Meu passo-a-passo de metas realizáveis

Conteúdo Especial

Se tem algo que me deixa feliz é ver as pessoas realizando suas metas.  Dentistas, principalmente. 

E não só porque conheço a realidade e os desafios da nossa área, ou porque estou à frente de uma empresa que fornece uma solução para esses profissionais. 

Eu quero ver o mercado crescer, com profissionais ainda mais apaixonados pelo que fazem e com a melhora contínua dos serviços que prestam.

 

Por todas essas razões que fico feliz em ver meus colegas criando e indo atrás de suas metas. E é por isso que escolhi o tema para o meu primeiro texto publicado no Eu Amo Odonto em 2020.

 

Nesse texto, compartilho um passo-a-passo para ajudar você a criar metas realizáveis nos próximos doze meses. 

 

Aviso: se você quer uma fórmula mágica, pode abandonar a leitura aqui. Você terá muito trabalho pela frente e precisará de disciplina. 

 

Continua lendo? Parabéns!  Isso demonstra que você está disposto a arregaçar as mangas e correr atrás dos seus objetivos de vida. 

Sonho, planejamento e disciplina: a minha fórmula para bater metas

Somos movidos pelos nossos sonhos, e eles determinam o que conquistamos em nossas vidas. 

 

Acontece que nada é por acidente. Eu gosto de pensar dessa forma seguindo o que grandes mentes já falaram sobre o assunto. Thomas Edison, o homem que criou a lâmpada elétrica, por exemplo. 

 

É desse jeito que um dos inventores mais importantes do século XX pensava: 

 

“Certa vez me perguntaram o que eu faria se não tivesse conseguido fazer a lâmpada funcionar. Eu respondi que não estaria conversando com aquela pessoa naquele momento. Estaria lá, tentando uma nova maneira de conseguir.”

 

Essa foi uma das minhas maiores descobertas nos últimos anos: a virada de chave para eu alcançar minhas metas não é a motivação, e sim o quão disciplinado estou para alcançar isso.

 

Repete comigo:

 

  1. Uma meta é um sonho que quero realizar;
  2. Um planejamento transforma meus sonhos em realizações;
  3. Disciplina é uma estrada de mão única que separa a minha meta da concretização da mesma.

 

“Ok, Ramon, e como faço para realizar meu sonho?”

 

Para responder isso vou usar um exemplo comum para muitos dentistas: aumentar o volume de atendimentos. 

Esse pode não ser o seu sonho, mas a diferença que essas consultas farão em um ano pode te ajudar a comprar novos equipamentos, investir na decoração do seu consultório ou fazer outros investimentos desejados para este ano.

Agora, vamos ao “como”.

Criando a meta

Coerência é a palavra mais importante nesse processo. 

Recentemente nós publicamos um material dedicado a esse assunto no blog do Simples. No eBook Tire Suas Metas do Papel explicamos, entre outras coisas, como as Metas Smart te ajudam a ser mais preciso. Vou utilizar um pequeno trecho desse material para exemplificar como você poderia aumentar os atendimentos no seu consultório.

Segue o meu passo-a-passo:

  • Decida o que quer alcançar

Aumentar o volume de atendimentos.

Para responder essa pergunta, no caso acima, recomendo que você tenha o controle de atendimentos realizados no ano que passou. É preciso ter esse valor para continuar como planejamento. 

  • Torne suas metas mais específicas possível;
    Ter 200 pacientes ativos de ortodontia até dezembro de 2020.

 

 

Uma dica importante: se você quiser medir o aumento de algum indicador, como o de pacientes de ortodontia, você precisa primeiro saber o histórico desse indicador nos anos anteriores. Só assim você vai conseguir aumentá-lo.

 

  • Reflita sobre o nível de dedicação que esses objetivos demandam e o tempo e esforço necessário para cumprí-las;
    Comprar materiais para divulgação, reservar dois períodos da semana para visitas externas, criar e impulsionar conteúdos nas redes sociais, identificar os clientes mais assíduos e criar um programa de indicação…

 

Os exemplos acima ajudam a aumentar o número de pessoas interessadas no seu negócio, mas exigem tempo e dedicação. Minha dica é você dedicar um tempo, trinta minutos ou 1 hora, para ter ideias sem filtrar nada. Depois, reflita sobre o que é possível na sua rotina atual e descarte o que parece demais. 

 

  • Seja realista e considere as limitações e obstáculos;
    Orçamento, tempo disponível, concorrência, gastos inesperados, participação em eventos e folgas…

 

Somos dentistas, não máquinas. Mergulhar de cabeça na sua meta, por mais tentador que seja, fará dela um fantasma. O correto é integrar os objetivos à sua realidade e não formatar sua rotina ao que quer alcançar de maneira utópica.

  • Detalhe em um cronograma o que você fará a cada dia, mês e trimestre;

Visitar as Escolas Padre Léo (9h) e Ginásio do Areal (15h) no dia 20 de janeiro, as empresas Simples Air (8h) e Facilite Contabilidade (14h) no dia 22 de janeiro, publicar posts sobre ortodontia para crianças nos dias 19, 21 e 25 de janeiro e fazer uma live no Instagram sobre benefícios da ortodontia no dia 26 de janeiro…

Pegue a lista de ações que você escolheu e abra a agenda do Google, ou da ferramenta que você utiliza para organizar a sua semana, como o Simples Dental, por exemplo. Então, distribua os compromissos nesse calendário, inclusive os mais simples (como ligações, reuniões e orçamentos), com a maior riqueza de detalhes possível (locais que visitará, pessoas que vai conversar e tempo de cada compromisso).

Isso aumentará o seu nível de comprometimento e fará você não pensar duas vezes quando precisar priorizar a sua meta em relação a qualquer obstáculo que aparecer.

 

  • Acompanhe seu progresso desde os primeiros passos.
    Pode ser uma planilha, um software de gestão ou uma folha da sua agenda. Registre seu progresso!

 

Muitas pessoas desistem quando estão chegando no ponto desejado. Fazem isso por não terem ideia de quão distantes estão de alcançar seu objetivo. Tenha consciência: nada acontece do dia para a noite. Isso causa ansiedade e, se você não tiver ideia de onde está, é bem possível que perca o engajamento. 

 

E-book Metas

Tenha pelo menos 1 meta

 

Eu realmente ficaria muito satisfeito se cada dentista que conheço criasse uma meta seguindo meu passo-a-passo. Tenho certeza de que no final deste ano muitos viriam me procurar para dizer que conquistaram o que desejavam hoje e isso aconteceu de forma natural (com muito suor, é claro).

Se você quer se aprofundar nesse tema, e criar metas de forma coerente, sugiro a leitura do  eBook Tire Suas Metas do Papel

Nós reunimos tudo que um dentista precisa para criar e se manter fiel às suas metas. Pelos feedbacks que recebi até o fechamento deste artigo, não tenho dúvida de que ele ajudará muitos profissionais!

Lembrando que eu estou à disposição para responder qualquer dúvida sobre a gestão de consultórios odontológicos. Será um prazer te ajudar!

Espero que você tenha gostado. 

Um grande abraço e fique com Deus.

 

Meu passo-a-passo de metas realizáveis

 

CIOSP 2020