Como e por que escolher a Odontopediatria?

Especialidades

Se você está pensando em escolher a Odontopediatria para sua vida, tenho alguns conselhos para te dar! O meu primeiro conselho é que você precisa realmente amar crianças, amar conviver com elas e entender do mundo delas.

Mesmo assim, somente isso não basta. Alguns ainda não levam a especialidade de Odontopediatria a sério, e acham que se resume em jalecos coloridos, consultórios enfeitados e brindes nos finais das consultas, mas vai muito além disso.

Você precisa acreditar e querer fazer a diferença na vida dessa criança!

A Odontopediatria como Especialidade

A Odontopediatria é uma das especialidades mais complexas dentro da Odontologia. Você precisa ser um profissional com excelência no que faz, ou seja, precisa ter excelência em todas as áreas. Um odontopediatria precisa dominar a cirurgia, dentística, endodontia, prótese… mas o grande desafio: tudo isso feito no paciente infantil.

Dentro da Odontopediatria são abordadas todas as áreas da Odontologia. Existem casos em que são necessários realizarmos tratamento endodôntico, cirurgias, próteses por conta de perda precoce de algum elemento… Já se imaginou fazendo um tratamento endodôntico em uma criança de apenas 2 anos de idade? Pois é, muitas vezes acontece!

Sabemos que crianças são mais “espoletas” e que traumas dentários são super comuns! Temos que estar preparados para realizar todo tipo de tratamento para devolver saúde e trazer conforto aos pacientes. Além de tudo isso, precisa ser um momento mágico e que não cause traumas no paciente.

Quantos adultos têm medo de ir ao dentista e por quê? Provavelmente por alguma experiência ruim que tiveram quando crianças. É nessas horas que nós Odontopediatras devemos fazer a diferença!

Dentista com criança

 

A postura do Odontopediatra

Na especialização e na vivência do consultório aprendemos tantas técnicas para podermos atender à todas as necessidades da criança, realizar uma consulta agradável e que gere emoções e lembranças positivas.

Isso vai desde o uso de técnicas de manejo, técnicas de reforço positivo, criação de um universo lúdico, saber abordar a criança e ganhar sua confiança para um atendimento de sucesso, entre outros aspectos.

Além disso, para escolher a Odontopediatria você precisa saber lidar muito bem com emoções. Com as suas emoções, com as da criança e também da família.

É necessário ter empatia e saber entender de maneira individualizada a realidade de cada família, afinal, a família é essencial durante o tratamento e no auxílio à saúde bucal da criança.

 

Odontopediatria

 

Terão dias difíceis, mas com certeza há uma recompensa grandiosa, pois estar perto de crianças faz com que o nosso dia seja mais leve.

Crianças são puras, e nos trazem muita alegria. Um sorriso e um abraço mudam tudo!

 

Dra. Ariely Caramori