Página Inicial HOF Principais procedimentos da Harmonização Orofacial
HOF

Principais procedimentos da Harmonização Orofacial

capa blog 2
capa blog 2

A Harmonização Orofacial diz respeito ao conjunto de procedimentos que buscam tornar a face mais harmônica e em equilíbrio estético e funcional. Além disso, os procedimentos de harmonização orofacial também visam a prevenção, amenização e atenuação do envelhecimento facial que ocorre ao decorrer dos anos.

O envelhecimento facial causa deslocamentos de coxins de gordura, remodelação óssea e alterações dos tecidos que contribuem para a perda de volume, pesando a face e dando um aspecto de “derretimento”. Logo, com auxílio de alguns procedimentos é possível realizar a reposição destes tecidos, retardar o envelhecimento e melhorar o aspecto da pele.

Confira a seguir quais os principais procedimentos da Harmonização Orofacial:

Toxina Botulínica

A aplicação de toxina botulínica, muito conhecida pelos pacientes como “botox”, é um dos principais procedimentos de Harmonização Orofacial. Esta neurotoxina é injetada por via intra-muscular, inibindo a liberação da acetilcolina (responsável pela contração muscular) nas sinapses e junções neuromusculares.

Uma vez que não ocorre a liberação deste neurotransmissor, o músculo não recebe a informação para contração resultando na paralisação da musculatura. Logo, as rugas dinâmicas são originadas dessa contração e a aplicação da toxina botulínica permitirá que os músculos fiquem paralisados, evitando que elas se formem.

Igualmente, este procedimento também pode ser feito de maneira preventiva, ou seja, antes da ruga marcar.  Além disso, em alguns casos, a aplicação de toxina botulínica ainda pode ser combinada com outros procedimentos, como peelings e preenchedores para atingir um resultado mais satisfatório.

Preenchedores com ácido hialurônico

O ácido hialurônico está presente na matriz dos nossos tecido, sendo responsável por manter vivas as fibras de colágeno que dão sustentação, hidratação e elasticidade para a nossa pele. A partir dos nossos 25-30 anos, a produção do ácido vai diminuindo e consequentemente a hidratação da pele e o seu volume vão reduzindo.

Indica-se o procedimento de preenchimento com ácido hialurônico, sendo ele biocompatível e tendo como sua característica principal a capacidade de ligação com as moléculas de água (hidrofílico).

De tal forma que quando aplicados, devolvem ao paciente o volume perdido e promovem uma profunda hidratação da região. Do mesmo modo, pode ser utilizado no tratamento de assimetrias faciais e também para fins estéticos, como o preenchimento labial que está super em alta.

Harmonização Orofacial Dental Speed

Bioestimuladores

O uso de bioestimuladores é um dos procedimentos que mais estão em alta na harmonização orofacial. Afinal, os bioestimuladores tem a função de estimular a produção de colágeno do organismo, reposição de volume e diminuição da flacidez a longo prazo. Também são substâncias biocompatíveis e bio absorvíveis, sendo absorvidas pelos pacientes sem prejudicar o organismo.

A bioestimulação é decorrente da ação estimulatória nos fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas. Normalmente é indicada a partir dos 30 anos de idade e pode ser feita de diversas maneiras. Um dos principais produtos é a Hidroxiapatita de Cálcio que realiza uma deposição do novo colágeno, proporcionando um resultado duradouro e aparência natural. Outra opção é o uso fios de PDO, monofilamento sintético para aplicação na face e corpo para estimulação intensa de colágeno e de elastina.

Microagulhamento com dermaroller

O Microagulhamento com dermaroller tem como principal objetivo a de melhorar a textura da pele, atenuando manchas e rugas mais finas. Para o procedimento de microagulhamento utilizam-se dezenas de microagulhas de até dois milímetros de comprimento acopladas em rolinhos que deslizam na área da pele a ser tratada.

Os ativos podem ser a base de ácido hialurônico, vitamina C, clareadores para pele, entre outros. Sendo que o trauma mecânico produzido com o aparelho também estimula a neocolagênese, ou seja, produção de novas fibras de colágeno.

Intradermoterapia e Skinbooster

Tanto a Intradermoterapia quanto o Skinbooster consistem na aplicação de ativos através de injeção na pele ou subcutâneo para prevenir o envelhecimento, melhorando a qualidade e trazendo mais elasticidade e estrutura para a pele, através de uma hidratação profunda.  Esses procedimentos são utilizado também no tratamento de rugas finas, em regiões onde a toxina botulínica não é indicada.

Lipo Enzimática de Papada

A Lipo Enzimática de Papada é um tratamento da harmonização orofacial que tem como objetivo a diminuição da gordura submentual leve à moderada, ela é feita com microinjeções, onde é utilizado o ácido deoxicólico – enzima capaz de romper as membranas das células de gordura.

Uma vantagem deste procedimento é que uma vez que ocorre a morte celular da gordura, não haverá um momento em que o ácido deixará de fazer efeito. A papada apenas voltará se o paciente passar por um ganho excessivo de peso.

Bichectomia

É um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do tecido adiposo presente na mucosa jugal, também chamado de Bola ou Gordura de Bichat. Fisiologicamente esta gordura é necessária durante o período de amamentação, não interferindo no processo de envelhecimento. O procedimento ganhou destaque na Harmonização pois tem como finalidade adelgaçar o rosto, melhorando a estética facial em algumas situações.

Existe também a indicação funcional da sua remoção, sendo indicada quando o paciente morde frequentemente a mucosa jugal bilateral pelo aumento de volume dessas estruturas, traumatizando os tecidos. Outra indicação para a remoção da Bola de Bichat é a utilização da gordura para procedimentos reconstrutivos como fechamento de buco sinusais.

Apesar de ser um procedimento seguro deve-se cuidar com estruturas importantes no ato cirúrgico como os ductos da glândula parótida, ramos do nervo facial, vasos sanguíneos e tecidos musculares. Além disso a retirada de gordura deve ser a mesma em ambos os lados para evitar uma possível assimetria facial. Os resultados na maioria dos casos são sutis e normalmente devem ser combinados com outros procedimentos para resultados mais satisfatórios – como preenchimento de malar e contorno mandibular ou bioestimuladores de colágeno.

Fios de PDO

São fios biocompatíveis e absorvíveis produzidos a partir da polidioxanona (PDO) com grande capacidade de suspender e reposicionar tecidos cutâneos. Eles podem induzir a produção de colágeno, sustentar e até volumizar de maneira suave algumas regiões. Quando lisos induzem a formação de colágeno tipo I e III, sendo muito indicado para região dos olhos quando há presença de rugas finas. Já o espiculado possui garras que permitem suportar melhor a carga dos tecidos, tracionando-os pelas suas espiculas, além de induzir a formação de colágeno com maior intensidade. Apesar de trazer bons resultados no lifting facial, os fios devem ser indicados com cautela e muitas vezes não substituem a necessidade de lifting cirúrgico.

O procedimento Fox Eyes – olhos de raposa – surgiu neste ano após a modelo internacional Bella Hadid aderir ao tratamento. Este tratamento inclui os Fios de PDO e a aplicação de toxina botulínica, sendo utilizado para arquear a sobrancelha, tencionando a porção externa mais para cima. Porém o efeito dura pouco tempo, visto que os fios são reabsorvíveis e a toxina botulínica com o passar dos meses também tem o seu efeito reduzido.

Os procedimentos foram citados neste texto de forma separada, no entanto, lembre-se que para otimizar os resultados devemos associar procedimentos e técnicas, como por exemplo, aplicar toxina botulínica em conjunto com demais procedimentos. Além disso, outro fator muito importante é saber medir a expectativa do paciente frente aos possíveis resultados dos procedimentos.

Obrigada e até a próxima!

Publicado por
Dra. Fernanda Junqueira

Cirurgiã-dentista, realiza atendimentos de adultos e crianças como clínica geral. Apaixonada por Ortodontia e Harmonização Orofacial. CRO 16779

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

HOF

Toxina Botulínica: você sabe realmente o que é mito e o que é realidade?

Confira fatos importantes sobre a toxina botulínica e os principais mitos e...

HOF

Preenchimento Labial: segurança, efetividade e resultado

Os lábios são uma parte importante da expressão facial e da beleza....

HOF

Fios faciais como parte do processo de indução de colágeno

Saiba mais sobre a utilização de fios faciais como parte do processo...

HOF

Harmonização Orofacial: procedimentos para o verão

Saiba quais são os procedimentos de harmonização orofacial mais procurados durante o...