O jeito Disney de encantar pacientes

Conteúdo Especial

Uma das coisas que a Disney mais preza durante a visita dos seus convidados são experiências marcantes, ou seja, tornar o passeio algo tão especial que você continuará comentando sobre sua experiência em ter visitado os parques por um longo tempo.

Devemos nos comparar à Disney então? Fica difícil “comparar”, mas podemos nos inspirar na forma em que eles conquistam os clientes e encaixar isso em nosso negócio.

A ideia é que se inspirando na Disney, você pode proporcionar experiências positivas e inesquecíveis aos seus pequenos pacientes no momento da visita ao seu consultório de Odontopediatria e também manter essa relação por muito tempo.

Para te ajudar, preparamos 5 dicas de ouro para você já começar a encantar seus pacientes!

1 – Viva a experiência do paciente

Pense em um ambiente lúdico e planejado para receber o paciente infantil. Na Disney os “imagineers”, que são os engenheiros do parque e desenvolvem as atrações, criam cenários que concretizam os padrões do tema do atendimento.

Há relatos de que antes de construir qualquer coisa, os imagineers andam engatinhando pela área, usando protetores de joelhos, para analisar como será a percepção do ambiente visto pela altura de uma criança.

Planeje um local de brinquedoteca com fácil acesso para as crianças, afinal são elas que vão brincar e aproveitar o ambiente. Uma boa dica é deixar tudo que você quiser que a criança pegue para brincar, na altura dos olhos dela. Assim como os imagineers, pense em como a criança enxergará, da altura dela, a sala de recepção do consultório, a brinquedoteca, etc.

encantar pacientes

 

2 – Invista até nos pequenos detalhes

Qual é a fórmula do sucesso? A atenção aos infinitos detalhes, as pequenas coisas, onde muitas pessoas não querem dedicar tempo, dinheiro ou empenho. A comunicação de marca deve existir em todos os pontos de contato, desde as redes sociais, itens de papelaria, paredes do consultório, adesivos, balões.

O fato é que tudo comunica com os clientes, ou seja, tudo pode influenciar os clientes. O cenário não se restringe às propriedades físicas do ambiente, mas também como você se posiciona nas redes sociais, se você é uma autoridade no assunto. Logo, tudo que você puder comunicar da sua marca, mais vista e lembrada ela será.

 

3 – Cuidado com sensações negativas

O ambiente pode trazer sensações positivas e negativas, então devemos estar muito atentos a isso! Quem já visitou os parques da Disney pode confirmar o que vou dizer: você nunca vai encontrar uma planta morta ou uma lixeira transbordando de lixo, teias de aranha só mesmo na atração Haunted Mansion, (outra experiência de comunicação e ambiente).

Lá, por exemplo, os postes são pintados todas as noites, para que tudo esteja pronto para receber os convidados do parque no próximo dia. Que lição tiramos disso? Tudo deve ser extremamente bem pensado, limpo e agradável para receber seus pacientes e a família dele.

encantar pacientes

 

4 – A sua equipe deve falar a mesma linguagem que você

Apesar de procurarmos criar organizações impecáveis, lidamos com “sistemas vivos” e que nunca são completamente previsíveis. Por isso é necessário um bom treinamento de equipe, para conseguir resolver todo tipo de situação sem perder o encanto, a magia e principalmente, sem aborrecer o cliente (nesse caso, os pais/responsáveis pelo paciente infantil).

Banner Odontopediatria em até 12X sem juros

 

5 -Não deixe os pacientes serem esquecidos.

Todo paciente deve ser tratado como VIP. Se sentir importante e individual é imprescindível quando falamos em encantamento. É importante que você não procure o paciente só quando está na hora do retorno e sim que você crie um relacionamento duradouro com ele. Por exemplo, lembrar do dia do aniversário, enviando algo pelo correio. Entrar em contato nas 48 horas após o procedimento realizado, para confirmar se deu tudo certo, entre outras ações. Esses detalhes vão mostrar que você realmente se importa com ele e com certeza será mais um passo para a fidelização.

 

Finalmente, é importante sempre pensar em melhorar. Por melhor que você ache que esteja, você sempre precisa surpreender seu cliente! Por isso, que tal já começar a colocar essas dicas em prática?

Espero ter ajudado, até a próxima!

 

Dra. Ariely Caramori

 

 

Artigos Relacionados

A relevância da biografia no perfil do Instagram

A relevância da biografia no perfil do Instagram

Conteúdo Especial
A bio do Instagram é o primeiro conteúdo que o seu paciente vai ler assim que entrar no seu perfil. Antes de qualquer post do feed, dos stories e antes de decidir por seguir o perfil, é a sua bio que está em evidência. Se a primeira impressão é a que fica e convida para acompanhar, como fazer esse texto tão curto ser o mais atrativo possível?