Você sabe o que é e para que serve um plano de marketing? Pois saiba que esse planejamento é fundamental para o crescimento da sua clínica odontológica. É a partir do plano de marketing que a sua empresa se tornará mais firme e conhecida no mercado.

Quer saber como começar a preparar o seu plano de marketing? Continue lendo.

 

Como fazer um plano de marketing da clínica odontológica?
Como fazer um plano de marketing da clínica odontológica?

O que é e como fazer um bom plano de marketing para a sua clínica odontológica?

O plano de marketing é um conjunto de ações desenvolvidas com o intuito de divulgar um serviço, produto ou marca. É uma espécie de manual contendo práticas necessárias para que se alcance um objetivo traçado. Assim, se a sua clínica precisa de mais clientes, é preciso criar um plano de marketing com ações voltadas a captar mais pacientes.

Atualmente, o marketing digital é uma tendência mundial e é onde a grande maioria das empresas investe. Contudo, o marketing tradicional, com divulgação em televisão, jornal, rádio, outdoors e outros, não deve ser dispensado. O ideal é que ambos caminhem juntos. Veja agora como criar um plano de marketing para a sua clínica odontológica.

 

Defina um objetivo

Antes de tudo, é preciso saber qual é o objetivo da sua clínica. O que ela deseja ou precisa alcançar. Por exemplo: aumentar o número de clientes, ampliar a rede de atendimento, se tornar referência no mercado etc.

Só depois que definir esse objetivo é que você deve traçar as táticas para alcançá-lo. Lembre-se de que o objetivo deve ser claro, específico e realista. E escolha apenas um por vez. Não trace metas mirabolantes e nem múltiplos objetivos.

 

Conheça bem o seu público-alvo

Quem são as pessoas que você mais atende? Trace esse perfil e leve-o em consideração na hora de criar o seu plano. Diversos fatores influenciam no tipo de perfil que a sua empresa atende: preço, localização da clínica, qualidade do serviço, tipo de serviço etc.

Analise bem cada fator, observando e fazendo anotações referentes a essas pessoas até encontrar um ponto em comum. Avalie também o mercado, as tendências odontológicas, as dores e necessidades que estão surgindo e veja de que forma isso vai interferir no seu trabalho.

 

Conheça a concorrência

Sim, é importante saber o que a sua concorrência está fazendo. Mas, não é para fazer igual. A ideia é buscar inspiração e identificar as suas falhas e seus acertos a partir da análise do mercado concorrente.

Contudo, não faça comparações equivocadas. Clínicas maiores e com uma grande cartela de clientes podem até servir de inspiração para quem está começando, mas não de comparação em relação a ganhos e altas demandas porque são negócios diferentes.

 

Trace as estratégias

Agora é hora de colocar no papel tudo que você precisa fazer para atingir aquele objetivo que deseja, seja atrair mais pessoas, fidelizar clientes, aumentar o faturamento ou ganhar visibilidade e autoridade. Você pode, por exemplo:

  • Criar perfis nas redes sociais;
  • Fazer um blog ou site para produzir conteúdo e atrair clientes;
  • Criar uma identidade visual para padronizar a sua marca;
  • Ter um meio de contato ágil e acessível, com respostas automáticas para acolher o cliente;
  • Criar um sistema de marcação online de consultas;
  • Criar uma página no Google Meu Negócio;
  • Colher depoimentos de pacientes e publicar nas redes sociais;
  • Contratar um serviço de assessoria de imprensa para divulgação do seu negócio em jornais;
  • Começar a fazer vídeos respondendo dúvidas sobre procedimentos.
  • Entre outros.

 

Todas as ações listadas aqui são opções que ajudarão você a mostrar a sua clínica para o mundo e, assim, atrair mais pessoas para conhecê-la e se tornarem clientes. 

Lembre-se de fazer um cronograma dessas ações, estipulando as etapas de cada uma, prazos e valores para, só então, começar a agir.

 

Ponha em prática as ações

Nesse momento, você precisa executar o plano de marketing da sua clínica odontológica. Siga o que foi planejado no tópico anterior, com o mínimo possível de falhas.

Para muitos profissionais, pode ser um pouco difícil enxergar o seu trabalho como um negócio de verdade e isso dificulta muito o processo de divulgação. Por isso, é essencial acreditar na importância do plano de marketing e nos resultados que ele oferece. Só assim o gestor consegue se dedicar com afinco na promoção do seu negócio.

 

Avalie os resultados

Outro ponto fundamental é a avaliação do que foi posto em prática. Como você vai saber se as suas ações estão dando certo se você não as controla, não analisa o retorno? Impossível, não é? Por isso, separe um tempo, a cada semana ou quinze dias, para estudar o que foi feito. 

Para valorizar esse momento, registre em uma planilha ou em um caderno a situação da sua empresa hoje: o que já existe, número de clientes, faturamento, acessos nas redes sociais etc. Depois de implantar as ações, faça um comparativo e perceba se houve um bom retorno.

É de extrema importância essa avaliação contínua porque facilita a sua tomada de decisão na hora de criar novas ações, eliminando o que não deu certo ou reforçando o que está surtindo efeito.

 

Papelaria completa para a sua clínica odontológica

 

Vale a pena investir em um plano de marketing?

O plano de marketing é um mecanismo de divulgação da sua marca tanto no meio digital quanto no físico. E ele é tão importante quanto o seu planejamento financeiro, por exemplo. O mundo digital está cada vez mais presente na vida das pessoas.

Pela internet, as pessoas procuram saber sobre procedimentos odontológicos, tiram dúvidas, avaliam resultados de serviços realizados, pedem indicações, conhecem o interior da clínica e muito mais. E se você não está visível, como esses possíveis clientes vão achar a sua empresa?

Então, sim, vale a pena fazer um plano de marketing para a sua empresa porque é a melhor maneira de chegar até onde o seu público está, de divulgar os seus serviços e potencializar o seu negócio.

 

Dicas para não errar no plano de marketing da clínica odontológica

Confira agora algumas 3 dicas valiosas para que o seu plano de marketing dê certo e gere satisfação para o seu público e para a sua empresa.

  • Tenha constância nas ações. Publicar uma vez nas redes sociais e sumir não é uma boa alternativa.
  • Bom atendimento é fundamental. Nenhum marketing supera um atendimento de qualidade. Faça um serviço bem feito.
  • Identifique as falhas da clínica. Percebeu que algo não está bem? Mude o quanto antes. Não tenha medo de inovar e oferecer o melhor para o seu público.

 

Como vimos, o plano de marketing para uma clínica odontológica é tão importante quanto os outros planejamentos que envolvem um negócio. Afinal de contas, a clínica odontológica é uma empresa como outra qualquer e precisa de uma boa divulgação. Com as dicas que listamos aqui, com certeza será muito mais fácil para você dar o próximo passo na promoção do seu trabalho.

 

Equipe Dental Speed

Artigos Relacionados