Todo ano eu tento começar do mesmo jeito: pegando um papel, uma caneta e fazendo uma lista de metas para realizar nos próximos meses. Ter uma vida mais saudável, trocar de carro, fazer uma atividade física regularmente… são tantas que nem dá para listar todas aqui. 

Mas agora, para e pensa um pouco comigo: você realmente realiza suas metas ou escolhe só as mais fáceis e vai arrastando o resto para “depois”? 

Se a sua resposta for sim, parabéns! Porque não é todo mundo, viu? Agora, se a sua resposta for não, não se desespere, infelizmente é mais comum do que eu gostaria de ver por aí. 

Metas do ano

Normalmente as pessoas só se dão conta de que não cumpriram suas metas em dezembro, quando pegam o planejamento guardado a meses, mas se a sua intenção é mudar de vez essa história, esse artigo é pra você! 

 Aqui você vai aprender 5 dicas de como criar suas metas da melhor forma para conseguir alcançá-las de verdade. Sem deixar para o próximo ano dessa vez! 

 

Defina metas que você realmente quer atingir 

Primeiramente, existe um vídeo no youtube com o título “F*D@-se a motivação”. Ele está no canal Epifania Experiência e, basicamente, diz que você não precisa de motivação, mas de disciplina. 

Não interessa a vontade ou a falta dela, disciplina é um acordo que fizemos com nós mesmos. Escolha fazer, com ou sem motivação e isso provará para o seu cérebro que você realmente quer realizar seus objetivos. 

Ser fiel a si mesmo depende de amar incondicionalmente seus objetivos e suas metas. De tal forma que, você será capaz de vencer a falta de motivação e manter o foco no que quer alcançar. 

Por exemplo: você está pensando em contratar um Dentista para o seu consultório. Esse Dentista trabalha com Ortodontia, mas, você ainda não tem certeza se vale a pena para o seu negócio nesse momento. 

Nesse caso, é melhor definir se você realmente quer isso e se é importante para o seu consultório. Do contrário, você não verá sentido para esse investimento em pouco tempo, pois não terá certeza se é o que deve mesmo fazer. 

Em resumo a dica é: não perca tempo definindo metas que não são importantes para você. 

Leia também: Funil de vendas na Odontologia: 4 passos para garantir o sucesso da sua clínica 

 

Inclua o método Smart nessa jornada 

Antes mesmo de escrever suas metas, você precisa conhecer o método Smart. Com certeza ele vai ser uma ótima ferramenta para torná-las mais fácil de realizar. Esse método foi criado por especialistas em produtividade pessoal. Smart quer dizer inteligente em inglês e é um acrônimo para: 

  • Especificas (Specifics);
  • Mensuráveis (Measurable);
  • Realizáveis (Achievable);
  • Relevantes (Relevants);
  • Com prazo definido (Timed).

 

Com ele você vai conseguir ver o que precisa fazer, como fazer e ter certeza se atingiu ou não. Veja alguns exemplos de metas Smart para dentistas: 

 

1- investir em 2 cadeiras Saevo para o meu consultório até setembro de 2021. 

 

2- Aumentar 40% dos atendimentos em Ortodontia com apoio da minha secretária na confirmação de retornos até dezembro de 2021. 

 

3- Inaugurar um consultório no centro de São Paulo com um investimento de R$300 mil em junho de 2022. 

 

É importante ter consciência da sua capacidade e realmente visualizar o que você pode atingir dando o melhor de si mesmo. 

 

Conheça seus limites 

Provavelmente você tem várias metas e isso é bem normal. Comprar carro, casa, abrir um consultório. São tantas, né? Contudo, tome cuidado para não definir metas de mais! 

Em outras palavras, você precisa ter noção do que consegue realizar para não ficar frustrado ou se perder tentando cumprir todas ao mesmo tempo, bem como acabar prejudicando seus resultados.

Dá uma olhada em alguns pontos que você deve prestar atenção: 

1- Decida o que quer alcançar; 

2- Torne as metas bem específicas; 

3- Reflita sobre o nível de dedicação que essas metas demandam, além do tempo e do esforço necessário para cumpri-los; 

4- Seja realista e considere as limitações e obstáculos; 

5- Detalhe em um cronograma o que você fará a cada dia, mês, trimestre; 

6- Acompanhe seu progresso desde os primeiros passos.

Pense com calma e dê prioridade a alguns dos seus desejos. 

Simples Dental

Divida as metas maiores 

Por exemplo: você quer aumentar em 20% o faturamento da sua clínica em 2021. Então, pense em quanto mais por mês você precisa ganhar para atingir esse objetivo. 

Faça cálculos e estipule um valor que você precisa receber por mês. Dessa forma, você tem pequenos objetivos todo mês que vão te ajudar a cumprir aquele maior. Além do mais, Isso ajuda muito porque você vai conseguir controlar se sua estratégia está funcionando ou não. 

Vamos a mais um exemplo: imagine que para alcançar essa meta você precisa ganhar 5 mil a mais em janeiro, mas na verdade recebeu 3. Você agora já sabe que em fevereiro precisa recuperar esses 2 que ficaram pra trás. 

Além disso, quando você percebe que está cumprindo esses pequenos objetivos fica mais motivado para continuar. 

 

Não canse de olhar para suas metas 

Essa parte é muito importante! Afinal, muitos Dentistas que já conversei me falam que escrevem suas metas, mas depois, guardam em uma gaveta qualquer. Não faça isso, ok? 

Você precisa visualizar suas metas frequentemente para se motivar a conquistar e lembrar que elas existem! 

Ou seja, coloque em lugares visíveis como papel de parede do celular, em um quadro no escritório, na parede do seu quarto, entre outros. O importante é você olhar sempre para elas. 

Finalmente, com essas dicas eu acredito que você já está pronto para começar a definir suas metas, mas quero saber também se você está pronto para fazer desse o melhor ano da sua vida!? 

Sendo assim, não perca mais tempo e comece agora mesmo a planejar seu futuro e tirar suas metas do papel. 

Se você quiser aprender um pouco sobre gestão de consultório odontológico, então sugiro que dê uma olhada no blog do Simples Dental também. Lá tem várias dicas super legais para dentistas! Você pode aprender como fechar mais orçamentos, como gerar experiências inesquecíveis para seus pacientes, diminuir faltas e muito mais. 

 É só clicar nesse link: simplesdental.com/blog/ 

Lembrando que eu estou à disposição para responder qualquer dúvida sobre a gestão de consultórios odontológicos. Será um prazer te ajudar! 

 Espero que você tenha gostado.  

 Um grande abraço. 

 

Dr. Ramon Maciel

Artigos Relacionados