O PODER DAS REDES SOCIAIS PARA FOMENTAR OS SEUS TRATAMENTOS

Quem me conhece sabe que eu uso as redes sociais desde 2013 para divulgar o consultório e atrair pacientes. Por isso, acredito que muitos dentistas me procuram para perguntar sobre o assunto. Logo, se você está com dificuldades para encher agenda e está tentando atrair pacientes pelas redes sociais, esse texto é para você.

COM QUEM VOCÊ DESEJA CONVERSAR NA REDE SOCIAL?

Antes de sair postando fotos e vídeos no Instagram e no Facebook você deve ter clareza com quem desejas conversar para falar dos seus tratamentos.

E agora você pode estar pensando: “Ah Karina, eu quero falar com qualquer pessoa que mora na minha cidade que precisa realizar tratamento odontológico”.

E aí está o primeiro grande erro dos dentistas quando tentam divulgar seus consultórios nas redes sociais! “Tentar abraçar o mundo”.

Quando você tenta falar com todo mundo acaba batendo de frente com grandes concorrentes. Pense nas grandes franquias e clínicas da sua cidade, eles investem muito em marketing e tentar bater de frente com eles não será uma boa estratégia para você.

A solução é sair pela tangente e buscar um nicho dentro da sua cidade inexplorado pelos concorrentes.

Pensa comigo, se você é um dentista especialista em odontopediatria logo você atua em um nicho da Odontologia, correto? Existem outros odontopediatras na sua cidade? Se a sua resposta for sim, uma solução para não bater de frente com eles é você criar o seu subnicho dentro da odontopediatria, como por exemplo “odontopediatra de crianças especiais”,“odontopediatra Expert em bebês” ou “odontopediatra Expert em atender crianças com traumas graves “ etc….

Criar um subnicho ajuda você direcionar toda a sua comunicação voltada para esse público e bingo! Eles conectam com você de um jeito que não acontecerá com nenhum outro dentista odontopediatra da sua cidade, afinal você será um Expert que resolve especificamente a “dor” dele.

Dessa forma você elimina sua concorrência!

Eu sei que pensar em restringir o público pode causar um certo medo, mas acredite! Essa estratégia pode ser o ponto de virada para sua carreira como dentista decolar.

A partir disso você vai determinar todo o conteúdo dos posts das suas redes sociais como também a estrutura da sua clínica e quais serão os parceiros que você irá buscar na sua cidade que possam te indicar pacientes.

DICAS PARA DEFINIR E ENTENDER O SEU PÚBLICO ALVO

  1. Pense na área que você ama atuar na odontologia
  2. Calcule qual área é mais lucrativa para você
  3. Faça uma lista dos 10 principais desafios que o seu público alvo sofre no dia a dia
  4. Qual momento de vida ele está passando? Por exemplo: adolescentes em fase de formatura, mulheres noivas, mulheres com filhos pequenos, jovens solteiros com independência financeira que gostam de viajar, pessoas com idade avançada com doenças crônicas etc.
  5. Quais são as marcas que ele consome no seu dia a dia. Por exemplo a marca do aparelho celular, do carro, do café que ele toma diariamente etc. Analise o posicionamento dessas marcas no mercado
  6. Quais são os estabelecimentos comerciais que ele frequenta na sua cidade

A partir disso você terá clareza do seu público alvo e conseguirá ter muito mais conexão com ele através da rede social e você poderá buscar parceiros que também estão trabalhando com ele.

Ao contrário disso, se tentar falar com todo mundo você sofrerá com mensagens de curiosos e de pessoas só querendo saber preço de tratamento pelas suas redes sociais.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus colegas dentistas. Além disso, aproveite para comentar aqui suas duvidas ou experiências na área, porque assim saberei que este conteúdo realmente lhe ajudou.

Um beijo,

Artigos Relacionados

CLAREAMENTO DENTAL EM DENTES VITAIS

CLAREAMENTO DENTAL EM DENTES VITAIS

Conteúdo Especial
A busca pela estética tem sido cada vez mais requisitada no dia a dia clínico do cirurgião dentista. As possibilidades de tratamentos estéticos têm aumentado e o clareamento dental é uma alternativa de melhora estética de forma rápida e segura.
Qual a importância do cirurgião dentista em ambiente hospitalar?

Qual a importância do cirurgião dentista em ambiente hospitalar?

Conteúdo Especial
Mesmo após comprovada a importância da presença do cirurgião dentista em ambiente hospitalar, especialmente em Unidades de Terapias Intensivas, o Projeto de Lei que torna obrigatória a presença do profissional de Odontologia em hospitais foi vetado pelo presidente da república. Qual o impacto o veto pode causar no tratamento dos pacientes?
Por que investir em experiências impactantes para o paciente?

Por que investir em experiências impactantes para o paciente?

Conteúdo Especial
Além de ser dentista, você também é um consumidor em potencial e é constantemente escolhido para fazer parte de estratégias no marketing de relacionamento de alguma empresa que fornece um serviço que você precisa. A pergunta é: se você é procurado para viver essas experiências por que ainda não faz o mesmo com seus pacientes?