Todo começo de ano o imposto de renda causa uma boa corrida contra o relógio e tensão em quem precisa ficar em dia com ele. Mas a situação pode ser diferente com organização! Afinal, o famoso leão demanda muita atenção e importância de quem precisa declarar.

Por isso preparamos este conteúdo para você ficar por dentro de tudo que precisa para que esse momento seja mais tranquilo. Confira:

Resumindo, o que é o tal imposto de renda?

O imposto de renda é um tributo que existe em diversos países, como no Brasil, e visa cobrar dos contribuintes determinada quantia com base na renda adquirida no período do ano anterior. Tem como base o cálculo de valores do rendimento fruto do trabalho, do capital ou de ambos.

Quem precisa declarar?

Pessoas Jurídicas: Todas as pessoas jurídicas e físicas que possuam domicílio no país.

O IRPJ é apurado com base no lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado. A alíquota do imposto é de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20. 000/mês.

No caso, o consultório entra neste ponto. Deixe organizado durante o ano todos os documentos que serão necessários para utilizar na declaração. Considere também o uso de recibo com seus clientes. Utilize um modelo padrão com seus dados: CNPJ, endereço, telefone, CRO.

Pessoas Físicas: Incide sobre a renda e os proventos de todos os contribuintes que moram no Brasil ou possuam renda que tenha o país como fonte. Possui alíquota que mudam de acordo com a renda, de forma que aquele que menos possuem não sejam prejudicados.

Para saber se sua renda entra na regra e precisa ser declarada, clique aqui.

Qual o prazo de entrega?

O prazo de entrega da declaração do IRPF é dia 30 de Abril de 2018. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido. Portanto, anote na agenda pra não perder o prazo!

O que é a restituição?

A restituição do imposto de renda acontece quando o contribuinte, ao longo do ano, pagou imposto a mais. Na hora que o programa recebe a declaração, ele automaticamente faz a conta e, quem tem muitas deduções, como despesas médicas, de saúde e dependentes, ganha descontos.

Por que devo declarar?

Para as empresas, a principal motivação em declarar é a certificação de que todos os tributos estão sendo pagos como devem e ter a garantia de que a empresa tem crescido e se desenvolvido de forma legal e de acordo com o Fisco.

Já paras os cidadãos, é uma forma de recolher os impostos pagos em excesso, garantir e provar a legalidade dos seus proventos e contribuir, também, com a sociedade através dos serviços beneficiados.

Agora queremos saber…

Você tem o costume de usar recibos com os seus pacientes nas consultas e tratamentos?

Esta é uma prática muito importante para que você consiga ter um cálculo de todos os rendimentos do seu consultório. Tanto para sua empresa quando para seu paciente.

Pensando na importância do recibo, a Dental Speed tem sempre atualizada a linha exclusiva de papelaria personalizada, que conta com recibo, cartão e demais itens para deixar o consultório cada vez mais profissional.

Aproveite a linha exclusiva de recibos personalizados e garanta já os seus!

Artigos Relacionados

Imposto de renda para Dentista

Imposto de renda para Dentista

Conteúdo Especial
Todo começo do ano somos assombrados pelo leão e a correria contra o relógio para declarar o imposto de renda toma conta de algumas horas do nosso dia a dia.
Fique tranquilo que iremos esclarecer algumas duvidas aqui para você: