A importância da autoimagem na Odontologia

Conteúdo Especial

Você já se perguntou qual imagem você tem de você mesma? Entenda o poder da autoimagem e a importância da sua aparência nas relações pessoais e profissionais.

Os sinais mais fortes da nossa autoimagem estão na nossa aparência. Não basta ser bom e competente. É preciso transmitir isso através das evidências físicas. Nós comunicamos quem somos em tempo integral, mesmo que de forma inconsciente: a postura, o tom de voz, o gestual, as expressões faciais e as roupas que usamos, têm o poder de transmitir nossa capacidade intelectual, valores, crenças e competência profissional. Todos esses sinais influenciam diretamente na nossa autoestima, autoconfiança e segurança, para nos levar à posições importantes.

A autoimagem é a forma que nos vemos e como nos enxergamos em sociedade. Assim, a sua imagem precisa ser coerente com a pessoa que você realmente é, com seus gostos pessoais e seu ambiente de trabalho. Por isso, é importante investir em autoconhecimento, terapia e consultoria de imagem que, a propósito, te auxiliam com técnicas que buscam aprimorar a imagem de acordo com a personalidade, identificando as cores que favorecem cada tipo de pele, valorizam seu biotipo e traz sua essência de forma autêntica para sua aparência.

É preciso cultivar momentos de autocuidado, não só o cuidado físico mas também o cuidado mental.  Que vai desde nutrir boas relações com as pessoas à sua volta aos cuidados com o corpo, alimentação, sono e momentos de lazer e alegria. Vibrar no positivo e na abundância e fazer o bem.

Está tudo conectado e a sua roupa, seu cheiro, seus acessórios e seu jaleco precisam transmitir os valores dos seus serviços como dentista. Caso contrário, jalecos/uniformes em mal estado, além das roupas que você veste no dia a dia, podem demonstrar um certo desleixo e até fazer com que os valores cobrados pelos seus serviços sejam questionados. Pense que quanto maior for o investimento no seu negócio e na sua formação intelectual, maior tem que ser o seu cuidado com sua imagem pessoal.

Podemos considerar, então, que somos todos uma “marca multimídia de nós mesmos” e que estamos 24 horas por dia transmitindo sinais a nosso respeito. É como se fôssemos vários instrumentos, meios e ferramentas de comunicação trabalhando simultaneamente e o tempo todo. Portanto, cuide da sua imagem! Ela é tão importante quanto o curso ou a nova especialização que você deseja investir.

Você é a sua marca pessoal e para que tenha um crescente sucesso e autonomia, tornando-se referência, é necessário entender que a sua imagem é o seu cartão de visitas e vai te acompanhar em todas as áreas da sua vida.

Esse foi o primeiro conteúdo sobre o universo da consultoria de imagem, cores, moda, tendências, voltado para a odontologia. Em breve teremos mais novidades.

Até a próxima!