Falta menos de dois meses para as festas de final de ano e todo mundo já se prepara para o período de confraternizações e recesso. Esse frenesi todo faz com que muitos se esqueçam de fazer suas revisões odontológicas, transformando-as em mais uma promessa de ano novo! Mas como garantir a fidelização de pacientes após um período de tanta correria?

Uso de aplicativos de mensagens

Obviamente, fazer um bom trabalho é o ponto principal da fidelização da clientela. Porém, precisamos utilizar alguns mecanismos para lembrar o paciente da importância de iniciar ou dar continuidade aos tratamentos. Para isso, a tecnologia é aliada quando o objetivo é “se fazer visto”. 

Um recurso importante é a utilização de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. A versão “Business” desse app permite a criação de uma conta comercial, com os dados da empresa (como localização, e-mail, horários de atendimento) bem como a programação de mensagens. O profissional pode, por exemplo, informar o período de recesso, a data de retorno e já orientar o paciente sobre situações emergenciais e de marcação das consultas. 

Homem segurando um smartphone com whatsapp aberto na tela. Foto Premium

Redes sociais sempre atualizadas

Atualizar as redes sociais do consultório também ajuda muito. Posts programados com conteúdo informativo de interesse geral fazem com que o paciente não se esqueça de você. Além de promoverem educação em saúde e serem ferramentas de marketing poderosas, as redes sociais são um canal de comunicação entre você e seu paciente de maneira rápida e efetiva. 

Afinal, quem nunca ficou em dúvida quanto ao horário de funcionamento de um estabelecimento nos recessos? Se está funcionando ou não, quando voltará a funcionar, etc. Nas redes sociais você pode comunicar os pacientes dos horários diferenciados de final de ano do seu consultório, algo simples, mas que faz a diferença. Vale também investir em empresas especializadas na criação de imagens e produção textual, ou até mesmo assinar serviços de conteúdo de marketing digital. O que não se deve é deixar de atualizar as mídias, visto que hoje são ferramentas importantes na captação de clientes. 

Feminino mão digitando no teclado do laptop Foto gratuita

Investir em relacionamento com o paciente

Aproveite que o mês de janeiro é, normalmente, um mês mais tranquilo e invista no relacionamento com o paciente. Você pode enviar uma mensagem desejando que ele tenha um ótimo ano, enviar dicas de como ele pode melhorar a saúde bucal neste novo ciclo…
Ano novo, escova nova: lembre o paciente de que ele deve trocar a escova de dentes caso ele já esteja usando a mesma escova há mais de 3 meses.

Se quiser ir além, pode convidá-lo a ir ao seu consultório para buscar uma escova de brinde, a Colgate tem várias opções de Escovas Personalizadas, onde você grava seu nome e telefone, dessa maneira, você ficará mais presente no dia a dia do seu paciente.

 

Manter sempre contato

Conforme foi pontuado, existem diversas ferramentas que são suas aliadas. Além disso, algo bem importante é a frequência com que você se comunica com seus pacientes e futuros pacientes. Não fique muito tempo sem manter contato, softwares de gestão, como o Simples Dental, enviam mensagens automáticas para os pacientes lembrando-os das consultas e datas de retornos. E isso faz muita diferença porque as pessoas simplesmente esquecem das consultas marcadas, ainda mais quando o agendamento é feito para datas mais distantes. 

A fidelização é um processo constante, desse modo, estreitando o relacionamento, é mais provável que ele retorne para revisões ou dê continuidade nos tratamentos já iniciados no ano anterior.

Vista lateral das mulheres olhando no celular com sorrindo enquanto está sentado no sofá Foto Premium

 

Um grande abraço e até mais!

Fidelização de pacientes após as festas de final de ano