Dicas de decoração do consultório

Se você quer dicas de decoração do consultório para o carnaval, nós podemos te ajudar. Com alguns toques bem simples, você pode transformar a aparência do seu consultório e criar um ambiente totalmente temático para o carnaval. 

A decoração do consultório é muito importante para garantir uma experiência positiva para os seus pacientes. Vale lembrar que para muitas pessoas o ambiente odontológico traz sensações negativas, devido à semelhança com um hospital ou até mesmo por causa de traumas anteriores.  

Por isso, um local que garanta uma experiência agradável e um maior conforto é essencial para promover o bem-estar dos seus pacientes. Dessa forma, o mobiliário e a decoração são itens indispensáveis e você pode usar as datas comemorativas para garantir uma atmosfera diferenciada. 

Quer saber um pouco mais sobre as dicas de decoração que você pode utilizar durante o carnaval e a importância de decorar o consultório? Aproveite esse conteúdo que preparamos especialmente para você. 

Como a decoração do consultório influencia os pacientes 

A decoração do consultório é muito importante para garantir não só o conforto dos pacientes antes de uma consulta, mas também sua fidelização.

Muitos pensam que apenas um local onde os pacientes podem se sentar para esperar já é o suficiente, mas não é bem assim. Um ambiente harmonioso e planejado especialmente para o seu público-alvo é essencial para promover uma melhor experiência.

Dessa forma, você garante que seus pacientes se sintam bastante confortáveis todas as vezes que precisarem se consultar. 

equipamentos para seu consultório odontológico

A importância de decorar o consultório 

A ida ao dentista gera uma certa ansiedade, principalmente ao realizar algum procedimento pela primeira vez. Por isso, proporcionar um local aconchegante a seus pacientes é o primeiro passo para que eles se sintam acolhidos. Além disso, o planejamento dos ambientes especialmente para a faixa etária que você atende é uma boa forma de diminuir essa ansiedade nos pacientes.

Por exemplo, criar um local agradável para as crianças, que mostre de forma divertida como cuidar dos dentes, é importante e essencial para amenizar a ansiedade e acabar com o medo. Assim, você cria um espaço lúdico e diferente, permitindo que possam se distrair durante a espera e tornando a visita ao dentista algo divertido.   

Em contrapartida, a sala de espera para os adultos não precisa ser temática, mas precisa sim ser confortável e possuir uma decoração própria. Todavia, se você atende pacientes de todas as idades, precisa planejar ambientes heterogêneos que possam acomodar tanto os adultos como as crianças. 

Um mobiliário confortável é essencial, bem como opções para que os adultos possam se distrair, seja por meio de revistas ou até mesmo filmes. Para descobrir as preferências, basta fazer uma análise do seu público. Vale salientar que os filmes com classificação livre e que estejam em português são as melhores escolhas. 

Dessa forma, a decoração do seu consultório precisa incluir os seguintes itens: 

  • ambientes pensados exclusivamente no público-alvo; 
  • mobiliário confortável; 
  • opções que garantam que o paciente possa se distrair durante a espera. 

Considerando esses itens, é fácil criar os ambientes e garantir que tudo esteja no mesmo estilo decorativo, mas pensado para garantir uma melhor experiência. 

Como manter a decoração do consultório em dia 

A melhor forma de manter a decoração do seu consultório em dia é seguir as tendências sempre optando por um ambiente mais clean. Dessa maneira, você pode apenas trocar alguns itens e manter o consultório sempre de cara nova. 

Uma ótima dica é optar por cores neutras. Para dar um ar mais elegante, você também pode focar em itens e revestimentos em madeira. Quadros relacionados a sua área de atuação também são uma boa forma de garantir mais personalidade ao espaço. 

Vale lembrar que um ambiente mais clean, permite mudar a decoração do consultório para cada data comemorativa, sem precisar trocar toda a decoração. 

Decoração do consultório para o carnaval 

Para fazer a decoração do consultório e proporcionar uma experiência única para seus pacientes durante o carnaval, separamos algumas ideias criativas e itens DIY (Do It Yourself).

A seguir veja como comemorar essa época do ano em grande estilo!

Sala de espera

A sala de espera é o local que mais pode receber decorações próprias do carnaval. Neste ambiente, vale investir em itens coloridos como fitas de papel, balões e até mesmo confete. 

As máscaras de carnaval são uma boa forma de decorar as paredes do consultório sem precisar furar nada, já que elas podem ser simplesmente coladas com dupla face. Você pode fazer as máscaras com cartolina colorida e ir brincando com as formas e tamanhos para deixar a sala de espera bem divertida.

Flores e bolas de papel crepom também são uma boa forma de decorar a sala de espera, usando muitas cores diferentes. As fitas de papel podem ser colocadas no teto, mas a uma altura suficiente para não atrapalhar a movimentação dentro do consultório. 

Você pode colocar vasinhos de vidro espalhados pela sala de espera cheios de confete. Dessa forma, você garante uma decoração super colorida em seu consultório sem precisar gastar muito. 

Sala de atendimento 

Para a sala de atendimento do consultório vale apostar em uma decoração de carnaval mais leve, já que o local precisa estar sempre impecavelmente limpo.  Abuse da criatividade para deixar o ambiente mais colorido, mas sempre usando apenas o teto e as paredes. 

Dessa forma, a limpeza do local pode ser realizada sem empecilhos e a decoração de carnaval vai deixar o momento da consulta muito mais divertido. Vale investir em algumas peças coloridas e colocar em conjunto com a decoração de carnaval, para garantir um ambiente mais descontraído. 

Banheiro

Até mesmo o banheiro do consultório pode receber a decoração de carnaval, mas da mesma forma que nas salas de atendimento, isso não pode atrapalhar a limpeza do local. Por isso, você pode investir em decorações que podem ser colocadas nas paredes e até mesmo nos espelhos. 

Use máscaras de papel e até mesmo flores e balões para decorar o banheiro. Uma outra dica é utilizar sabonetes líquidos coloridos para garantir um clima mais divertido, mas sem perder a funcionalidade. 

Brindes

Se você quer que os seus pacientes tenham uma experiência totalmente temática, ofereça brindes relacionados com o carnaval. Você pode, por exemplo, presenteá-los com kits de higiene bucal coloridos para remeter ao carnaval. 

Além dos itens de higiene bucal coloridos, você pode embrulhar em papel crepom colorido e colocar um pouco de confete para garantir ainda mais cor. Depois basta fechar o embrulho com fitas coloridas e seu brinde vai ser a cara do carnaval. 

Outra dica é fazer chaveiros personalizados com o tema de carnaval e colocar o contato da sua clínica. Dessa forma, além de dar um brinde temático, você garante que seu paciente sempre se lembre deste momento e tenha seu contato para consultas futuras. 

Para as crianças fica um pouco mais fácil. Há inúmeras opções de brindes coloridos no universo da Odontopediatria. Você pode conferir todos eles na página especial de brindes da Dental Speed.

Além disso, usando a criatividade é possível criar diversas opções de brindes, tanto para crianças quanto para adultos. 

Como fazer a divulgação nas redes sociais

Divulgar o evento de carnaval do seu consultório nas redes sociais é uma boa forma de garantir que seus seguidores acompanhem seu dia a dia e vejam como seu consultório é engajado com a festa. Além disso, essa divulgação pode servir também como uma forma de atrair novos clientes, que estão em busca de um atendimento personalizado.

A decoração de carnaval permite que você divulgue seu consultório de forma divertida. Invista em criar conteúdo baseado na temática de carnaval, mostrando a decoração e como a visita ao dentista nessa época pode ser divertida, convide seus seguidores para fazer uma consulta de rotina nesse período e se surpreender com a decoração e os mimos preparados para eles.   

Além disso, aproveite o tema para criar outros conteúdos informativos, como o cuidado com a saúde bucal nessa época. Só tome cuidado para não incentivar eventuais aglomerações nesse período do ano. 

Um pouco da história e da importância do carnaval

O carnaval teve origem ainda durante a antiguidade entre vários povos ao redor do mundo, mas somente com a ascensão do cristianismo é que a festa ganhou fama. Como o período antecede a Quaresma, o carnaval era considerado como o período de se festejar antes de se abster do consumo de carne. 

Desde o início, a utilização de máscaras e disfarces é uma tradição do carnaval, pois dessa forma a identidade de cada um durante a festa era mantida em segredo. 

O carnaval no Brasil

O carnaval se tornou um costume no Brasil junto com a colonização portuguesa. Na época, era comum praticar uma brincadeira chamada “entrudo”. 

A brincadeira era realizada durante os três dias que precediam a Quaresma e consistia basicamente em atirar farinha, baldes de água e balões de cheiro uns nos outros. Em 1854, para tornar a festa mais agradável para todos, a prática do entrudo foi proibida pela polícia. 

Dessa forma, os costumes de jogar confetes, serpentinas e buquês de flores foi importado dos carnavais da Europa e se tornou base para o carnaval atual. Foi assim que se deu origem também às famosas marchinhas de carnaval, sendo uma das mais conhecidas a composta por Chiquinha Gonzaga, “Ó Abre Alas”, em 1899. 

Com a popularização do rádio ao redor de todo o país, as marchinhas caíram no gosto popular e se tornaram um verdadeiro fenômeno nacional. Alguns nomes muito conhecidos dessas marchinhas de carnaval são Carmem Miranda e Francisco Alves. 

Na década de 1960, as tão adoradas marchinhas de carnaval perderam espaço para as canções conhecidas como samba-enredo das escolas de samba. 

Por ser um país tão grande, cada parte do Brasil comemorava (e ainda comemora) o carnaval de várias formas diferentes. Por exemplo, os famosos trios elétricos de Salvador tiveram origem ainda na década de 1950, invenção dos músicos Dodô e Osmar. 

Já em Recife e Olinda, temos os desfiles de bonecos gigantes e toda a animação do frevo.

A importância do carnaval brasileiro

O carnaval é uma parte importante da cultura brasileira, sendo um dos perfeitos exemplos de algo que o brasileiro pegou de fora e deixou melhor. Além disso, o carnaval brasileiro é um evento gigantesco, presente em todo o país e que é capaz de movimentar a economia por meio do turismo. 

Pessoas do mundo inteiro ouvem falar do carnaval e escolhem fazer suas viagens exatamente no período para conhecer essa festa tão tradicional. Por isso, mesmo que não possa ser realizado em grande escala atualmente, é importante continuar lembrando essa parte tão importante do nosso folclore. 

Agora você já sabe um pouco mais sobre várias dicas de decoração do consultório para o carnaval e a importância dessa festa para o povo brasileiro. Por isso basta colocar em prática tudo que aprendeu e tornar a decoração do seu consultório muito mais alegre para receber seus pacientes em ritmo de folia. 

Para deixar as comemorações de carnaval ainda mais divertidas, você pode conferir toda a nossa seção de papelaria personalizada no site. 

Avalie-nos no Google Dental Speed
Assistente de Marketing em Dental Speed
Formado em Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí e conteudista na área odontológica.
João Pedro Figueiró
Últimos posts por João Pedro Figueiró (exibir todos)

Artigos relacionados

Compressor de ar odontológico: como escolher

Compressor de ar odontológico: como escolher

Odontologia
Está em dúvida sobre qual compressor escolher? Veja como escolher o compressor de ar ideal para o seu consultório e quais cuidados necessários você deve adotar para garantir uma maior vida útil do seu equipamento!

Education Template