Página Inicial Especialidades A Nona Sinfonia do Dentista
Especialidades

A Nona Sinfonia do Dentista

0405 Capa instrumentais odontológicos
0405 Capa instrumentais odontológicos

Os ruídos das canetas de alta e baixa rotação são corriqueiramente associados à ansiedade e ao medo da “Cadeira Odontológica”. Constantemente ouvimos a pergunta: ainda não inventaram nada sem barulho?

As nossas companheiras diárias, as peças de mão, serão o assunto desta matéria. Voltaremos no tempo, conhecendo seu histórico e evolução, faremos uma parada para entender e conhecer as consequências de seu ruído bem como prevenir possíveis problemas e finalizaremos com algumas dicas de manutenção e cuidado destas peças tão fundamentais para o nosso dia a dia clínico.

Este instrumento de trabalho já passou por muitas evoluções buscando trazer maior qualidade não só para o paciente, mas para o dentista também. Atualmente além das canetas pneumáticas (a ar) que utilizamos, encontramos as canetas elétricas que apresentam baixo ruído. Como as canetas pneumáticas são as mais utilizadas atualmente, iremos discorrer na matéria especificamente sobre ela.

Histórico

Nos primórdios da odontologia, a remoção da estrutura dental acometida pela doença cárie era um procedimento de trabalho intensivo. As primeiras ferramentas de mão que evoluiriam para o conjunto: brocas e peças de mão, têm registros datados de 7000 a.C.

Segundo estudo publicado na revista Nature, um grupo de pesquisadores da Itália, França, México e Estados Unidos descobriram evidências de perfurações em molares de esqueletos de nove indivíduos adultos que viveram em uma comunidade do Neolítico, onde hoje se encontra o sítio arqueológico de Mehrgarh, no Paquistão.

A medida que o tempo foi passando, essas ferramentas progrediram para vários dispositivos ainda manuais, como a broca rotacionada pelos dedos e por corda.

Até que em 1871, James Beal Morrison, dentista de St. Louis (EUA) patenteou o primeiro trépano movido a pedal.

Em 1872 a S. S. White Company colocou no mercado o primeiro motor elétrico, que havia sido inventado por George F Green, abrindo caminho para um grande desenvolvimento em todos os países.

As peças de mão tal qual a conhecemos hoje foram introduzidas na Odontologia em 1950 e, possibilitada pelos avanços da engenharia contemporânea. Em 1957, a grande evolução aconteceu com a introdução pela S. S. White Company da Borden Airotor, a primeira peça-de-mão movida a ar com sucesso, eliminando-se as correias de transmissão e engrenagens, sendo colocado uma pequena turbina refrigerada a ar ou a água no contra-ângulo, que desenvolvia velocidade de 200.000 a 300.000 rpm e não usava nenhuma engrenagem.

Estas, têm sido pouco modificadas, com todos os novos modelos utilizando uma pequena turbina, diretamente acionada por umCompressor de Ar. Hoje essas peças de mão são capazes de rotacionar os instrumentos de corte a velocidades superiores a 400.000 rotações por minuto, mantendo-se a estrutura dental sob refrigeração, 20 vezes mais rápido que o motor de um carro de F-1, o que gera seu barulho característico.

Os ruídos que permeiam o dia a dia do cirurgião dentista advêm de várias fontes, não apenas das canetas de alta e baixa rotação, tais como, Compressor de Ar, sugadores de saliva, bombas de aspiração à vácuo e turbinas de alta rotação, além de outros fatores como som ambiente e ruído externo ao ambiente de trabalho (GARBIN et al., 2004; TORRES et al., 2007).

Como método preventivo ao ruído ocupacional a inclusão do protetor auricular como equipamento de proteção individual para o cirurgião-dentista se faz fundamental, objetivando minimizar a exposição ao ruído no consultório odontológico, bem como a ocorrência de lesões auditivas.

Mas e aí? Não inventaram nada sem barulho?

Atualmente dispomos também de canetas elétricas, onde apresentam menos ruído, entretanto, essas peças ainda apresentam alto custo e também o uso do Laser em odontologia aparece como solução para diversos procedimentos, dentre eles, estudos demonstram sua aplicação em preparos cavitários. Apesar de parecer ser o aparelho do futuro, algumas desvantagens na sua utilização podem ser enumeradas. Cada procedimento depende da natureza e densidade de energia de irradiação do laser utilizado, não se podendo concentrar todos os tipos em um só instrumento, gerando um alto custo no tratamento. Especificamente relacionado a preparação cavitária existe uma necessidade de aprofundamento das pesquisas, pois a grande maioria é realizada em vitro e não existe uma unanimidade no que diz respeito a natureza do laser utilizado (WIGDOR, 1997).

Da próxima vez que o seu paciente perguntar, você já tem argumento e conhecimento sobre o assunto.

Agora, para finalizar, algumas dicas para cuidado, manutenção e longevidade das nossas peças de mão:

– Lubrificar antes da autoclavagem. Não use lubrificante de baixa qualidade, que evapora na autoclavagem. O UNISpray, por exemplo, dispensa dupla lubrificação – antes e depois da autoclavagem – e garante a lubrificação por muito mais tempo. Peças bem lubrificadas mantêm a qualidade dos rolamentos e correto funcionamento da pinça

– Lubrificar a pinça, isto é, a presilha que prende a broca. Sim, ela é importante! Essa manutenção envolve a limpeza externa e lubrificação.

– Limpar com uma escova e higienizar com ácido peracético a parte externa da peça de mão. Somente o álcool 70 não remove os detritos, que mesmo após autoclave podem permanecer na peça, formando uma fina camada aderente, ambiente propício para proliferação de novas bactérias.

– Usar Compressor de Ar isentos de óleo. O óleo  misturado no ar de propulsão acelera o desgaste dos rotores, comprometendo a potência. Além disso, é indispensável o uso de filtro secador.

– Usar brocas novas e em bom estado, as já desgastadas implicam em maior esforço do conjunto de rotores e desgaste dos rolamentos .

Referências

1. Museu Tuany Toledo.

2. Prevdent.

3.Portal Open.

4.BVS Saúde Pública.

5.Diário Odonto.

6.Univale

Dra. Thalita Varela Galassi, Ortodontista, Mestranda em Ciências da Reabilitação, Professora de Ortodontia e Digital Influencer em Mídias Sociais em Odontologia.  

Publicado por
Dra. Thalita Varela Galassi

Professora Coordenadora de Ortodontia Sociedade Paulista de Ortodontia: SPO. Cirurgiã-dentista pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

EspecialidadesGestão e MarketingOdontologia Digital

Atua na odontologia? Saiba como se preparar para 2024 

O mercado odontológico tem se expandido nos últimos anos e a tendência...

Atendimento odontológico de pacientes hemofílicos
EspecialidadesOdontologia

Atendimento odontológico a pacientes com hemofilia e doença de Von Willebrand

Veja os principais cuidados que o Cirurgião-Dentista deve tomar ao realizar o...

O alto risco da Hepatite na Odontologia
EspecialidadesOdontopediatria

Odontopediatria: pacientes com Síndrome de Down

Dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down,...