Página Inicial Decoração de consultório Festa Junina: Dicas para decorar o consultório
Decoração de consultórioGestão e Marketing

Festa Junina: Dicas para decorar o consultório

Festa Junina Dicas para decorar consultório

Você sabia que a festa junina é a segunda mais importante festa popular da cultura brasileira? Ela só perde para o Carnaval!

Um consultório decorado torna inesquecível a experiência do seu paciente e também pode ser utilizado para alavancar a divulgação do seu consultório (saiba mais Marketing digital para dentistas: o que pode ser explorado?)


Leve o clima de uma das festas mais animadas do ano para os seus atendimentos! Confira as dicas de decoração para você enfeitar o seu consultório e entrar nesse ritmo bão demais sô

Por que decorar consultório odontológico em datas comemorativas?

Datas comemorativas são grandes oportunidades que o cirurgião-dentista tem para atrair e fidelizar seus pacientes.

Além disso, levar uma festa com elementos característicos (como a festa junina ou carnaval) para a rotina do consultório gera identificação no paciente, que passa a se acalmar na pré-consulta por estar em um ambiente com elementos que ele reconhece.

Agora, pensando na marketing odontológico, este pode ser um grande recurso para destacar o seu consultório dos concorrentes (fisicamente e nas redes sociais também), conquistando mais pacientes atraídos pelos diferenciais e fidelizando quem já frequenta seu consultório.

Usar datas comemorativas que possuem a finalidade de conscientização e reflexão, causa impacto positivo na percepção do paciente e futuro-paciente ao seu serviço.

Sua clínica deixa de ser apenas um local onde ele vai para cuidar da saúde bucal e passa a ser uma verdadeira empresa que acompanha as demandas e necessidades externas, e que se preocupa com a saúde bucal fora do consultório. Essa percepção é conhecida como “simpatia” e “empatia”.

Utilizar essas estratégias junto com um bom atendimento e resultados, garante que você esteja presente na memória do paciente até fora do consultório ou de situações de emergência que seu paciente possa ter. E, caso a emergência ocorra, você será o primeiro a ser lembrado, afinal está sempre presente com ele.

Viu? O cérebro humano é incrível quando sabemos como usar ele ao nosso favor!

Decore o seu consultório com bandeirinhas

Antigamente, imagens de santos eram pintadas em bandeiras e espalhadas pelos locais das festas. Com o tempo, elas foram se transformando e até hoje são usadas para decorar os ambientes, sendo um dos itens mais tradicionais dos arraiás.

Este simples item de decoração pode fazer toda a diferença na caracterização do consultório, deixando o ar muito mais animado.

Aqui vão algumas dicas para você mesmo fazer suas bandeirinhas:

  • Use papéis, feltro, tecidos antigos ou revistas antigas;
  • Misture cores: o espaço fica muito mais bonito com várias combinações;
  • Faça em diferentes formatos: triangular, em formato de dentinho ou mesclado.

Clique aqui para baixar o molde da sua bandeirinha!

Fonte: tuacasa.com.br

Roupas Típicas: jalecos com detalhes

Devido o cuidado necessário com a biossegurança, a sala de atendimentos não é um lugar indicado para muita decoração. Mas, se engana se você acha que a hora do atendimento também não pode entrar nessa brincadeira!

Saiba mais sobre Biossegurança no atendimento odontológico

Para criar vestimentas que se adequem à temática, vale soltar a imaginação para criar trajes de festa junina divertidos e cheios de referências.

Conheça todas as opções de pijamas cirúrgicos para procedimentos odontológicos no site da Dental Speed
Conheça todas as opções de pijamas cirúrgicos para procedimentos odontológicos no site da Dental Speed

Se você prefere trabalhar com scrubs por baixo do jaleco, nada de combinar a calça com o jaleco. Use e abuse de cores compostas ou combinações que em outras situações você não faria.

Mas, se você prefere usar calça e roupas pessoais por baixo do jaleco, prefira roupas com tecido em jeans ou com estampas em xadrez.

Você também pode customizar os jalecos que você não usa mais tanto com pequenos retalhos. Fica muito fofo e divertido, e dessa forma você garante a sua proteção e a do paciente.

Para ficar por dentro do tema da festa e dos requisitos de biossegurança, a regra é básica: quanto mais diferente uma peça da outra, melhor o resultado.

É possível personalizar as peças do seu vestuário odontológico para acompanhar a festa sem deixar a biossegurança de lado.

Saiba mais sobre Cuidados na apresentação dos profissionais da saúde

Decoração temática no seu consultório

Balões coloridos, chapéus de palha… são vários elementos da cultura caipira que podem ser utilizados para remeter o clima rural da festa.

Além das bandeirinhas que falamos anteriormente, separamos alguns elementos que podem que você ou sua equipe podem fazer.

Recepção

Este é o local de primeiro contato do seu paciente, por isso, deve causar uma boa primeira impressão (decorado para festas típicas ou não).

É também neste local onde você mais pode deixar sua criatividade fluir. Por isso, confira as dicas de itens que você pode usar para colorir e tornar o tempo de espera em algo mais leve e relaxante:

  • faça uma saia para o balcão da recepção com tecidos ou com um fio de bandeirinhas;
  • use palha ou vime para enfeitar os arranjos que ficam no local;
  • faça fogueiras com papel celofane ou E.V.A. Dependendo o material escolhido, você pode usar em pé em um espaço ou colada na parede;
  • abuse dos itens amadeirados ou com textura de madeira, que deixam o ambiente com clima mais caipira;
  • use a vontade itens de decoração com texturas em xadrez;
  • pendure chapéus de palha na porta principal e do lado externo das portas das salas de atendimentos.
Inspiração para bancada da recepção
Fonte: tuacasa.com.br

Um dos benefícios dessa festa é que, como a temática é rural, vale usar os objetos e utensílios antigos dos seus pais e avós, como panelas antigas, chaleiras ou bules. Vai dar um charme a mais nessa experiência e você não vai precisar gastar nadinha.

Para deixar o cenário perfeito, você pode deixar rolando uma playlist temática, como a que a Dental Speed preparou para você. É só soltar o play e a festa tá pronta!

Quitutes juninos no consultório odontológico

Canjica, doce de leite, bolo de fubá, quentão, pamonha, paçoca… sua barriga roncou aí também? As comidas típicas de Festa Junina são boas demais!

Uma sugestão é disponibilizar uma mesinha com essas quitutes da época para os pacientes. Aproveite para espalhar junto bilhetinhos lembrando que pode comer doces, o que não pode é esquecer de escovar os dentes!

Ah, pé de moleque e rapadura não valem, né? Ainda mais se for paciente ortodôntico!

Nessa matéria, a gente dá várias dicas de como conscientizar seus pacientes: Páscoa e a importância da higiene bucal

Você ainda pode decorar sua mesa com as decorações que ensinamos para você aqui anteriormente. Use flores, espantalhos e (muito) tecido com textura. A sua mesa vai ficar ainda mais bonita!

Uma dica extra se você quiser inovar é juntar as brincadeiras típicas da época com a comida. Já imaginou fazer uma mini-pescaria de guloseimas na sua mesa? É possível e super fácil, pode ser feita até dentro de um chapéu de palha!

O que você mais vai ver neste período é que a criatividade é a sua maior aliada.

Gostou desse conteúdo e ficou motivado para decorar seu consultório para outras festas?

A Dental Speed preparou outras duas matérias para ajudar você a levar o clima do Halloween, Carnaval, Natal e Páscoa para o consultório. Vale a leitura!

Agora que o seu arraiá está pronto, você já pode aproveitar e tirar muitas fotos. Não esqueça de compartilhar com a gente pelas redes sociais da Dental Speed. Já estamos ansiosos para ver o resultado!

Um bom arraiá!

Referências

Viva Decora. Decoração de Festa Junina: +95 Ideias Incríveis e Baratas. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/revista/decoracao-de-festa-junina/

Clínica Ideal. Como aproveitar as datas comemorativas para impulsionar suas consultas odontológicas. Disponível em: https://blog.clinicaideal.com/parceiros/como-aproveitar-as-datas-comemorativas-para-impulsionar-suas-consultas-odontologicas/

Casa e Festa. Decoração de Festa Junina 2022: 85 ideias simples e baratas. Disponível em: https://casaefesta.com/decoracao-de-festa-junina/

Tua Casa. Decoração de Festa Junina: 120 ideias coloridas e bem criativas. Disponível em: https://www.tuacasa.com.br/decoracao-festa-junina/

Texto escrito originalmente no dia 24 de junho de 2021 por Gabrielli Nery Wandscheer e reescrito no dia 15 de junho de 2022 por Isabelle Buzzi.

Publicado por
Isabelle Buzzi

Formada em Design Industrial pela UNIVILLE, com especialização pela ESPM. Analista de Produção de Conteúdo, Social Media com foco em conteúdo na área odontológica desde 2015.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...