O kit acadêmico é certamente o primeiro grande investimento do estudante de Odontologia.
Realizar a compra desse material, que irá nos acompanhar ao longo do curso e da vida profissional, fará com que você se sinta cada vez mais inserido no universo da Odontologia.
Para acertar na escolha do kit, nada melhor do que conferir a opinião de quem já passou por essa etapa tão importante da graduação.
Por isso, além de fornecer informações relevantes sobre o equipamento, também aproveito para compartilhar a minha experiência acadêmica e dar dicas sobre os cuidados essenciais para manter seu kit sempre pronto para uso.
O que compõe o kit acadêmico?
O kit acadêmico é um material odontológico essencial no dia a dia do cirurgião-dentista, composto por instrumentos capazes de atuar em diferentes procedimentos clínicos.
Antes mesmo de ingressar no curso de Odontologia, você provavelmente já teve contato com um dos componentes do kit acadêmico: a caneta de alta rotação, popularmente conhecida como “motorzinho da odonto” ou “barulhinho do dentista”.
Contudo, ela é apenas uma das peças do kit acadêmico. Há também outros instrumentos essenciais para a atuação profissional do cirurgião-dentista e formação e prática dos estudantes de odontologia.
São eles:
- Caneta de alta rotação;
- Micromotor;
- Peça reta (ou peça de mão);
- Contra ângulo (ou caneta de baixa rotação).
Para que serve o kit acadêmico odontológico?
O kit acadêmico pode ser usado para diversos procedimentos odontológicos, desde básicos, como preparos cavitários e profilaxias dentais, até avançados, como exodontias e implantes.
A seguir, confira a função de cada um dos instrumentos do kit acadêmico:
Caneta de Alta Rotação
Possui uma série de indicações, como remoção de tecido cariado, preparo cavitário, profilaxia, dentre outros procedimentos.
Micromotor
É um instrumento muito importante, pois permite acionar mecanicamente outros instrumentos, como a peça reta e o contra ângulo.
Peça Reta (Peça de Mão)
É também chamada de peça de mão e se encaixa no micromotor para realizar procedimentos, como acabamento e polimento de dentes provisórios e placas oclusais, práticas de prótese, cirurgias, entre outros.
Contra Ângulo
O contra ângulo, também conhecido como caneta de baixa rotação, é acionado pelo micromotor. Existem vários modelos no mercado, os mais comuns são: convencional, multiplicador e redutor.
Cada um deles é indicado para um tipo de procedimento, como: acabamento de restaurações, procedimentos cirúrgicos, procedimentos protéticos, etc.
Acessórios
É comum que os produtos venham acompanhados de alguns acessórios.
O principal deles é o spray lubrificante, que deve ser usado de forma rigorosa na garantia do bom funcionamento das peças que compõem o kit acadêmico.
Além disso, o kit também possui manual de instruções, manual de lubrificação e números de série das peças que provam a originalidade dos materiais, um item importantíssimo nos dias de hoje, pois a falsificação pode comprometer a qualidade.
Maleta para transporte
As peças de mão e acessórios vêm em uma bolsa ou maleta que nos acompanha durante todo o curso e serve para armazenar e transportar o kit acadêmico com segurança.
Você também pode se interessar 👉 Materiais odontológicos: conheça quais são e suas funções
Melhores marcas de kit acadêmico: Gnatus, Schuster e outras
Existem diversas marcas odontológicas que comercializam kits acadêmicos. A Gnatus, Schuster, Dabi Atlante, D700 e Dentflex são exemplos de empresas que estão há muitos anos no mercado e prezam pela qualidade de seus produtos.
Mas se você ainda tem muitas dúvidas sobre qual marca escolher, uma dica é ouvir o que os seus colegas têm a dizer sobre as marcas.
Quando fui comprar o meu kit acadêmico, por exemplo, peguei algumas dicas com meus familiares, que estão há mais tempo no ramo odontológico, e conversei com alguns professores e veteranos.
Lembro que alguns colegas estavam investindo em kits acadêmicos de alto valor, mas eu acabei optando por uma marca de boa qualidade e mais acessível, de acordo com minhas possibilidades financeiras.
Nesse sentido, muito além do preço, precisamos estar atentos aos benefícios que teremos a longo prazo quando adquirirmos nossos materiais.
Como escolher seu kit acadêmico odontológico?
Além da marca do produto, existem outras características que você deve levar em conta na hora de comprar o seu kit acadêmico. Confira!
Encaixe das brocas
Alguns kits acadêmicos possuem encaixe manual de brocas, o que requer a utilização de saca brocas, Outros modelos têm push botton, um botão que retira a broca com mais facilidade.
Cores disponíveis
Se você quer fugir do padrão, é possível encontrar kits acadêmicos de diferentes cores. As mais comuns são rosa, azul e lilás.
Ergonomia
O peso da caneta também deve ser considerado na hora de escolher o kit acadêmico ideal. Afinal, ninguém quer trabalhar com um equipamento pesado. Para garantir uma boa ergonomia em sua rotina, prefira peças leves e de fácil empunhadura.
Assistência Técnica
Ter uma assistência técnica próxima de você é essencial para resolver problemas de maneira fácil e rápida. Certifique-se de que as marcas de seu interesse disponibilizam esse serviço em sua região.
Você também pode se interessar 👉 Quanto um universitário de Odontologia gasta com materiais?
Cuidados necessários com o Kit Acadêmico
No oitavo período da faculdade de Odontologia, o meu kit acadêmico ainda estava em perfeitas condições. Sempre atendeu muito bem as demandas do curso, tanto nas clínicas quanto nos projetos de extensão.
Contudo, isso só aconteceu devido aos cuidados que tive desde que adquiri o produto. Por isso, confira algumas dicas para uma boa manutenção e aumento da vida útil do seu equipamento.
Como limpar meu kit acadêmico?
Alguns pontos são bem importantes! Limpar seu kit acadêmico somente com álcool, por exemplo, é algo ineficaz.
As canetas de alta rotação, assim como peças de mão em geral, são consideradas artigos semicríticos (entram em contato com mucosas íntegras) ou críticos (em que há probabilidade de atingir o sistema vascular).
Por terem essa classificação, elas devem passar por desinfecção de alto nível ou esterilização. E o álcool 70%, por ser um desinfetante de nível intermediário, não alcança o nível de destruição de microrganismos desejados.
Passo a passo:
Os métodos de limpeza e desinfecção são os mesmos usados para outros artigos da área da saúde. Porém, no caso do kit acadêmico, utiliza-se compressa de gaze para realizar o procedimento.
A limpeza e desinfecção do kit acadêmico inclui:
- Acionar linha de água;
- Envolver canetas com solução diluída de detergente enzimático e deixar agir (tempo e diluição recomendados pelo fabricante do detergente);
- Após o tempo indicado, escovar com escova de cerdas macias todas as superfícies em água tratada para remover o detergente enzimático;
- Secar com compressa de gaze seca;
- Lubrificar e tirar excesso de lubrificante;
- Acionar linha de ar;
- Embalar em papel grau cirúrgico;
- Esterilizar em autoclave.
Devemos sempre cuidar e fazer bom uso das peças do kit acadêmico para assegurar que elas durem bastante tempo. A lubrificação realizada de forma correta, garante a qualidade das canetas.
Lembre-se de que temos um motor nas mãos e que esse rolamento precisa estar lubrificado para funcionar bem. Por isso, use o lubrificante sempre antes de esterilizá-las.
Por fim, já deu para notar que independente do kit acadêmico, esses pontos de lubrificação e desinfecção serão fundamentais para garantir a longevidade das suas peças.
Ah, e tenha cuidado para não derrubar seu kit. Use sempre a maleta para transporte!
Pense em todas essas dicas e faça uma escolha consciente. Investir em uma marca de qualidade é a garantia de ter esse material em sua vida profissional por muitos anos.
Conte com a Dental Speed, sua parceira na Odontologia, para encontrar o equipamento ideal para sua formação. Em nosso site, disponibilizamos vários modelos de Kits Acadêmicos, e você ainda pode conferir as avaliações dos clientes que já compraram esses produtos. Acesse e escolha o seu!
Aproveite para participar do nosso Programa Universitários e receber o auxílio de especialistas, cupons de desconto e brindes especiais, ou se inscrever no Programa Embaixadores, indicar amigos e garantir 100% da sua lista acadêmica grátis. Saiba mais!
Deseja conferir mais dicas sobre esse assunto, leia também:
- Kit acadêmico odontológico: veja como manter seu kit sempre novo!
- Tudo sobre a lista acadêmica do Universitário de Odontologia
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus colegas de turma!
Referências:
COMO ESCOLHER um kit acadêmico odontológico. I9, [S. l.], p. 1-1, 28 jun. 2022. Disponível em: http://blog.i9equipamentos.com.br/2018/06/28/como-escolher-um-kit-academico-odontologico/. Acesso em: 19 jul. 2022.
Texto escrito originalmente no dia 10 de dezembro de 2016 por Dra. Juliana Lemes, reescrito no dia 22 de julho de 2022 por Erick Queiroz e revisado por Gabrielli Nery Wandscheer.
Deixe um comentário