Página Inicial Decoração de consultório Halloween no consultório odontológico
Decoração de consultório

Halloween no consultório odontológico

Halloween no consultório odontológico

Halloween no consultório

Você costuma enfeitar seu consultório ou clínica em datas comemorativas?  

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é uma festa original da Irlanda, mas se popularizou nos Estados Unidos até chegar no Brasil, onde cada ano tem ganhado ainda mais força.  

Fantasmas, bruxas, lobisomens… Durante o final do mês de outubro, vem à tona os monstros e ícones de filmes de terror, brincadeiras e muitos doces, se tornando uma festa para crianças e adultos se divertirem e ressuscitarem seus piores pesadelos. 

O auge da festa acontece na noite do dia 31 de outubro, onde pessoas vão às ruas fantasiadas pedindo doces nas portas da vizinhança. E, como o intuito principal dessa temporada é pedir doces e comidas, muitos dentistas ainda não sabem como levar essa festa para o consultório odontológico.  

Como sempre falamos por aqui, quando o paciente chega no consultório, a primeira impressão é a decoração, por isso é importante manter um clima de aconchego, tranquilidade e (sobretudo) causar impacto. 

Usar datas comemorativa (como Halloween, Natal, Páscoa, entre outras), ajuda no marketing odontológico, fortalecendo a sua marca e estreitando seu relacionamento com pacientes ao oferecer atendimentos diferentes e que serão dificilmente esquecidos. Por isso, a gente prova que é possível sim unir o Halloween com saúde bucal e não ficar de fora dessa brincadeira. 

Decoração no consultório 

O Dia das Bruxas é conhecido pelas decorações incomuns e (levemente) sombrias. Se você gosta de assistir filmes, provavelmente já se deparou com alguma cena em que as casas estão todas enfeitadas e preparadas para o Halloween. 

É possível levar a festa para o atendimento sem assustar nenhum paciente, é só apostar em algumas cores e elementos característicos. Confira as dicas que separamos para deixar seu consultório entrar no espírito sem comprometer a biossegurança:  

Sala de atendimentos 

Como neste espaço você deve ser mais cuidadoso com biossegurança, os elementos que podem ser usados devem ser mais discretos e simples, mas se engana quem pensa que eles perdem a graça! Umas alternativas que você pode fazer com segurança são: 

1) Escolher jalecos roxos ou pretos para usar durante toda a última semana de outubro. 

2) Se você for Ortodontista, que tal oferecer para o seu paciente elásticos nas cores da festa? Aqui vale até combinar o roxo com laranja, tudo preto… É hora de soltar a imaginação e já criar um laço com seu paciente, tornando o atendimento e acompanhamento muito mais divertido e fácil. 

Sala de espera 

É neste espaço que o paciente será recepcionado, por isso, é o local ideal para soltar a criatividade. Que tal fazer um espantalho com roupas as masculinas que tiver em casa, cortar morcegos em papel preto e colar nas paredes, deixar balinhas dentro de um caldeirão, usar galhos secos atrás do balcão ou deixar vassouras penduradas no teto? 

Com tesoura, cola, adesivo e criatividade, você pode qualquer coisa neste espaço. Outra boa ideia é deixar uma playlist temática tocando; além de um ambiente divertido, seu paciente também vai poder contar com uma música divertida pra já ficar tranquilo pro atendimento.  

Ouça a playlist especial de Halloween no seu consultório!

Fachada externa do consultório 

Se há janelas na sala de espera ou recepção, que tal pendurar teias de aranha falsas? Mesmo se seu consultório ou clínica for em prédios comerciais, você pode criar seu “halloween odontológico” na porta de entrada, tanto no lado interno quanto externo. 

Fontes: Design Contest / Handbox / Casa Abril / Linha Criativa Artesantos 

Atendimentos horripilantemente inesquecíveis 

Uma das estratégias mais utilizadas para fidelizar e encantar seus pacientes é oferecendo brindes; ao entregar um brinde para alguém que já é seu paciente e que conhece seu serviço, você demonstra carinho e estreita ainda mais o relacionamento com ele, aumentando as chances de ele continuar voltando e de indicar o seu serviço se tornam muito maiores.  

Além disso, ao entregar brindes personalizados com seu nome e telefone, você passa mais credibilidade, marca presença na rotina dele e aumenta ainda mais as chances de ser lembrado por ele, sem precisar enviar mensagem ou e-mail. 

Segundo uma pesquisa do American Express, 93% dos consumidores comentam sobre experiências de atendimento positivas com certa frequência. Ou seja, os brindes devem ser aliados a uma boa experiência de atendimento e resultado, para então ser uma ferramenta eficaz no encantamento e fidelização. Se você tiver secretária ou recepcionista, certifique-se que o momento de recepção do paciente tenha o mesmo padrão e garanta que seu espaço e atendimento transmita atenção e acolhimento, isso gera uma experiência positiva e fundamental. 

  • Copo ou garrafa personalizada com um tema; 
  • Suporte para fio dental personalizado; 
  • Escova de dente; (linkar com ultra soft Colgate); 
  • Porta escova. 

Procure personalizar seus brindes com o tema da data escolhida, e com seus dados como nome e telefone para fortalecer seu marketing. 

Divulgue essa ação 

Sempre que uma data comemorativa se aproxima, o comércio se prepara e com o seu consultório não pode ser diferente. Bem como outras datas, o Halloween pode se tornar um momento que impulsiona seu consultório e serviços. 

Em outras palavras, a decoração e ações que você faz nessa época, podem ser usados para gerar conteúdo e ganhar relevância na sua cidade. Uma decoração diferenciada, brincadeiras e brindes, podem se tornar um grande diferencial e, além da fidelização, trazer mais pacientes através de indicação, curiosidade e movimentação das redes por parte dos pacientes. 

Aposte em stories e posts nas suas redes sociais mostrando um pouco sobre os cantinhos decorados do consultório, aproximando possíveis pacientes aos diferenciais do seu atendimento. 

Compartilhe conteúdos com seus pacientes

Atualmente no Brasil, vem crescendo a tradição herdada da cultura norte americana: Doces ou Travessuras, onde as crianças percorrem a vizinhança ganhando doces ou fazendo travessuras. Porém, os doces podem ser grandes vilões se oferecidos sem supervisão ou orientação dos responsáveis, isso porque são os principais causadores da doença cárie. 

Contudo, se bem orientados, eles podem ser incluídos sem prejuízos às crianças e aos pais. Mas qual o papel do dentista nisso? Compartilhar conteúdos que incentivem a higiene bucal completa. 

Primeiramente, é importante orientar quanto às escolhas dos doces. Ou seja, os doces que ficam mais tempo na boca, tendem a ser mais prejudiciais. Além disso, os horários de ingestão podem contribuir, já que se comidos junto às refeições ou pouco tempo depois onde há maior produção de saliva, ajuda a minimizar os efeitos dos ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. 

Também é importante aumentar o consumo de água, principalmente água com flúor, já que ele possui efeito antienzimático e antimicrobiano o que ajuda a eliminar bactérias e impede a multiplicação das mesmas. 

Por fim, a maior e melhor orientação continua sendo a escovação. Nesse sentido, vale explicar às crianças e aos pais a importância da escovação após as refeições, bem como o uso do fio dental e enxaguante. Nesse sentido, vale usar ludicidade para explicar aos pequenos como realizar a higiene bucal completa. 

*Receita sem açúcar!

Viu só como Halloween e Odontologia combinam? Com essas dicas você não apenas fortalece sua imagem profissional como também divulga os cuidados com a saúde bucal. Então nada de deixar passar essas oportunidades pra fazer um bom marketing odontológico!  

Artigo produzido pela equipe de Growth e Conteúdo da Dental Speed: Isabelle Buzzi, João Pedro Figueiró e Natália Nilsen.

Publicado por
Isabelle Buzzi

Formada em Design Industrial pela UNIVILLE, com especialização pela ESPM. Analista de Produção de Conteúdo, Social Media com foco em conteúdo na área odontológica desde 2015.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Festa Junina Dicas para decorar consultório
Decoração de consultórioGestão e Marketing

Festa Junina: Dicas para decorar o consultório

Divirta seus pacientes e torne seus atendimentos ainda mais inesquecíveis com essas...

Dicas de decoração do consultório para o carnaval
Decoração de consultório

Dicas de decoração do consultório para o carnaval

Veja dicas de decoração que você pode utilizar durante o carnaval e...

Consultório odontológico moderno e decorado
Decoração de consultório

Consultório odontológico moderno e decorado: Dicas do especialista

Quer montar um consultório odontológico moderno? Confira as dicas de uma design...

Dicas para decoração de Natal no consultório
Decoração de consultório

Natal no consultório: Dicas de decoração e brindes para pacientes

Separamos algumas dicas simples e fáceis para você decorar o consultório e...