Página Inicial Odontologia Escova dental elétrica: conheça os benefícios para o paciente
OdontologiaSaúde Bucal

Escova dental elétrica: conheça os benefícios para o paciente

Escova dental elétrica: conheça os benefícios para o paciente

As soluções tecnológicas na área da Odontologia e saúde bucal, como a escova dental elétrica, apresentam benefícios cada vez maiores para os pacientes. 

A escova dental elétrica é um ótimo exemplo disso, o produto que já é muito comum em países da Europa e América do Norte, está se tornando cada vez mais popular entre o público brasileiro. 

Porém, a escova elétrica vai muito além de um item de desejo, trata-se de uma ferramenta de escovação eficiente, e uma ótima alternativa para pacientes com dificuldades motoras, como idosos, pessoas com deficiência e crianças. 

A seguir confira mais informações sobre a escova dental elétrica e descubra quais são os melhores modelos e marcas para indicar aos seus pacientes. 

Escova Elétrica x Manual 

As escovas manuais ainda são preferência entre a maioria da população, porém, com a tecnologia se tornando cada vez mais presente em nosso dia a dia, o uso de escovas elétricas parece ser promissor. 

É fato que a eficácia de uma escovação não está necessariamente atrelada ao tipo de escova escolhida (manual ou elétrica), pois ambas a escovas cumprem muito bem seu papel de limpar os dentes, gengivas e língua, e remover a placa bacteriana. 

Contudo, muitos modelos de escovas elétricas conseguem eliminar a placa bacteriana em menos tempo do que a escova convencional, pois, por meio de vibrações e/ou rotações das cerdas, promovem em minutos movimentos equivalentes a semanas de escovação manual

Do mesmo modo, esse tipo de produto permite um controle maior da escovação, com recursos que otimizam os cuidados com a higiene bucal dos pacientes, e ainda proporcionam uma nova experiência ao escovar os dentes.  

Benefícios e vantagens da escova dental elétrica 

Além de oferecer uma escovação diferenciada, as escovas elétricas também trazem inúmeros benefícios e recursos adicionais para o usuário.  

Deste modo, é possível encontrar escovas elétricas com: 

  • Versatilidade: os cabos da escova costumam ser compatíveis com vários modelos de cabeça (da mesma marca). Dessa forma, o paciente pode ter diferentes refis de escovas em uma só; 
  • Bateria de alta duração: certos modelos podem ser usados por até duas semanas, sem necessidade de recarga; 
  • Modos de escovação: onde o usuário pode escolher o modo de escovação, com opções de remoção de manchas, sensibilidade gengival, entre outros; 
  • Temporizador: um timer é acionado para que a escovação seja feita dentro do período de tempo recomendado (2 minutos); 
  • Sensor de pressão: o usuário é avisado quando está realizando a escovação com muita força; 
  • Aplicativo para celular: algumas escovas possuem conexão com apps inteligentes, trazendo informações sobre escovação, dicas práticas e muita interação. 

Escova dental elétrica infantil

Os cuidados com a higiene bucal devem começar desde a primeira infância, onde os pais são os principais responsáveis por incluir a escovação na rotina da criança, bem como incentivá-la. 

Mas é comum que encontrem desafios nessa prática, como uma certa resistência dos pequenos em escovar os dentes, ou até mesmo dificuldades para realizar uma limpeza efetiva, pois a criança quer fazer a escovação sozinha. 

Neste caso, a escova dental elétrica é uma ótima opção, uma vez que facilita a higiene bucal e oferece um momento de diversão para as crianças. O produto costuma ser lúdico e prático, bem atrativo para o público infantil. 

Além da escova elétrica infantil ter uma cabeça menor, suas cerdas são mais suaves do que a escova elétrica padrão, tornando-a ideal para a escovação de dentes decíduos.  

Melhores ofertas em Odontopediatria

A Odontopediatra, Priscila Alencar, ressalta que a escova elétrica chama muita atenção dos pequenos pelo seu modelo e – como o próprio nome sugere – sua ação elétrica.  

“Tal iguaria tecnológica é indicada para crianças com alguma deficiência, cuja coordenação motora esteja impossibilitada de ser estimulada, e nos casos em que a motivação na escovação se faça necessária” ressalta a Dra. Priscila. 

Por fim, é importante salientar que são indicadas para crianças a partir de 03 anos de idade e não dispensam a supervisão dos pais para efetiva limpeza

Escova dental elétrica para pacientes com deficiência 

Aproximadamente 10% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência e exigem cuidados especiais no momento da escovação. 

O acompanhamento odontológico para esses pacientes deve ser rotineiro e bem eficiente, visto que a melhoria das condições bucais faz reduzir a necessidade de intervenção no consultório, que em muitos casos pode ser extremamente complicada.  

Com a tecnologia avançando alguns produtos melhoram esse momento e diminuem as dificuldades.  A escova elétrica, nesses casos, se torna uma excelente alternativa, já que oferece dentes limpos e gengivas sadias em um curto tempo e com muito mais facilidade e ergonomia

Você também pode se interessar pelo artigo: Atendimento odontológico a pessoas com deficiência

Como escolher ou recomendar a escova certa? 

As escovas elétricas devem ser indicadas de acordo com o perfil e necessidades específicas de cada paciente. A seguir, confira os tipos de escova elétrica mais comumente encontrados no mercado e suas principais características: 

Escovas Elétricas Giratórias/Rotatórias 

  • Esse modelo de escova costuma oscilar, rotacionar e ou/pulsar suas cerdas para executar uma higiene oral completa; 
  • Oferecem ótimo custo-benefício; 
  • Caso o paciente tenha sensibilidade na região da gengiva, é importante indicar uma escova rotatória com velocidade de rotação mais baixa. 

Escovas Elétricas Sônicas 

  • As escovas sônicas possuem uma cabeça compacta que vibra e movimenta as cerdas em alta velocidade; 
  • Emitem vibrações suaves que direcionam a água aos espaços entre os dentes, promovendo a limpeza; 
  • Não causam tanta pressão nos dentes e gengiva, por isso são indicadas para pacientes que sofrem com a sensibilidade; 
  • Os modelos mais robustos podem vibrar até 62 mil vezes por minuto. 

Escovas Elétricas Ultrassônicas 

  • São os modelos mais tecnológicos; 
  • Sua vibração é de alta frequência, emitindo uma onda de ultrassom que viabiliza uma limpeza de máxima eficiência;  
  • A frequência chega a ser superior a 1 milhão de hertz por segundo. 

Técnica de escovação adequada 

A escova elétrica promove movimentos que antes eram feitos de forma manual pelo paciente. Logo a escovação se torna mais simples e prática, e em apenas 2 minutos a atividade é concluída. 

Veja como é simples realizar a higiene oral com a escova elétrica

1.  Molhar a cabeça da escova; 

2.  Depositar o creme dental nas cerdas (a quantidade deve corresponder ao tamanho de um grão de ervilha); 

3. Posicionar a escova contra os dentes e só depois ligar o aparelho; 

4.  Mover a escova lentamente de um dente para outro, aplicando uma leve pressão, até percorrer toda a superfície (interna e externa) da arcada; 

5. Por último, fazer a limpeza da língua. 

Algumas escovas elétricas oferecem uma funcionalidade que divide a boca em seções e informa ao usuário o momento certo de escovar cada parte da arcada. É o caso da Philips Sonicpro em parceria com a Colgate e da Genius X da Oral B

Dicas de manutenção e preservação da escova dental elétrica 

A escova elétrica irá exigir um investimento maior se comparada à escova manual, todavia, vale lembrar que após 3 meses de uso será necessário substituir apenas o refil, ou seja, a “cabeça” da escova. 

A alça da escova pode ter uma longa vida útil se alguns cuidados forem tomados. Os fabricantes, de acordo com modelo e marca, costumam instruir o usuário sobre a melhor forma de armazenamento do produto e dicas de manutenção diária. 

Essas boas práticas incluem: 

  • Enxague das cerdas para remoção de detritos e resto de pasta de dente sempre após a escovação; 
  • Limpeza da alça com pano úmido; 
  • Armazenamento da escova sempre em posição vertical e em local arejado; 
  • Nunca colocar a escova no lava-louças, até mesmo os modelos à prova d’água. 

Melhores modelos e marcas de escova elétrica 

Dentre as marcas de escova elétrica presentes no mercado, Oral B, Philips e Colgate se destacam por entregarem produtos de qualidade e tecnologia elevada, sempre buscando satisfazer diferentes públicos e perfis de clientes. 

A seguir, confira uma seleção com os principais produtos destas marcas 

Escova Dental Elétrica Philips Sonicpro 10 

Escova Dental Elétrica Philips Sonicpro 10
Escova Dental Elétrica Philips Sonicpro 10

Produzida com tecnologia sônica, essa novidade da Philips e Colgate é ideal para pessoas que nunca usaram uma escova elétrica antes e desejam iniciar. 

A escova Sonicpro 10 apresenta modo único de escovação que realiza 31.000 movimentos por minutos, capaz de remover 200% mais placa do que uma escova manual.  

Conta ainda com movimentos de 4 tempos, sinalizando para o usuário o momento certo de escovar cada canto da boca. Também disponibiliza um temporizador inteligente para uma escovação de 2 minutos, conforme recomendado.

Escova de Dente Elétrica Oral B Vitality  

Escova Dental Elétrica Vitality disponível no site Dental Speed
Escova Dental Elétrica Vitality – Oral-B

A Vitality da Oral B é uma escova elétrica rotatória com cabeça redonda que realiza movimentos 2D, oscilando e rotacionando.  

Ao total, produz cerca de 8.800 rotações por minuto, para uma limpeza profunda dos dentes.  

Seu cabo é ergonômico e resistente à água, além de ser compatível com diversos refis Oral-B. Trata-se de um produto com ótimo custo-benefício.  

Escova Dental Elétrica SonicPro Kids Philips 

Escova Dental Elétrica SonicPro Kids Philips Bivolt pHILIPS cOLGATE
Escova Dental Elétrica SonicPro Kids Philips Colgate

A escola elétrica infantil da Colgate em parceria com a Philips torna a higiene bucal uma experiência divertida e interativa. Seus dois modos de escovação – alto e baixo – realizam até 62.000 movimentos por minuto. 

Possui cerdas macias, ideais para dentes decíduos, e cronômetro de 2 minutos para escovação efetiva. Conta também com tecnologia à prova d’água, podendo ser utilizada pela criança durante o banho. 

Para uma experiência ainda melhor, a escova se conecta ao aplicativo interativo Philips Colgate® SonicPro Kids que disponibiliza conteúdos, dicas e jogos que ensinam as crianças sobre a importância da higiene bucal diária. 

Escova Elétrica Genius X

Escova Elétrica Genius X – Oral-B

A Genius X – é uma escova com inteligência artificial que oferece uma limpeza personalizada ao usuário. 

Seu sistema de limpeza 3D, produz movimentos que rotacionam, oscilam e pulsam, oferecendo 6 modos de escovação: 

  • Limpeza diária; 
  • Gengivas; 
  • Sensibilidade; 
  • Branqueamento; 
  • Limpeza profunda; 
  • Língua. 

O grande diferencial é que a escova reconhece e avalia o estilo de escovação do usuário. Por meio do App Oral-B, é possível conferir a área da boca que está sendo escovada, tornando a atividade muito mais efetiva.  

O App também monitora a rotina de escovação e informa quando é necessária a substituição do refil da escova. 

Além disso, a Geniux-X possui sensor de pressão, temporizador de 2 minutos e Smart Ring com 12 opções de cores. 

Escova Dental Elétrica Philips SonicPro 70 

Escova Dental Elétrica Philips Sonicpró 70
Escova Dental Elétrica Philips SonicPro 70 – Colgate

SonicPro 70 é um modelo de escova elétrica da Colgate/Philips com desempenho superior.  

Por meio de tecnologia sônica, o produto produz 62.000 movimentos por minuto, valor este que equivale a um mês de escovação manual com escova tradicional

Possui três tipos de intensidade – baixa, média e alta – e quatro modos de escovação – Limpeza, Branqueamento, Cuidado com a Gengiva e Limpeza Profunda. 

É uma escova inteligente, com conexão bluetooth e APP interativo que monitora hábitos de limpeza e progresso na escovação. Também sinaliza o momento exato para substituição de refil. 

Quer conferir mais opções? A Dental Speed oferece vários modelos de escova elétrica da Colgate, Philips e Oral B. Acesse agora dentalspeed.com e aproveite as melhores ofertas

Gostou do conteúdo? Avalie a matéria aqui no blog Eu Amo Odonto e confira mais assuntos relevantes sobre o universo da Odontologia

ESCOVA DE DENTES ELÉTRICA: É MELHOR DO QUE A MANUAL? QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS? SAIBA COMO USAR ESSE ITEM DE HIGIENE BUCAL. Sorrisologia, [S. l.], p. 1-1, 25 mar. 2020. Disponível em: https://sorrisologia.com.br/w/escova-de-dentes-eletrica-e-melhor-do-que-a-manual-quais-os-seus-beneficios-saiba-como-usar-esse-item-de-higiene-bucal_a10081. Acesso em: 13 jul. 2022. 

HIGIENE mais tec: conheça benefícios e modelos de escova de dente elétrica… – Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/04/19/escovas-eletricas.htm?cmpid=copiaecola. Tilt UOL, [S. l.], p. 1-1, 19 abr. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/04/19/escovas-eletricas.htm. Acesso em: 12 jul. 2022. 

ESCOVA DE DENTES: CONHEÇA OS DIFERENTES MODELOS E SAIBA COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO + QUAL O MOMENTO CERTO DE TROCAR SUA ESCOVA. Sorrisologia, [S. l.], p. 1-1, 14 nov. 2019. Disponível em: https://sorrisologia.com.br/w/escova-de-dentes-os-diferentes-modelos-como-escolher-a-melhor-opcao-e-o-momento-certo-de-trocar-sua-escova_a9730#:~:text=A%20recomenda%C3%A7%C3%A3o%20dos%20dentistas%2C%20no. Acesso em: 11 jul. 2022. 

POR QUE usar escova de dente elétrica?. Ruzzarin Odontologia, [S. l.], p. 1-1, 1 nov. 2019. Disponível em: https://ruzzarinodontologia.com.br/por-que-usar-escova-de-dente-eletrica/. Acesso em: 11 jul. 2022. 

ESCOVA de dentes normal ou elétrica: qual é a melhor?. BBC NEWS, [S. l.], p. 1-1, 19 ago. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-49353069. Acesso em: 11 jul. 2022. 

ESCOVA de dente elétrica: veja os benefícios de usar uma. Tec Mundo, [S. l.], p. 1-1, 22 mar. 2021. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/produto/214175-escova-dente-eletrica-veja-beneficios-usar.htm. Acesso em: 11 jul. 2022.   

Texto escrito originalmente em 2020 e reescrito no dia 20 de julho de 2022 por Gabrielli Nery Wandscheer.

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....