Página Inicial HOF A Bichectomia na Harmonização Facial: Saiba tudo!
HOF

A Bichectomia na Harmonização Facial: Saiba tudo!

A Bichectomia na Harmonização Facial: Saiba tudo!

A Harmonização Orofacial engloba diversos procedimentos que visam a harmonização da face, realçando os contornos e promovendo o rejuvenescimento. Dentre eles temos Bichectomia que tem sido muito estudada, e isso se justifica em decorrência dos resultados estéticos, dentre eles, a valorização da projeção do malar. 

Em estudo recente publicado na revista Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac.,mar. 2020 demonstrou alto grau de satisfação dos pacientes que realizam o procedimento e um baixo índice de complicações pós operatórias.  De tal forma que motiva os pacientes a realizarem o procedimento.  A partir disso reuni as principais dúvidas dos meus pacientes e alunos e trouxe para agregar conhecimento sobre esse tema.

O que é Bichectomia?

Bichectomia (ou Bichatectomia) ou Lipoplastia Facial é um procedimento cirúrgico intra-oral que consiste na remoção cirúrgica da porção bucal do corpo adiposo de Bichat, as Bolas de Bichat, situadas na região da bochecha do paciente.

A estrutura composta por tecido adiposo se encontra em um compartimento profundo anterior ao músculo masseter e superficial ao músculo bucinador, não utilizado como fonte de energia para os casos de emagrecimento. Ou seja, a pessoa pode perder peso e diminuir a quantidade de gordura do corpo, mas as Bolas de Bichat não diminuem.

O nome vem do anatomista e fisiologista Marie François Xavier Bichat, que em 1802 descreveu o corpo adiposo situado na face, que está localizado abaixo do músculo bucinador.

O procedimento cirúrgico é indicado para pessoas que estão insatisfeitas com o volume das bochechas e acabam se sentindo inseguras em relação ao contorno facial. 

Indicações do procedimento

Uma queixa bastante comum entre os pacientes que procuram o procedimento é a percepção do rosto largo ao sorrir e que, mesmo com o emagrecimento, as bochechas continuam volumosas. A prioridade antes da realização da Bichectomia é uma avaliação completa da face do paciente e exame clínico intra-oral incluindo a palpação das estruturas musculares.

Logo, deve ser observado se a largura facial está relacionada a volume da bola de Bichat ou a hipertrofia do músculo masseter. No caso de hipertrofia, optamos pela aplicação de toxina botulínica na musculatura causando afinamento facial.

Importante salientar que, por ser uma cirurgia com finalidade estética, o ideal é que seja realizada após completo crescimento da face. Caso o paciente tenha idade menor de 18 anos, pode ser realizado apenas com o consentimento dos pais e/ou responsável legal. 

Na Dental Speed é possível adquirir um termo de consentimento para Bichectomia, documento fundamental para cirurgiões-dentistas que realizam esse tipo de cirurgia.

Bichectomia x Simetria da face

Muitos pacientes têm dúvidas sobre conseguir um rosto mais simétrico com a Bichectomia, sendo assim é importante realizar uma avaliação das proporções e simetrias dos terços da face.  Uma vez identificado que a assimetria é causada pelo volume da bola de Bichata simetria pode sim ser reestabelecida com a cirurgia.

Outra dúvida bem comum é se o procedimento envelhece o paciente.  No entanto, anatomicamente falando, a bola de Bichat não é uma estrutura que participa da sustentação facial. Trata-se de uma gordura profunda e não tem função estrutural ou de sustentação, diferente das outras gorduras faciais que com o emagrecimento causam envelhecimento.

Em contrapartida, o que pode ocorrer é que, após a cirurgia, o paciente comece a notar outras regiões da face que irão chamar mais atenção do que o volume nas bochechas que foi removido. 

Dermocosméticos Dental Speed

Bichectomia Funcional 

Em pacientes que mordem as bochechas internamente na região inter-oclusal, a bichectomia se faz muito importante. Afinal, lesões de repetição na mucosa oral podem ser prejudiciais, principalmente quando o processo de cicatrização do paciente é demorado.

Além disso, devido a frequência da ferida, elas podem gerar fibrose no local ou até mesmo pequenos tumores. 

O procedimento é rápido e fácil, podendo ser realizado sob sedação ou não, com anestesia local. Dura em média 1 hora e não deixa cicatrizes na face, pois a retirada da gordura é feita através de incisões pequenas dentro da boca.

Dependendo da técnica utilizada, corre-se o risco do comprometimento de inervação facial, causando danos sérios ao paciente.

Contraindicações da Bichectomia

A Bichectomia é contraindicada em pacientes com doença sistêmica grave, gestantes e lactantes e em pacientes que possuem transtorno dismórfico corporal.

Em pacientes com muita flacidez, outros procedimentos para lifting facial devem ser considerados juntamente com a Bichectomia. Ao mesmo tempo que em pacientes que apresentam sobrepeso, o resultado é menos perceptível. 

Pós-operatório

O pós-operatório é semelhante ao da extração dos terceiros molares e são necessários repouso e prescrição medicamentosa.

O paciente pode apresentar desconforto, inchaço, edema e hematoma. Apesar de a Bichectomia ser uma cirurgia que não apresenta grande desconforto, devemos sempre lembrar o paciente que ele está em um pós-cirúrgico e que todo cuidado é necessário para sua completa recuperação. 

De tal forma que os cuidados pós-operatórios precisam ser bem esclarecidos pelo Cirurgião-Dentista e devem ser respeitados até a remoção dos pontos. 

Como foi possível ver, a Bichectomia é um procedimento simples, rápido e seguro que pode ser realizado dentro do próprio consultório. Mas, cabe aos profissionais avaliarem as necessidades e expectativas do paciente, a fim de evitar qualquer frustração.

Gostou do conteúdo? Avalie a matéria e compartilhe com colegas profissionais!

Aproveite para conhecer o portfólio completo para Harmonização Orofacial no site da Dental Speed: clique aqui.

Publicado por
Dra. Lírian Mercaldi

Pela Universidade Federal de Uberlândia. Ortodontista e especialista em Harmonização Orofacial. Coordenadora de especialização em HOF. Mestranda pelo European Face Institute em Harmonização Orofacial

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

HOF

Toxina Botulínica: você sabe realmente o que é mito e o que é realidade?

Confira fatos importantes sobre a toxina botulínica e os principais mitos e...

HOF

Preenchimento Labial: segurança, efetividade e resultado

Os lábios são uma parte importante da expressão facial e da beleza....

HOF

Fios faciais como parte do processo de indução de colágeno

Saiba mais sobre a utilização de fios faciais como parte do processo...

HOF

Harmonização Orofacial: procedimentos para o verão

Saiba quais são os procedimentos de harmonização orofacial mais procurados durante o...