Página Inicial Especialidades Ortodontia Itens de higiene bucal para quem usa aparelho ortodôntico
OrtodontiaSaúde Bucal

Itens de higiene bucal para quem usa aparelho ortodôntico

capa blog
capa blog

Quais itens de higiene indicar para quem utiliza aparelho ortodôntico fixo?

Parece óbvio, mas dúvidas sobre higiene bucal são muito comuns no dia a dia do consultório, e este é um dos esclarecimentos mais importantes para passar ao paciente.

O hábito da correta higienização deve estar presente desde o início, ao final do tratamento ortodôntico, afinal, este é um dos fatores fundamentais para o sucesso e finalização do mesmo.

Costumo, na primeira consulta de colagem do aparelho ortodôntico, separar 30 minutos a mais para demonstrar todas as etapas sobre uma correta higienização bucal, além de falar sobre os cuidados com a dieta, conscientizando-os sobre suas responsabilidades e seu papel sobre a grande contribuição para sucesso do seu tratamento.

Recomendo que haja um kit de higiene de amostra com um macro modelo, no consultório, para assim demonstrarmos todas as etapas. Peça para o paciente simular as orientações também, facilita bastante a fixação das informações.

Biossegurança no consultório odontológico

Passo a passo higiene bucal para quem usa aparelho ortodôntico

Bochecho com água: Antes de qualquer coisa, recomendar o paciente a a fazer um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos.

Escova Dental: Sugiro sempre que seja macia, de cabeça pequena e cerdas retas e não irregulares. Para os pacientes com aparelho fixo, pode ser indicado também as ortodônticas (cerdas recortadas em “V” ou em “U). Recomendo tampas protetoras para conservar e proteger as cerdas, além de evitar contaminações. Escovas com cabos lisos ao invés das emborrachadas acumulam menos sujeira e evitam a proliferação de bactérias.

Quanto à técnica de escovação, normalmente ensino a de Bass Modificada, entretanto, para pacientes ortodônticos, na face vestibular ou palatina quando possuem acessórios, oriento a higienização em três angulações distintas.

Movimentos de vai e vem a cada três dentes: acima dos braquetes (região cervical), a frente dos mesmos e abaixo (região incisal). Não esquecer de dar especial atenção nestas regiões que possuem aparatos ortodônticos. Movimentos suaves e repetidos são importantes.

Tipos de escova para quem usa aparelho ortodôntico

Escovas Interdentais: Existem inúmeras marcas, as uni e bitufo, cônica e cilíndrica. Para pacientes que utilizam aparelho ortodôntico fixo, recomendo que elas sejam finas e cilíndricas. A sua aplicação é entre os braquetes e recomendo utilizá-la angulada: de incisal/oclusal de uma proximal para cervical da outra proximal (em “X”).

Fio dental: Para pacientes ortodônticos, os acessórios acabam dificultando a inserção do fio dental na região interproximal, então lançamos mão de um passador de fio, ele funciona como um condutor do fio dental.

A aplicação do fio dental, após ultrapassado os aparatos ortodônticos, não se difere do modo dos pacientes sem aparelho ortodôntico.

Primeiro se realiza a inserção na região interproximal, até o sulco gengival e abraçando as faces vestibular e palatina, faz-se movimentos de vai e vem do sentido cervical a incisal/oclusal de forma suave. Esse movimento repete-se em cada face proximal.

Atualmente encontramos no Brasil também um equipamento que faz a higiene interproximal com grande eficiência. Chamados de irrigadores orais, possuem ponteiras específicas para usuários de aparelho ortodôntico e são excelentes para aplicação em aparelhos palatinos como o Haas e o Hyrax.

Higiene da língua: ela também deve fazer parte, principalmente para prevenir a halitose. Para isso, existem os higienizadores linguais plásticos, do tipo CTC, que removem a saburra lingual sem machucar a língua e sem provocar ânsia e náuseas. A escova foi desenvolvida para escovar os dentes e não a língua.

Pasta Dental recomendo prescrever a pasta de forma individual, de acordo com o aspecto de esmalte, histórico odontológico e hábitos, utilizando sempre em pequena quantidade.

Enxaguante Bucal: Os que contenham flúor são os eleitos. Agentes químicos possuem grande influencia na higiene, porém é fundamental frisas que só ocorre se houver uma correta remoção mecânica prévia da placa bacteriana.

A Dental Speed  possui kits de saúde bucal prontos para ortodontia (escova ortodôntica, pasta, fio dental e enxaguante bucal) e também adulto e infantil. Costumo presentear meus pacientes com esses kits. Entretanto se faz necessário prescrever os outros itens específicos, para buscarem em farmácias ou perfumarias.

Além de salientar e conscientizar o nosso paciente sobre a importância da higiene, é importante fazer um controle periodontal esporádico, durante o tratamento ortodôntico.

Dra.Thalita Varela Galassi, Ortodontista, Mestranda em Ciências da Reabilitação, Professora de Ortodontia e Digital Influencer em Mídias Sociais em Odontologia.

Publicado por
Dra. Thalita Varela Galassi

Professora Coordenadora de Ortodontia Sociedade Paulista de Ortodontia: SPO. Cirurgiã-dentista pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Ortodontia

Aparelho metálico ou estético, qual indicar?

É cada vez mais comum a procura pela máxima estética e discrição....

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...

Ortodontia

Saiba tudo sobre a relação entre ortodontia e oclusão dentária

A oclusão dental é a relação funcional estabelecida entre os dentes superiores...

Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

A Saúde Bucal é fundamental para a saúde de todo o corpo...