A frieza das paredes brancas e sem graça, sem nenhum detalhe, as longarinas ou cadeiras postas lado a lado e para completar a luz branca que ilumina o ambiente e o torna ainda mais gélido. A sensação é de estarmos no Polo Ártico, mas na verdade é o aspecto da recepção da grande maioria dos profissionais de Saúde.

Todos esses detalhes frios deixam os pacientes ainda mais desconfortáveis. Estudos indicam que isso pode prejudicar a relação profissional/ paciente, já que dentro de um ambiente hostil onde o cliente está em busca por um tratamento de saúde e este, por vezes invasivo, o paciente pode se colocar “na defensiva” com o profissional que irá atendê-lo.

É por esse motivo que atualmente os designers de interiores, antenados com as tendências e comprometidos com o cliente, não projetam mais “salas de espera” e sim “salas de estar”. Dessa forma, a nossa meta é fazer com que o paciente sinta-se na sala de sua casa, com muito conforto e acolhimento. Distrações também são importantes: livros, revistas atualizadas, tv, um espaço para um café… Tudo isso faz com que ele não sinta com tanta intensidade os eventuais atrasos nas consultas e o desconforto em esperar por um procedimento invasivo.

Para tanto, nossas dicas para um ambiente acolhedor são essas:

  • – Revestimentos que remetam a madeira ou tecidos naturais, como o couro ou o linho.
  • – Cores mais aconchegantes nas paredes e móveis.
  • – É interessante reservar um espaço para as crianças com mesinhas, banquetas e alguns brinquedinhos para elas.
  • – Abuse de poltronas confortáveis e com tecidos atraentes ao tato e a visão.
  • – Espelhos ampliam os ambientes, o que ajuda a dar uma sensação menos claustrofóbica em salas muito pequenas.

Seguindo essas dicas, a sua “sala de estar” vai ficar muito acolhedora e seus pacientes muito mais satisfeitos.A imagem representa o projeto criado para a Esperienza – odontologia de referência, onde foi desenvolvido um amplo e completo projeto de identidade visual, pela equipe de designers do Altera, desde o branding até arquitetura e interiores.

Texto: Camila Rossi e Luciana Bacchi – Premissa Arquitetura & Design de Interiores

Fonte: Blog Altera ( Centro de Inteligência em Serviços)

Artigos Relacionados

A relevância da biografia no perfil do Instagram

A relevância da biografia no perfil do Instagram

Conteúdo Especial
A bio do Instagram é o primeiro conteúdo que o seu paciente vai ler assim que entrar no seu perfil. Antes de qualquer post do feed, dos stories e antes de decidir por seguir o perfil, é a sua bio que está em evidência. Se a primeira impressão é a que fica e convida para acompanhar, como fazer esse texto tão curto ser o mais atrativo possível?
Simples Dental – As vantagens de usar uma agenda online

Simples Dental – As vantagens de usar uma agenda online

Conteúdo Especial
Organizar o tempo é fundamental para darmos conta de todos os compromissos e, principalmente, não perdermos as oportunidades de captação de novos clientes. Por isso, vamos falar sobre o Simples Dental, um software pensado para ser prático, eficaz, intuitivo, leve e simples, como o próprio nome diz.