado pode tirar você de lá. 

Apresente o histórico e escute o paciente

Por mais que não admitam, as pessoas gostam de ser escutadas. Se você ainda não tem esse hábito, pergunte ao paciente como ele está se sentindo depois do começo do tratamento. Se ele está retornando, peça para ele falar se percebeu algo significativo, tanto em relação direta, como na mastigação ou estética, ou indireta, em algo relacionado à autoestima, por exemplo.

O importante é escutar o paciente falar sobre como ele está se sentindo enquanto realiza o tratamento e é atendido por você.

Importante: em tratamentos de longa duração, ou com resultados significativos, crie uma apresentação com fotos de antes e depois, com as fases e os tratamentos realizados em cada uma dessas etapas. Apresente na última consulta e entregue ao paciente no final do tratamento. Colocar a satisfação do paciente no centro dessa relação ajuda a aumentar a confiança em você e, em troca disso, seu consultório recebe algumas indicações desse paciente.

Reconhecimento é um motor de indicações

Dar brindes ou algum incentivo, como produtos de saúde bucal, descontos em lojas parceiras e até ingressos de cinema, por exemplo, podem aumentar muito as indicações do seu trabalho. 

As pessoas gostam de ganhar algo a mais, não importa o que e onde for. No caso da indicação, receber algo em troca é como renovar um contrato, pois se aquela pessoa indicou você,  certamente ela voltará a ser atendida em algum momento de novo. 

Quer ser ainda mais lembrado? 

Reserve uma parte do seu orçamento para enviar uma caixa com alguns agrados para os pacientes depois de um procedimento cirúrgico, no aniversário ou até no dia da profissão deles.

Essa estratégia chama a atenção de muitas pessoas, porque é natural que o paciente fique surpreso e poste nas redes sociais o que recebeu de você.

Se quiser descobrir outras formas de captar pacientes, sugiro dar uma lida na Pesquisa de Mercado do Simples Dental. Lá, você descobre quais são as outras alternativas usadas pelos consultórios odontológicos no Brasil para conseguir mais pacientes.

 

Um abraço e fique com Deus.