Você sabe ou está fazendo a limpeza e manutenção correta dos instrumentais?

Esse é um daqueles assuntos que não aprendemos muito na faculdade e quando nos deparamos com isso no dia a dia na clínica muitas são as dúvidas geradas sobre o tema. Conforme a Dra. Juliana Lemes já havia comentado aqui, cuidar dos instrumentais da maneira correta ajuda a preservá-los e evita a necessidade de reposição. Se essa etapa não for realizada de forma correta nossos instrumentais continuam contaminados e correndo o risco de formar o Biofilme.

Seguindo o passo a passo do fabricante você poderá evitar a contaminação destes materiais, além de prevenir que os seus instrumentais fiquem com uma aparência de envelhecidos e enferrujados. E só nós sabemos o quão valiosos eles são, né?

Então, resolvemos listar 10 dicas para ajudá-los com a limpeza e manutenção dos instrumentais! Contamos com a ajuda de um profissional em biossegurança que sempre nos ajuda quando temos dúvidas na nossa clínica.

Vamos lá:

  • Após você terminar o atendimento, coloque todos os instrumentais utilizados no procedimento. Em uma cuba fechada e borrife de 1 a 2 vezes o detergente enzimático com PH balanceado.
  • No final do dia, depois que terminar todos os atendimentos, junte todos os instrumentais em um recipiente e mergulhe-os na água com o detergente enzimático concentrado. Conforme orientação do fabricante, mas em média recomenda-se deixar de molho em média 5 minutos. A fim de remover a sujidade e a matéria orgânica, inibindo a formação do biofilme dos instrumentais.
  • Para a lavagem dos instrumentais com sangue, o segredo é não deixar o sangue “secar”. O ideal é sempre deixar o instrumental umedecido com detergente enzimático até a lavagem final.
  • A lavagem pode ser realizada de duas formas: a lavagem manual ou a lavagem ultrassônica. Essas última forma de lavagem garantem uma melhor limpeza, ou seja, com menor risco na manipulação dos instrumentais.
  • Após todos os processos anteriores, o ideal é verificar um a um dos instrumentais para se certificar que estão livres de qualquer sujidade.
  • Estando tudo certo com a etapa anterior, basta fazer o enxague com água de boa procedência, preferencialmente utilizar água filtrada.
  • Agora passamos para a segunda parte do processo: a secagem! Os instrumentais precisam ser secados bem. Uma dica é colocá-los em uma secadora para instrumentais. Em seguida, basta embalar conforme a especialidade e indicação de uso. Levar para a autoclave (lembrando que os envelopes para esterilização são de uso único e uma vez que usados, devem ser descartados).
  • Após o término da esterilização incluindo o ciclo da secagem, os envelopes precisam sair secos, caso estejam úmidos é aconselhado refazer o processo de esterilização.
  • Para aqueles instrumentais que já estão sem brilhos, existe no mercado um produto chamado desincrustaste ácido! Assim, ele poderá revitalizar e ter ação de dar brilho para os seus instrumentais.
  • Por fim, algumas marcas desses desincrustastes servem também para fazer a limpeza da cuba da autoclave, desse modo, tanto os instrumentais como o seu equipamento tenha uma vida útil mais longa.

Espero que tenham gostado das dicas! Para saber um pouco sobre higienização de peças de mão, acesse aqui.

Até mais!

Creators:
Mariana Dabus
Roberta Abiati
Especialistas em Prótese Dentária

Produtos mostrados:
Limpeza e manutenção de instrumentais. Como e quando fazer?

Detergente Enzimático Riozyme Eco 1L

Rioquímica
Limpeza e manutenção de instrumentais. Como e quando fazer?

Detergente Desincrustante Oxi Max 1l

Rioquímica
Limpeza e manutenção de instrumentais. Como e quando fazer?

Bandeja p/ Esterilização Pequena

Indusbello
Limpeza e manutenção de instrumentais. Como e quando fazer?

Autoclave Vitale Class Aço Inox 12L - Bivolt

Cristófoli

Artigos Relacionados

A relevância da biografia no perfil do Instagram

A relevância da biografia no perfil do Instagram

Conteúdo Especial
A bio do Instagram é o primeiro conteúdo que o seu paciente vai ler assim que entrar no seu perfil. Antes de qualquer post do feed, dos stories e antes de decidir por seguir o perfil, é a sua bio que está em evidência. Se a primeira impressão é a que fica e convida para acompanhar, como fazer esse texto tão curto ser o mais atrativo possível?
Simples Dental – As vantagens de usar uma agenda online

Simples Dental – As vantagens de usar uma agenda online

Conteúdo Especial
Organizar o tempo é fundamental para darmos conta de todos os compromissos e, principalmente, não perdermos as oportunidades de captação de novos clientes. Por isso, vamos falar sobre o Simples Dental, um software pensado para ser prático, eficaz, intuitivo, leve e simples, como o próprio nome diz.