Página Inicial Odontologia Equipamentos odontológicos fundamentais em um consultório
Odontologia

Equipamentos odontológicos fundamentais em um consultório

Equipamentos odontológicos fundamentais em um consultório

Ter uma lista dos equipamentos odontológicos mais importantes para se investir é fundamental para esse início, eles garantem o funcionamento, a segurança do consultório e ajudam no diagnóstico clínico. 

Vale lembrar que alguns equipamentos odontológicos, quando bem utilizados e cuidados, duram uma vida toda de trabalho, portanto invista, dentro do seu orçamento, em bons equipamentos, pois as vezes o barato sai caro!   

Cadeira odontológica 

A cadeira é o item primordial para um consultório odontológico, e deve ser funcional, moderna, com estofamento sem costuras para facilitar a limpeza, ergonômica e confortável já que por muitas vezes os pacientes ficará na mesma posição por um tempo considerável.  

Outro fator importante é procurar por uma marca confiável, para ter maior garantia de durabilidade. E junto com a cadeira, escolha um bom mocho, pois você vai passar o dia todo atendendo. Sente, experimente, veja o conforto e a ergonomia para deixar a sua postura em dia.  

Autoclave  

A autoclave odontológica é essencial para a esterilização, pois trabalha com vapor sob pressão, tornando o processo de desinfecção mais rápido e seguro. Além de ela ter controle automático e só liberar a porta após o fim do ciclo. E se você trabalhar com outros dentistas, marque seus instrumentos, para que na hora da esterilização não sejam confundidos e trocados.  

equipamentos para seu consultório odontológico

Lavadora / Cuba Ultrassônica 

Assim como a autoclave, a lavadora ou cuba ultrassônica é um equipamento fundamental em um consultório. A biossegurança sempre foi primordial nos consultórios e com a pandemia de covid-19 se tornou ainda mais importante. Com uma lavadora ultrassônica você irá automatizar o processo de limpeza e desinfecção, bem como prolongar a vida útil de seus materiais odontológicos e instrumentais cirúrgicos

Compressor  

Para achar seu compressor ideal, é necessário saber qual o consumo de ar necessário para um bom atendimento. O ideal é que o compressor seja silencioso e longe dos banheiros, por conta do risco de contaminação. Locais não indicados são: depósitos, despensas, porões, garagens, banheiros e áreas quimicamente insalubres. Outro fator é ter um técnico de confiança e que consiga lhe atender em caso de alguma emergência, afinal, sem o compressor você não trabalha! 

Fotopolimerizador 

Provavelmente o seu maior aliado e um dos equipamentos mais usados vai ser o fotopolimerizador, pois ele é utilizado em restaurações diretas e indiretas, colagem de brackets e acessórios ortodônticos. Ele será determinante na qualidade e na durabilidade do seu trabalho. O fotopolimerizador é utilizado diariamente no consultório, então, para garantir que seus trabalhos sejam efetivos, pesquise e invista em um bom aparelho. Quer saber como escolher o fotopolimerizador ideal? Clique Fotopolimerizador 

Kit academico (alta e baixa rotação) 

Se você já fez um investimento considerável na graduação e cuidou bem das famosas canetas, esse kit vai te acompanhar por um bom tempo no consultório. Ele vai ser utilizado em todos os procedimentos, então escolha equipamentos ergonômicos e mais leves. O valor não é fator primordial para qualidade, porém normalmente os equipamentos mais caros são os melhores, e como eles têm longa durabilidade, invista em kits de mais qualidade.    

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

2 Comentários

Os comentários estão fechados

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....