Página Inicial Gestão e Marketing Networking: como ter sucesso na profissão dentista.
Gestão e MarketingUniversitários

Networking: como ter sucesso na profissão dentista.

Networking: como ter sucesso na profissão dentista.

Quantas pessoas você conhece? Na verdade, vou fazer uma pergunta melhor: quais pessoas você conhece? Não é segredo para ninguém que o networking influencia nossos comportamentos, modificam nossos hábitos, nos fazem frequentar lugares diferentes, usar novas palavras ou expressões, mudar algumas opiniões e por aí vai. 

Mas e na prática, o networking realmente faz diferença? 

De antemão posso te garantir que faz muita! Ao ponto de que, se não fossem algumas pessoas que tive a oportunidade de conhecer ao longo desses últimos anos, você não estaria lendo esse artigo agora. Então, é um pouco dessa história que eu vou te contar. Afinal, em 2014, o Simples Dental era uma empresa de garagem no interior do estado de Santa Catarina. Contudo, nós não faturávamos nem para pagar as contas da empresa. 

Então, surgiu uma possibilidade de participar de uma feira de startups em São Paulo. Assim, pegamos meu carro, que era um Palio preto 2002, sem ar-condicionado, e fomos participar desse evento. Porém, ficamos em um alojamento praticamente gratuito para estudantes de odontologia, fornecido pelo CIOSP, que por coincidência estava acontecendo no mesmo fim de semana. 

Simples Dental software odontológico

Sobretudo, foi nesse evento que conhecemos uma pessoa, que mudou o rumo da nossa história e que nos apresentou para o presidente de uma das nossas principais parceiras até hoje. Enfim, daí para frente talvez você já saiba. 

Saímos de um software de garagem para o software odontológico mais usado da América Latina, com mais de 40 mil usuários. 

Ou seja, fazer networking construiu um caminho que fez com que o Simples explodisse em poucos anos. Mas não pense que isso foi fácil! Antes de mais nada, a cidade em que nasci e que fundamos o Simples Dental tem pouco mais de 7 mil habitantes, sou filho de uma família humilde e não conhecia ninguém que pudesse me ajudar até aquele momento. 

Então, o principal aprendizado dessa história é: 

Antes de tudo, tenha boas relações, converse com as pessoas e não arrume desculpas para não fazer. Em vez de desculpas, crie oportunidades! 

Vou te dar algumas dicas práticas para criar essas oportunidades: 

  • Participe das associações empresariais da sua região (custa cerca de R$ 50 por mês); 
  • Participe de eventos da sua cidade; 
  • Faça algum trabalho voluntário; 
  • Invista em cursos de especialização de longa ou curta duração, ótima oportunidade para conhecer pessoas; 
  • Leia livros de autores que você admira e se ficar com alguma dúvida, mande e-mail para eles (já mandei e-mail pra muita gente e o mais legal é que vários responderam);
  • Participe de grupos de discussão de algum tema que você goste;

Simples, né? São atitudes comuns que podem influenciar muito no seu crescimento profissional e pessoal. 

Veja mais: Por que investir em um software de gestão para o seu consultório.

É melhor testar e saber que algo não funciona do que ficar imaginando como poderia ter sido! 

Ficar no sofá vai sempre ser mais fácil do que fazer qualquer uma dessas atividades, mas te garanto que vai valer a pena. Mesmo que você não acredite em mim, tente pelo menos algumas vezes. Se você achar que não faz sentido, é só parar. Perceba o que mais se encaixa na sua realidade mas não deixe de tentar! 

Se quiser fazer networking comigo, me coloco à disposição. Meu e-mail é ramon@simplesdental.com. E conte comigo para o que precisar. Muita gente já me ajudou e quero ter o prazer de fazer o mesmo com os meus colegas. 

Dr. Ramon Maciel

Publicado por
Dr. Ramon Maciel

Cirurgião-dentista, administrador de clínica e co-founder do Simples Dental, o maior software odontológico da América Latina. Viu que contas histórias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...